LoL e DotA 2: veja jogadores profissionais que se aposentaram em 2023

Jogadores profissionais de League of Legends (LoL), DotA 2 e outros esports costumam se aposentar cedo. E o ano de 2023 foi marcado por anúncios de aposentadoria de diversos jogadores profissionais de destaque. A decisão de um pro player de largar o competitivo acontece por diversos motivos, como lesão, vontade de seguir novos rumos e até mesmo prestar serviço militar. A seguir, confira alguns atletas brasileiros e internacionais que abandonaram seus games e se aposentaram em 2023.

CS:GO: veja jogadores no topo do ranking, polêmicas e destaques de 2023

Veja jogadores dos esportes eletrônicos que se aposentaram em 2023 — Foto: Divulgação/The International 1 de 8 Veja jogadores dos esportes eletrônicos que se aposentaram em 2023 — Foto: Divulgação/The International

Veja jogadores dos esportes eletrônicos que se aposentaram em 2023 — Foto: Divulgação/The International

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Jesse "JerAx" Vainikka (DotA 2)

O finlandês Jesse "JerAx" Vainikka é um jogador de DotA 2 que atuava profissionalmente como support desde o ano de 2013. Ele anunciou sua aposentadoria em janeiro de 2023 aos 27 anos de idade, alegando falta de paixão em seguir competindo no DotA 2 e o desejo de iniciar outra carreira.

Nos esports, sua primeira grande equipe foi a Team Liquid, mas foi na OG que ele fez história. Ao lado de companheiros como Anathan "ana" Pham e Topias "Topson" Taavitsainen, JerAx entrou para a história ao levar a OG ao bicampeonato do torneio mais importante de DotA 2, o The International, tendo conquistado em 2018 e em 2023. Vale destacar que a OG é a única equipe até então com dois títulos da competição.

JerAx fez parte da lendária line-up bicampeã do The International — Foto: Divulgação/OG 2 de 8 JerAx fez parte da lendária line-up bicampeã do The International — Foto: Divulgação/OG

JerAx fez parte da lendária line-up bicampeã do The International — Foto: Divulgação/OG

Saahil "Universe" Arora (DotA 2)

Em abril de 2023, outro jogador famoso de DotA 2 optou por pendurar o mouse e o teclado. Saahil "Universe" Arora atuava profissionalmente como offlaner desde 2011 e passou por diversas equipes famosas, como Team Liquid, Team Secret e, a principal delas, Evil Geniuses. Entre diversos títulos em sua carreira, o que se destaca é a conquista do The International 2015 com a camisa da EG. Por sinal, com seu Earthshaker, ele foi uma das peças chaves na jogada conhecida como "Echo Slam de seis milhões de dólares", uma das mais icônicas dos esportes eletrônicos.

Ninjas in Pyjamas foi a última equipe de Universe antes de se aposentar do cenário de DotA 2 — Foto: Divulgação/ESL 3 de 8 Ninjas in Pyjamas foi a última equipe de Universe antes de se aposentar do cenário de DotA 2 — Foto: Divulgação/ESL

Ninjas in Pyjamas foi a última equipe de Universe antes de se aposentar do cenário de DotA 2 — Foto: Divulgação/ESL

Considerado um dos melhores da história e sendo o jogador com o maior número de vitórias profissionais com o Dark Seer, 126 ao todo, Universe se aposentou aos 30 anos de idade com o desejo de seguir novos rumos em sua vida.

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

Yiliang "Doublelift" Peng (League of Legends)

O mês de novembro marcou a despedida de outra lenda do League of Legends. O norte-americano Yiliang "Doublelift" Peng anunciou sua aposentadoria no dia 25 de novembro, com 27 anos, tendo como razão sua vontade de iniciar um novo capítulo em sua vida. Doublelift iniciou sua carreira em 2011 pela Counter Logic Gaming (CLG), se tornando rapidamente uma das maiorias referências para os atiradores no LoL, e também em um dos jogadores de maior sucesso no cenário norte-americano do game.

Apesar da habilidade reconhecida, seu primeiro de muitos títulos veio apenas em 2015, com a conquista da NA LCS Summer 2015, ainda atuando pela Counter Logic Gaming. Depois, ele deixou a CLG para vestir a camisa da rival TSM. Ele ainda viria a jogar pela Team Liquid por duas temporadas antes de encerrar sua carreira na mesma TSM. Ao todo, foram oito títulos da LCS na América do Norte e um vice-campeonato no Mid-Season Invitational 2023.

Doublelift se aposentou sendo um dos grandes nomes do cenário mundial de LoL — Foto: Divulgação/Riot Games 8 de 8 Doublelift se aposentou sendo um dos grandes nomes do cenário mundial de LoL — Foto: Divulgação/Riot Games

Doublelift se aposentou sendo um dos grandes nomes do cenário mundial de LoL — Foto: Divulgação/Riot Games

O que você está lendo é [LoL e DotA 2: veja jogadores profissionais que se aposentaram em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...