Decepção: veja os piores jogos de 2023, segundo notas no Metacritic
Em 2023, a indústria dos jogos não recebeu apenas lançamentos aclamados pela crítica, como The Last of Us 2 e Final Fantasy 7 Remake. Neste último ano que passou, games como The Elder Scrolls: Blades e Street Power Football foram alvo de críticas por apresentarem aspectos como gráficos, jogabilidade, enredo e até mesmo trilha sonora “ruins”. O 💥️TechTudo preparou uma lista com os lançamentos de 2023 que você deve passar longe, levando como critério as notas no Metacritic, site agregador de avaliações. Confira, a seguir, os piores jogos do ano.
Veja os jogos com nomes mais bizarros lançados em 2023
Vale lembrar que, no site Metacritic, as notas vão de 1 a 100 e são concebidas a partir de um compilado das críticas especializadas. Além disso, é importante dizer que, nesta lista, o 💥️TechTudo optou por uma contagem decrescente - ou seja, da maior para a menor nota.
1 de 11 The Elder Scrolls: Blade é um dos piores jogos de 2023 — Foto: Divulgação/BethesdaThe Elder Scrolls: Blade é um dos piores jogos de 2023 — Foto: Divulgação/Bethesda
Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. The Elder Scrolls: Blades (Nota Metacritic: 42)
The Elder Scrolls: Blades é um game gratuito lançado em maio de 2023 para celulares Android e iPhone (iOS) e Nintendo Switch. Produzido e desenvolvido pela Bethesda, a ideia do novo RPG de ação era transportar a experiência da renomada série The Elder Scrolls, até então disponível somente para PC, macOS e consoles da Sony e da Microsoft, aos smartphones e à plataforma híbrida da Nintendo. O resultado, porém, ficou bastante abaixo das expectativas.
2 de 11 The Elder Scrolls: Blade para o Switch possui gráficos e jogabilidade ruins — Foto: Divulgação/BethesdaThe Elder Scrolls: Blade para o Switch possui gráficos e jogabilidade ruins — Foto: Divulgação/Bethesda
A nota média da versão do título para Switch é de 42 no Metacritic. Mesmo sendo free-to-play, a produção desagradou os críticos por conta de sua repetição de gameplay, mecânicas ruins de combate e gráficos bastante defasados. Várias resenhas afirmaram que, em celulares, o jogo até consegue ser divertido, mas que, para o videogame da Nintendo, no entanto, ficou praticamente impossível jogar.
2. Gleamlight (Nota Metacritic: 42)
Gleamlight é um título para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PC (Steam) e Switch. Lançado em agosto de 2023, o game indie do gênero de ação e aventura 2D foi desenvolvido pela DICO e distribuído pela D3 Publisher. Muito similar ao Hollow Knight, o jogo oferece um visual bonito, mas, de acordo com os reviews, derrapa bastante nas mecânicas de gameplay.
3 de 11 Gleamlight é bastante parecido com Hollow Knight, mas possui qualidade muito inferior — Foto: Divulgação/D3 PublisherGleamlight é bastante parecido com Hollow Knight, mas possui qualidade muito inferior — Foto: Divulgação/D3 Publisher
A versão para Switch da produção foi uma das mais mal avaliadas no ano, com uma média de 42. Entre as críticas, os principais alvos foram a dificuldade do jogo, considerada injusta e complexa demais, e os controles, descritos como problemáticos. A trilha sonora também foi bastante criticada, já que, segundo as resenhas, não combinavam com as fases. Além disso, outra avaliação recorrente sobre o game é de que Gleamlight tentou copiar Hollow Knight, falhando em praticamente todos os aspectos.
3. Street Power Football (Nota Metacritic: 41)
O jogo Street Power Football foi lançado para PC, PS4, Switch e Xbox One em agosto de 2023, com desenvolvimento pela SFL Interactive Gamajun e distribuição pela Maximum Games. Do gênero de simulador de futebol, o título tem gameplay de freestyle de quadra, com inspirações no antigo FIFA Street.
4 de 11 Street Power Football peca por ser muito genérico, de acordo com os críticos — Foto: Divulgação/Maximum GamesStreet Power Football peca por ser muito genérico, de acordo com os críticos — Foto: Divulgação/Maximum Games
Street Power Football tem uma média de notas de 41 no Metacritic em sua versão para PS4. Segundo as resenhas, o jogo peca nas animações e não tem desafios instigantes. Embora tenha recebido elogios em relação à quantidade de dribles e aos modos de jogo, o game foi bastante criticado por seu preço alto, custando praticamente o mesmo valor de um título da série FIFA.
4. Tamarin (Nota Metacritic: 40)
Tamarin é um jogo de ação e aventura lançado em setembro de 2023, para PC (Steam) e PS4. Desenvolvido e publicado pela Chameleon Games, seu enredo conta a história de um primata que precisa proteger o território de sua família contra inimigos insetos. Apesar da premissa interessante, do visual fofo e do aparente carisma do protagonista, o jogo recebeu avaliações bastante ruins.
5 de 11 Os desenvolvedores de Tamarin eram da Rare, que criou jogos como Banjo-Kazooie e Donkey Kong Country — Foto: Divulgação/Chameleon GamesOs desenvolvedores de Tamarin eram da Rare, que criou jogos como Banjo-Kazooie e Donkey Kong Country — Foto: Divulgação/Chameleon Games
A versão de PS4 de Tamarin tem uma média de 40 no Metacritic. A primeira crítica em relação ao jogo é o descompasso entre a estética, mais infantilizada, e a gameplay, mais violenta. O primata protagonista tem armas de fogo e atira nos inimigos, e, em algumas animações, os antagonistas chegam a espalhar um sangue verde. Embora tenha levado elogios pela trilha sonora, se multiplicam, também, opiniões negativas em relação à movimentação de câmera e à jogabilidade.
TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos
O que você está lendo é [Decepção: veja os piores jogos de 2023, segundo notas no Metacritic].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments