Seis coisas que o seu celular sabe sobre você
Os smartphones conseguem armazenar diversas informações sobre o usuário e, com isso, visam aprimorar suas experiências individuais. No entanto, o registro de alguns desses dados pode levantar questionamentos sobre a privacidade das informações compartilhadas, como históricos de pesquisas de navegações pela Internet, dados de localização e comandos de voz direcionados às assistentes virtuais.
LEIA: 5 coisas que contatos do seu WhatsApp sabem sobre você
Na lista abaixo, o 💥️TechTudo traz cinco coisas que o seu celular Android ou iPhone (iOS) sabe sobre você. A seguir, você pode conferir quais são essas informações, por que elas são armazenadas pelas companhias, o que você pode fazer para evitar que sejam compartilhadas e como excluí-las.
1 de 11 Lista traz seis dados do usuário que são salvos pelo celular e dá dicas de como evitá-los — Foto: Luciana Maline/TechTudoLista traz seis dados do usuário que são salvos pelo celular e dá dicas de como evitá-los — Foto: Luciana Maline/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Histórico de navegação na Internet
Todas as pesquisas realizadas no Google ou no app do Chrome pelo celular ficam salvas no histórico dos aplicativos, já que as buscas são armazenadas pela companhia. Os navegadores guardam as pesquisas para personalizar a experiência do usuário e, dentre outras coisas, criar publicidade para um público alvo definido, o que gera receita para a empresa.
Além de ser uma forma de monitoramento para gerar anúncios, qualquer pessoa que tiver acesso ao seu navegador poderá, também, acessar o seu histórico de pesquisa se sua conta pessoal do Google estiver integrada ao Chrome. Por isso, pode ser importante apagar os dados de navegação do celular. Para isso, acesse o menu do Chrome e toque em "Histórico de navegação". Em seguida, selecione "Limpar os Dados de Navegação", defina o período desejado para deletar suas informações e, para concluir, toque em "Limpar Dados".
2 de 11 Apagando o histórico de navegação no Chrome — Foto: Reprodução/Caroline ParreirasApagando o histórico de navegação no Chrome — Foto: Reprodução/Caroline Parreiras
2. Localização do celular
A localização via GPS do celular é uma ferramenta bastante útil, já que ela torna possível encontrar estabelecimentos próximos a você, identificar rotas em mapas e acompanhar trajetórias em tempo real. Além do GPS, também existem outros sensores capazes de identificar sua posição exata no mapa. Entre eles estão o acelerômetro, que identifica a forma como o celular está se movimentado, e o giroscópio, que percebe as mudanças de direção do smartphone.
No entanto, ao utilizar este serviço, você permite que as companhias monitorem todos os lugares visitados por você. Assim, baseado no tempo em que você passa em um determinado ambiente, é fácil saber onde você mora, se você sai de casa para trabalhar todo dia de manhã e até se gosta de ir a um bar no final de semana. Também é fácil descobrir o local onde você trabalha e aonde vai para se divertir.
5 coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger
O que você está lendo é [Seis coisas que o seu celular sabe sobre você].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments