Videoconferência: seis dicas para melhorar as chamadas de vídeo no PC

Fazer videoconferências se tornou parte da rotina de muitos usuários, que passaram a substuir as reuniões presenciais devido à pandemia do coronavírus. Nesse contexto, aplicativos como Zoom Meetings, Google Meet e Microsoft Teams se tornaram alternativas bastante populares. Porém, é preciso estar atento a algumas dicas que podem melhorar o seu uso dos serviços de videochamadas. Cuidados como o posicionamento da câmera e iluminação, ou mesmo garantir a melhor qualidade de Internet e som possível são imprescindíveis para o bom andamento da reunião. Confira, a seguir, algumas dicas do que fazer para melhorar as chamadas de vídeo no PC.

#FiqueEmCasa: dicas e notícias ajudam você a frear o coronavírus

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Atenção com a iluminação

Assim como na hora de tirar uma fotografia, a iluminação do local em que você estará durante a transmissão é importante. Por conta disso, a melhor forma de se posicionar é evitar ficar de costas para uma janela, já que a luz atrás de você confundirá a câmera do seu dispositivo e deixará sua face escura. As melhores opções são deixar a janela na sua frente ou lateral, e compensar qualquer problema de iluminação acendendo a luz do cômodo.

Cuidar da posição da câmera e a iluminação do seu rosto são cuidados importantes — Foto: Divulgação/Teleport 1 de 6 Cuidar da posição da câmera e a iluminação do seu rosto são cuidados importantes — Foto: Divulgação/Teleport

Cuidar da posição da câmera e a iluminação do seu rosto são cuidados importantes — Foto: Divulgação/Teleport

Além disso, evitar ficar perto de janelas também contribui para que você não tenha problemas com ruídos externos, como movimento da rua.

2. Posicionar a câmera na altura dos olhos

Se sua webcam é dedicada, procure deixá-la na altura dos seus olhos — Foto: Aline Batista/TechTudo 2 de 6 Se sua webcam é dedicada, procure deixá-la na altura dos seus olhos — Foto: Aline Batista/TechTudo

Se sua webcam é dedicada, procure deixá-la na altura dos seus olhos — Foto: Aline Batista/TechTudo

Além do som, procure nivelar a câmera com a altura dos seus olhos. Assim, você evita que as outras pessoas da chamada vejam seu rosto debaixo para cima, o que revela ângulos pouco favoráveis do seu queixo e narinas, ou de cima para baixo, em que todos terão dificuldade em ver sua boca e olhos.

Esse problema tende a não ser muito comum em laptops, já que a maioria possui uma webcam na borda superior da tela. Caso use um dispositivo externo para a tarefa, procure montá-la em um tripé, ou crie um apoio para que ela chegue à altura desejada.

3. Atenção à postura

Lembre-se de manter uma postura adequada, sentar-se confortavelmente e manter o profissionalismo — Foto: Divulgação/Zoom 3 de 6 Lembre-se de manter uma postura adequada, sentar-se confortavelmente e manter o profissionalismo — Foto: Divulgação/Zoom

Lembre-se de manter uma postura adequada, sentar-se confortavelmente e manter o profissionalismo — Foto: Divulgação/Zoom

É importante se sentar confortavelmente e com boa postura na cadeira, além de se vestir adequadamente, especialmente em reuniões corporativas. Caso tenham outras pessoas no ambiente, como crianças e animais de estimação, também pode ser indicado fechar a porta e se isolar durante a chamada.

Outros toques de comportamento são importantes também. A transmissão do seu áudio pela Internet, combinado ao de outras pessoas ao mesmo tempo, pode causar uma certa confusão. Por isso, evite falar junto com outra pessoa para que todos os participantes possam ouvi-la claramente.

4. Use fone de ouvido com microfone

O uso de fones de ouvido evita ruídos na chamada — Foto: Reprodução/Internet 4 de 6 O uso de fones de ouvido evita ruídos na chamada — Foto: Reprodução/Internet

O uso de fones de ouvido evita ruídos na chamada — Foto: Reprodução/Internet

O ponto positivo do uso de um fone de ouvido com microfone é evitar retorno: a pessoa do outro lado não irá ouvir a si mesma, como aconteceria com o microfone integrado do celular ou do laptop. Outro aspecto importante é que microfones de laptops tendem a ter uma qualidade de áudio limitada e estão sujeitos a capturar som indesejado, como barulho da ventoinha do computador e mesmo o ruído da sua digitação.

Além disso, é bom deixar seu microfone no mudo enquanto você não fala, postura que é bastante recomendada para evitar que o ruído do ambiente em que você está perturbe os demais participantes da chamada.

5. Verificar a velocidade da Internet

Verifique sua conexão testando a velocidade com ferramentas especializadas, como o pt.webcamtests.com. O site oferece um mecanismo que testa se a sua Internet tem desempenho suficiente para uma videoconferência. Outra ideia é usar as ferramentas de testes embutidas nos apps e serviços de conversa por vídeo que você utiliza.

Procure conectar-se por meio de cabo de rede para uma conexão mais estável — Foto: Fillipe Garret/TechTudo 5 de 6 Procure conectar-se por meio de cabo de rede para uma conexão mais estável — Foto: Fillipe Garret/TechTudo

Procure conectar-se por meio de cabo de rede para uma conexão mais estável — Foto: Fillipe Garret/TechTudo

Em caso de problemas com a Internet, procure identificar apps e recursos que podem estar comprometendo sua conectividade: downloads de arquivos pesados e streaming de vídeo em outros aparelhos da sua rede podem interferir na velocidade da conexão. Se possível, procure também conectar seu computador por meio de cabo de rede ao roteador, já que isso melhora a estabilidade e velocidade da sua conexão.

6. Teste antes e tenha um plano B

Procure testar tudo com antecedência e desenvolva planos para dar conta de emergências — Foto: Paulo Alves/TechTudo 6 de 6 Procure testar tudo com antecedência e desenvolva planos para dar conta de emergências — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Procure testar tudo com antecedência e desenvolva planos para dar conta de emergências — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Em conferências de trabalho é comum que existam horários combinados com antecedência, algo que deve garantir a você tempo hábil para realizar testes e verificar se tudo está funcionando. Convide um colega de trabalho, um amigo ou familiar para testar a videoconferência e tenha certeza de que tudo está operando normalmente.

Outra boa ideia é ter um plano B para caso as coisas não funcionem na hora da videoconferência: usar a funcionalidade de conversa apenas por áudio, por exemplo, e ter um segundo dispositivo em mãos são boas estratégias.

Via ComputerHoy, PCMag, The Verge e Informatio Age

O que você está lendo é [Videoconferência: seis dicas para melhorar as chamadas de vídeo no PC].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...