Ryzen 5 3500U vale a pena? Saiba tudo sobre o chip AMD para notebooks

Ryzen 5 3500U é um chip AMD de perfil intermediário que aparece em diversos notebooks de bom custo-benefício no mercado brasileiro. Entre as máquinas equipadas com o processador, vale destacar modelos como o Ideapad S145, da Lenovo e o Aspire 3, da Acer, ambos voltados para produtividade. A CPU de quatro núcleos e oito threads foi lançada no início de 2023 e chama atenção pelo TDP baixo, concorrendo diretamente com opções Core i5 de décima geração da Intel.

💻 Black Friday 2023: veja cinco notebooks Core i5 que ficaram mais baratos

Além disso, o chip traz placa integrada Radeon Vega 8, da própria fabricante, que promete bater de frente até mesmo com opções dedicadas de entrada. Confira a seguir mais detalhes sobre a alternativa AMD para laptops e saiba se vale a pena comprar um computador com a CPU.

Notebooks com novos Ryzen 4000 da AMD podem ter autonomia de até 18 horas

Acer Aspire 3 equipado com o Ryzen 5 3500U promete grande autonomia de bateria; conheça mais sobre o processador AMD — Foto: Divulgação/Acer 1 de 3 Acer Aspire 3 equipado com o Ryzen 5 3500U promete grande autonomia de bateria; conheça mais sobre o processador AMD — Foto: Divulgação/Acer

Acer Aspire 3 equipado com o Ryzen 5 3500U promete grande autonomia de bateria; conheça mais sobre o processador AMD — Foto: Divulgação/Acer

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ficha técnica Ryzen 5 3600

2 de 3 M509DA é um notebook fino da Asus equipado com o processador Ryzen — Foto: Divulgação/Asus

M509DA é um notebook fino da Asus equipado com o processador Ryzen — Foto: Divulgação/Asus

Consumo

Com apenas 15 Watts de TDP, a tendência é que o Ryzen 5 3500U consiga trazer uma autonomia maior para os modelos que equipa. O TPD reduzido permite ainda que se adote uma solução térmica mais discreta, permitindo assim que o processador seja oferecido em modelos de notebooks mais finos.

Por não trazer clocks tão elevados, é possível imaginar que o Ryzen 5 3500U seja uma opção interessante para quem não pode ficar o tempo todo com o notebook conectado a tomada. Mas todo esse foco em eficiência energética vai fazer com que, em alguns momentos, o chip reduza a velocidade, tanto para diminuir a temperatura da máquina quanto para manter sua autonomia.

Vídeo integrado

O vídeo integrado do modelo é um de seus diferenciais mais relevantes, já que a GPU Vega 8 integrada promete ser muito mais eficiente que soluções de concorrentes, como as UHD Graphics da Intel, por exemplo.

O chip gráfico do modelo oferece frequência de até 1.200 MHz com oito núcleos gráficos dedicados, trazendo ainda suporte nativo ao DirectX 12 e ao recurso FreeSync, que procura sincronizar os quadros para evitar quebras de imagens.

Ideapad S145 é oferecido com processadores Intel Core i5 e AMD Ryzen 5 — Foto: Divugação/Lenovo 3 de 3 Ideapad S145 é oferecido com processadores Intel Core i5 e AMD Ryzen 5 — Foto: Divugação/Lenovo

Ideapad S145 é oferecido com processadores Intel Core i5 e AMD Ryzen 5 — Foto: Divugação/Lenovo

Concorrentes

Quem procurar por um notebook equipado com o processador Ryzen 5 3500U, pode acabar se deparando com opções de concorrentes como o Intel Core i5 8265U, que também aparece em modelos de notebooks como o Lenovo Ideapad S145 e Acer Aspire 5.

Assim como o processador da AMD, o Core i5 tem foco em eficiência energética e traz quatro núcleos e oito threads, com frequências entre 1,6 e 3,9 GHz. O chip da Intel oferece ainda vídeo integrado UHD Graphics, que deve trazer um desempenho bem inferior se comparado ao processador da AMD.

Custo-benefício

Dentro de seu segmento, o Ryzen 5 3500U pode sim ser uma escolha de processador de notebook mais acessível, já que se trata de uma APU, dispensando assim uma placa de vídeo dedicada. Dessa forma, modelos equipados com o chip AMD devem aparecer com valores mais baixos, mas nem tanto.

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

No caso do Ideapad S145, da Lenovo, por exemplo, a versão com chip Ryzen custa a partir de R$ 3.419, enquanto a opção com processador Core i5 mais recente, de décima geração, sai a, pelo menos, R$ 3.599 – ambos de acordo com o Compare TechTudo.

Portanto, o diferencial mesmo fica por conta da placa de vídeo. Mesmo quando comparado a modelos com GPUs dedicadas de entrada, o Ryzen 5 3500U deve se sair muito bem. Além disso, o processador tem um bom número de núcleos e threads, além de oferecer clock equivalente ao de modelos concorrentes, mas sem sacrificar a eficiência energética, muito importante em notebooks.

O que você está lendo é [Ryzen 5 3500U vale a pena? Saiba tudo sobre o chip AMD para notebooks].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...