Relembre os oito maiores vazamentos de dados em 2023
O ano de 2023 foi conturbado em diversos aspectos, incluindo até questões de segurança virtual. Entre os maiores vazamentos, é possível citar a exposição de dados de celebridades e as informações de brasileiros obtidas diretamente do Ministério da Saúde como exemplos das ações de hackers neste ano.
LEIA: Instagram vai espionar pela câmera frontal? Entenda a situação
Os acontecimentos demonstraram que ninguém está imune à invasão virtual. Além da realização de ataques sofisticados, como no caso recente da SolarWinds, criminosos se aproveitaram de falhas de segurança evitáveis, como foi o caso das empresas Zoom e Microsoft. A seguir, relembre oito grandes vazamentos de dados que ocorreram ao longo de 2023.
Quatro dicas para proteger suas informações online
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Microsoft: vazamento expõe dados de 250 milhões de usuários
Uma falha de segurança nas plataformas de atendimento ao cliente da Microsoft expôs as informações de 250 milhões de usuários. De acordo com a Comparitech, empresa especializada em segurança que divulgou o problema em janeiro, esses dados envolviam informações como e-mails, endereço de IP, localização e outras informações pessoais sigilosas.
1 de 8 Vazamento teve origem no serviço de suporte técnico da Microsoft e expôs dados de 250 milhões de usuários — Foto: Reprodução/Wikimedia CommonsVazamento teve origem no serviço de suporte técnico da Microsoft e expôs dados de 250 milhões de usuários — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
A Microsoft reconheceu a falha e explicou que o vazamento se deu em virtude de um erro de configuração no banco de dados dos serviços de atendimento ao cliente. Como consequência, o evento acabou expondo o material de 14 anos de comunicação entre o suporte técnico e os usuários dos produtos Microsoft. Além disso, a desenvolvedora do Windows garantiu que o problema havia sido corrigido e que não havia informações de que os dados divulgados tivessem sido usados por criminosos.
2. MGM Resorts: rede de hotéis tem dados de clientes famosos vazados
A rede MGM Resorts, de hotéis de luxo, sofreu um ataque por hackers que acabou expondo as informações de 10,6 milhões de clientes em fevereiro. Em meio aos dados expostos, foram encontrados informações referentes a celebridades, como o cantor Justin Bieber e Jack Dorsey, CEO do Twitter.
2 de 8 Justin Bieber e outras celebridades e figuras importantes tem dados vazados — Foto: Reprodução/InstagramJustin Bieber e outras celebridades e figuras importantes tem dados vazados — Foto: Reprodução/Instagram
Depois da aparição dos dados em um fórum de hackers, a rede reconheceu a falha e explicou que as informações foram obtidas de um servidor com acesso limitado a dados dos clientes. Isso explica porque dados bancários dos clientes não foram encontrados nas informações, que incluíam endereços residenciais, telefones, e-mails e datas de nascimento.
3. Zoom: contas de usuários vão parar em fóruns da Dark Web
Pelo menos 500 mil contas de usuários do Zoom foram parar em fóruns da Dark Web. Os dados, que envolviam endereços de e-mail e até senhas de acesso, chegaram a ser distribuídos gratuitamente pelos autores do vazamento. O problema foi mais um capítulo nas crises de segurança e privacidade que afetaram o serviço, que explodiu em popularidade durante a quarentena.
3 de 8 Hackers oferecem contas de universitários de graça na dark web — Foto: Reprodução/Bleeping ComputerHackers oferecem contas de universitários de graça na dark web — Foto: Reprodução/Bleeping Computer
A empresa alegou que trabalhava na correção dos problemas, além de afirmar que os dados de usuários corporativos dificilmente estariam entre o volume de meio milhão de contas divulgadas. Para comprovar a veracidade do vazamento, o site BleepingComputer testou com sucesso e-mails e senhas divulgados pelos hackers.
4. Nintendo: 160 mil contas da Nintendo Network foram vazadas por hackers
Em abril, hackers tiveram acesso aos dados de login completos de pelo menos 160 mil contas da Nintendo. As informações foram obtidas a partir das chamadas “contas legado”, que foram migradas de consoles antigos para o Switch. Os autores do crime tiveram acesso a informações completas de login, de modo que foi possível entrar no perfil do usuário na rede.
4 de 8 Nintendo agiu rápido na correção dos problemas — Foto: Divulgação/NintendoNintendo agiu rápido na correção dos problemas — Foto: Divulgação/Nintendo
A Nintendo foi ágil em perceber o problema e alertou os usuários afetados para que eles alterassem suas credenciais de login imediatamente. Assim, maiores prejuízos e eventuais sequestros de contas podem ter sido evitados. A empresa também aboliu recursos de cadastro via sites de terceiros ou por meio das contas legado como forma de prevenção a novos problemas.
O que você está lendo é [Relembre os oito maiores vazamentos de dados em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments