O que é Microsoft Azure? Veja como funciona e preços do serviço de nuvem
Microsoft Azure é uma plataforma da Microsoft e que concorre diretamente com o Amazon Web Services e do Google Cloud. Formada por uma série de ferramentas diferentes, o Azure é um serviço que permite a empresas e desenvolvedores adquirirem as capacidades de processamento e armazenamento dos datacenters da Microsoft para aplicação em seus negócios como alternativa ao modelo convencional.
1 de 6 Plataforma Azure é o serviço de computação na nuvem da Microsoft — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Plataforma Azure é o serviço de computação na nuvem da Microsoft — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é e como funciona o Microsoft Azure?
Para os desenvolvedores de aplicativos, sites de Internet ou quem possui uma empresa e deseja informatizar todos os seus processos, uma das necessidades iniciais no planejamento é considerar que o serviço oferecido dependerá de uma infraestrutura de computadores para permitir sua operação.
A maneira tradicional de fazer isso seria investir em servidores para a criação de uma infraestrutura necessária para o funcionamento do produto. Caso a empresa possua um app, esses servidores seriam responsáveis por autenticar usuários, registrar suas compras e fazer o disparo de processos de faturamento ou de envio da mercadoria, por exemplo. Outras máquinas poderiam ser necessárias para backup, para a intranet da empresa e para um servidor de e-mails para seus funcionários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/v/U/4rpsFZQ0GB577G5GrtNw/dellemc-pe-14g-mx-fx-rack-sh21-adobestock-148871930-1280x1280.jpeg)
Ideia da computação na nuvem é eliminar os custos de operação de servidores e infraestrutura local — Foto: Divulgação/Dell
Além de caros, servidores locais - seja na empresa, alugados em um datacenter - são propensos a falhas, e estimativas erradas podem gerar grandes prejuízos. Nesses casos, a ideia é contratar os servidores da Microsoft na nuvem, pagando mensalidades de acordo com a necessidade do usuário e as ferramentas do Azure que serão necessárias para o negócio, algo que também elimina custos de manutenção, upgrade e preservação de backups, que passam a ser responsabilidades da Microsoft.
Um fator importante é que serviços de computação na nuvem, como o Azure, representam um custo inicial muito menor, pois não é preciso comprar os servidores ou contratar funcionários especializados, além de contratar apenas as ferramentas que serão utilizadas
Quem pode usar o Azure?
O Azure é um produto da Microsoft aberto a todos, inclusive com planos gratuitos que oferecem uma amostra por tempo limitado das várias ferramentas da plataforma. O programa é interessante até mesmo para estudantes, que podem testar o que a Microsoft oferece no processo de escolha de um serviço de computação na nuvem para atender suas necessidades. O ponto forte da plataforma, entretanto, é o uso corporativo, em que empresas e grandes desenvolvedores de software contratam planos para dar conta das necessidades de produtos de maior nível de complexidade.

Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública
Preços do Azure
A Microsoft oferece planos pré e pós-pagos em que o usuário poderá contratar pacotes de acordo com a sua necessidade, inclusive com a possibilidade de adquirir adicionais, caso a demanda acabe aumentando. O Azure também oferece uma calculadora de preços online que permite estimar com mais clareza os custos necessários para sua empresa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/J/G/GaSZZ7TcazgN6tmGKxAw/azure1.png)
Microsoft Azure tem planos gratuitos; planos pagos podem ser pré e pós-pagos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Como cada caso terá um perfil de consumo diferente, não apenas em termo de demanda de recursos computacionais, mas também de ferramentas, estimar valores não é uma tarefa fácil. Por conta disso, há empresas especializadas na consultoria de interessados que precisam moldar um plano adequado para suas necessidades.
Recursos do Microsoft Azure
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/k/h/lQDlqKSkqcGXaYFTxgow/azure2.png)
Azure oferece centenas de serviços diferentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
A plataforma Azure conta com uma ampla variedade de ferramentas, entre as principais estão:
5 de 6 Azure tem boa reputação em termos de segurança — Foto: Divulgação/Microsoft
Azure tem boa reputação em termos de segurança — Foto: Divulgação/Microsoft
Comparado com uma infraestrutura local, o Azure da Microsoft é mais seguro. As políticas de segurança que a área de TI da empresa teria que aplicar no controle de acesso e preservação dessa infraestrutura passam a ser uma preocupação da Microsoft – inclusive prevista em contrato.
Além disso, não há nenhum grande episódio de falha de segurança relacionado ao Azure ao longo dos anos. Em 2018, o Azure chegou a ser identificado como particularmente vulnerável às falhas Meltdown e Spectre – causadas pelos processadores Intel usados nos servidores e não pelo serviço em si – mas a Microsoft agiu rápido na correção do problema.
Diferenciais do Azure
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/y/g/LJnL5mQTAJNy3bBwrYBQ/amazon-web-services-logo.png)
AWS da Amazon e Google Cloud Platform são os grandes concorrentes do serviço da Microsoft — Foto: Divulgação/Amazon
O Azure compete diretamente no mercado com a Amazon Web Services e com a Google Cloud Platform – embora existam também outras alternativas menos difundidas. As três plataformas se comparam em termos de escopo e nível de recursos, e até mesmo nos preços. O que pode variar em custos são as necessidades específicas de um negócio.
O que posiciona o Azure como uma preferência diante das rivais é que, no geral, a plataforma da Microsoft tem um nível de integração muito bom com produtos da marca, como o Windows Server. Outro ponto forte é o bom relacionamento que a Microsoft tem naturalmente com empresas maiores em virtude de décadas de Windows e Office como aspectos fundamentais desses negócios.
A Microsoft, porém, pode ter dificuldade em competir na tarefa de atrair usuários individuais e negócios menores. Além disso, uma série de apagões no serviço, efetivamente colocando o Azure e toda suas ferramentas fora do ar, em maio de 2023, mancharam um pouco a reputação do serviço.
Via Azure, HowToGeek, TechRepublic, ComputerWorld, CloudPro
O que você está lendo é [O que é Microsoft Azure? Veja como funciona e preços do serviço de nuvem].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments