Street Fighter: Capcom bane jogador após comentário com teor racista
O jogador Ryan "Filipino Champ" Ramirez foi banido da Capcom Pro Tour, da Street Fighter League e de qualquer evento envolvendo a Capcom. O anúncio da punição aconteceu nesta terça-feira (16) e foi consequência de um comentário com conotação racista feito pelo pro player no Twitter no último sábado (13). O tweet em questão mostrava a foto de uma melancia em cima de um fogão com a mensagem "WatermelonLivesMatter", ou "Vidas de Melancias Importam". O pro player, que inicialmente alegou que o comentário foi apenas uma piada, está banido por tempo indefinido.
HEN1, jogador da FURIA no CS:GO, é banido da Twitch TV
A postagem fazia referência à #BlackLivesMatter, movimento que ganhou destaque nas redes sociais e envolveu diversas manifestações em cidades do mundo inteiro. A campanha começou depois do assassinato de George Floyd, que foi morto em abordagem da polícia de Minneapolis, EUA, no dia 25 de maio.
1 de 1 Filipino Champ foi banido dos eventos da Capcom após comentário considerado racista — Foto: Divulgação/EVO/Robert PaulFilipino Champ foi banido dos eventos da Capcom após comentário considerado racista — Foto: Divulgação/EVO/Robert Paul
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Logo após a mensagem, a reação foi instantânea e completamente negativa por parte de seus seguidores e do restante da comunidade de jogos de luta, o que levou o jogador a deletar seu tweet e pedir desculpas. Ele concordou que havia sido insensível em sua mensagem e que procuraria melhorar, mas seu pedido de desculpas não convenceu. Vale destacar que antes mesmo do anúncio da Capcom, o atleta já havia sido banido do East Coast Throwdown, do Combo Breaker e dos eventos organizados pela Big E Gaming.
Filipino Champ é mundialmente conhecido na comunidade jogos de luta e chegou ao auge em 2012 após conquistar o título da Evolution Champion Series (EVO) no torneio de Ultimate Marvel Vs Capcom 3. Ao mesmo tempo, ele também adquiriu fama por sua toxicidade, e por gerar algumas situações polêmicas em diversos torneios de que participou. Uma das mais conhecidas foi durante o Winter Brawl 2016, quando criou uma rivalidade com o chileno Nicolas "KaneBlueriver" Gonzalez e o desafiou para uma série 15. Durante essa série, Filipino Champ buscou humilhar KaneBlueriver a todo momento, gerando certo desconforto e indignação por parte dos espectadores.
A Capcom vem mostrando estar atenta ao comportamento dos pro players. No final do mês de abril, dois jogadores receberam a mesma punição de Filipino Champ após fazerem comentários preconceituosos. O primeiro foi Dalauan "LowTierGod" Sparrow, que disparou comentários pejorativos contra Christina "CeroBlast" Tran por ela ser transexual. O segundo banimento foi para a própria CeroBlast, que foi flagrada no mesmo período falando termos racistas para o jogador "BigNastyKail".
Via EventHubs, Kotaku, Capcom Fighters e Dot Esports
O que você está lendo é [Street Fighter: Capcom bane jogador após comentário com teor racista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments