Microsoft Pluton: tudo sobre o novo chip de segurança para PCs Windows
A Microsoft anunciou recentemente o Pluton, um chip que atua como processador secundário com foco em segurança. O recurso é simular ao Apple T2, e chegou para substituir o padrão Trusted Platform, utilizado há mais de 10 anos como ferramenta de criptografia do Windows. O novo chip já é utilizado no Xbox One e no sistema de computação na nuvem Azure Sphere e promete aumentar a segurança no sistema operacional da empresa. Confira a seguir mais detalhes sobre a nova tecnologia e saiba como ela pode proteger você no dia a dia.
MacBook Pro com chip Apple M1: veja o que muda no laptop premium da maçã
1 de 2 Microsoft Pluton deve chegar em breve aos PCs para substituir o Trusted Platform no Windows — Foto: Divulgação/MicrosoftMicrosoft Pluton deve chegar em breve aos PCs para substituir o Trusted Platform no Windows — Foto: Divulgação/Microsoft
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.
O que é o Microsoft Pluton?
O Microsoft Pluton, chega como uma alternativa ao Trusted Platform, que utiliza chips criptográficos que atuam em computadores Windows sendo os responsáveis pela segurança de ferramentas como Windows Hello e Bitlocker. No entanto, com o avanço de técnicas de crimes cibernéticos, foi possível constatar que, em caso de furto ou qualquer oportunidade de acesso físico ao computador, seria possível burlar a segurança do Trusted Platform. Isso aconteceria por meio do barramento que realiza a comunicação entre os chips e o processador.
A Microsoft então, desenvolveu o co-processador Pluton, que, segundo a empresa, é capaz de eliminar o potencial de ataques por meio de barramento, já que a segurança é construída diretamente integrada ao processador. Ainda segundo a empresa, a arquitetura Pluton emulará os chips Trusted Platform existentes, o que já vai permitir aos usuários aproveitarem dos novos recursos de segurança, aprimorando ferramentas como BitLocker e System Guard.
Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows
Como o Pluton funciona?
A arquitetura Pluton é desenvolvida diretamente integrada ao processador, ficando responsável por armazenar dados confidenciais do usuário como chaves de criptografia de forma isolada, fora do alcance de malwares. O novo sistema tem ainda o SHACK (sigla para Secure Hardware Cryptography Key; segurança de hardware criptografada, em português), que, por sua vez, garante que as chaves nunca sejam expostas fora do hardware protegido.
O que você está lendo é [Microsoft Pluton: tudo sobre o novo chip de segurança para PCs Windows].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments