Do CS ao Global Offensive: veja evolução dos gráficos nos jogos da Valve
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) deve receber a Source 2 na próxima semana. Após anos utilizando a Source Engine, diversos rumores indicam que o game vai estrear o novo motor gráfico em atualização nesta segunda-feira (18). A tecnologia foi lançada em 2015 e já está em outros jogos da Valve, como DotA 2 e Half-Life: Alyx. O recurso promete melhorar diversos aspectos do game, inclusive tornar seu visual mais realista. Pensando nisso, o💥️ TechTudo preparou um especial para mostrar a evolução dos gráficos da franquia. O guia começa no mod de Half-Life, passa pelo Counter-Strike e chega até 2023.
CS:GO: veja easter eggs e 'segredos' escondidos no jogo de tiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/b/S/ojx0N3T0mjjDMRly0iBQ/counter-strike-global-offensive-source-2-engine-valve.jpg)
Relembre mudanças gráficas realizadas na franquia — Foto: Reprodução/Steam
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Counter-Strike - Mod de Half-Life (1999)
A primeira versão de Counter-Strike foi criada por Minh Le e Jess Cliffe como uma modificação de outro jogo, o Half-Life, também desenvolvido pela Valve. O jogo utilizava uma engine chamada de Goldsource, que era basicamente uma versão modificada da Quake Engine, de Quake. Minh Le e Jess Cliffe viram um grande potencial no mod criado por eles e passaram a focar maior parte de seu tempo em melhorá-lo, tanto em questões gráficas, como em jogabilidade. Tempo depois a Valve decidiu fazer o lançamento individual do game.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/v/g/kxNjGAQqOBkjyQSsc5iA/counter-strike.jpg)
Counter-Strike nasceu como uma modificação de Half-life — Foto: Divulgação/moddb
Counter-Strike 1.6 (2003)
Após diversas atualizações realizadas desde 1999, o FPS chegou em sua versão definitiva, a 1.6, em 2003. Já com a Valve por trás de seu desenvolvimento e das vendas, a versão seguiu utilizando da mesma engine de Half-life, mas apresentou algumas melhorias gráficas desde as suas primeiras versões, em especial na aparência dos personagens, das armas, e nas texturas dos mapas em geral. CS 1.6 ainda é considerado por muitos jogadores como a melhor versão da franquia, se tornando a responsável pela popularização do jogo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/9/t/qO9xX9R7GeS9NLMF2kEA/counter-strike-1.6-thepirategratis.com.jpg)
Counter-Strike movimentou várias lan houses brasileiras — Foto: Reprodução/Counter-Strike 1.6
Counter-Strike: Condition Zero (2004)
Antes de sofrer uma mudança em sua engine, a franquia ainda recebeu mais uma versão, o Counter-Strike: Condition Zero, que foi desenvolvida em parceria com a Gearbox Software, a Ritual Entertainment e a Turtle Rock Studios. Apesar de ter um modo multiplayer, essa versão se destacou pelo modo campanha, onde o player podia jogar sozinho contra o computador e cumprir objetivos determinados.
O jogo sofreu melhorias gráficas em relação ao 1.6, em especial com mais detalhes nos mapas disponíveis e na aparência dos personagens. Mas o título não teve o sucesso esperado por conta da engine ser considerada ultrapassada, e também devido a outro lançamento da mesma franquia meses depois, em 2004.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/8/l/VA2ZgoSoW8wFQYAtJRIg/0000002535.1920x1080.jpg)
Engine defasada foi um dos motivos para Condition Zero não ter adquirido tanto sucesso — Foto: Divulgação/Steam
Counter-Strike: Source (2004)
Ainda em 2004, a Valve lançou o Counter-Strike: Source, um remake de Counter-Strike. Dessa vez, o FPS utilizou da Source Engine, que foi criada pela própria Valve no mesmo ano. Embora não utilizasse de todo o potencial da engine, Counter-Strike: Source deu ao jogo uma atmosfera diferenciada e uma experiência completamente nova para os jogadores, com um nível muito maior de detalhes e qualidade nas texturas. O game agradou de um modo geral, mas os jogadores profissionais teceram algumas críticas à essa versão, em especial, a respeito de suas mecânicas. Por conta disso, a versão 1.6 seguiu como a favorita nas principais competições da franquia.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/16/cs-source-1.jpg)
Counter-Strike: Source teve claras melhorias gráficas, mas não conseguiu sucesso no competitivo — Foto: Divulgação/Valve
Counter-Strike: Global Offensive (2012)
Por fim, Counter-Strike: Global Offensive, lançado em agosto de 2012. Essa versão seguiu utilizando da Source Engine, mas dessa vez realizou uma apresentação muito melhor que a versão anterior. CS:GO dá um pouco mais de realismo aos personagens e ao armamento, além de mostrar detalhes mais profundos, como sombras e luzes nos cenários, as explosões, e até mesmo as poças de sangue. Os mapas também foram reconstruídos com texturas muito superiores e que dão uma nova experiência aos jogadores.
Caso os rumores sejam confirmados e a Source 2 Engine seja uma realidade, pode-se esperar resultados ainda melhores para o CS:GO. Entre essas mudanças, é possível destacar melhorias gráficas, provavelmente mais riqueza em detalhes, como iluminação, efeitos de fumaças e explosões, e novas mecânicas de jogo, que podem afetar do simples pular do personagem, até o lançamento de granadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2019/Q/m/8DandBQ7qX25NmPkjBCQ/csgo-seguranca-capa.jpg)
CS:GO sofrerá mudanças gráficas e de jogabilidade com a Source 2 Engine — Foto: Divulgação/Counter-Strike
Via Ginx.TV, Dexerto, Counter-Strike Fandom, Talkesports, PCGamesN e mp1st
O que você está lendo é [Do CS ao Global Offensive: veja evolução dos gráficos nos jogos da Valve].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments