JBL Charge 4 vs Charge 5: veja o que muda na nova caixa de som Bluetooth
JBL Charge 4 e JBL Charge 5 são duas versões da linha de caixas de som intermediárias da JBL. O modelo mais recente foi anunciado durante a CES 2023 e conta com sistema de som que promete graves e agudos de maior qualidade, além de trazer novidades pontuais no design. Os dois produtos são à prova d'água e contam com bateria que promete até 20 horas de reprodução, além de funcionarem como uma espécie de powerbank com porta USB.
Caixa de som Bluetooth: cinco dicas para usar melhor
Design
2 de 5 Charge 5, assim como a Charge 4, resiste a encontros com a água — Foto: Reprodução/JBLCharge 5, assim como a Charge 4, resiste a encontros com a água — Foto: Reprodução/JBL
Em linhas gerais, o design muda pouco entre as duas gerações, conservando o mesmo formato cilíndrico e dimensões parecidas. Sendo assim, o peso é o mesmo em ambas as versões: 960 gramas.
As diferenças ficam no acabamento, com a Charge 5 trazendo o novo logotipo, mais visível. Outro aspecto que chama a atenção é a oferta de cores: a Charge 4 fica disponível em azul-escuro, cinza, verde-escuro, preto, vermelho ou camuflado. Já o modelo mais recente, ao menos nos Estados Unidos, é oferecida em preto, azul, cinza, vermelho e camuflado.
Ambas oferecem proteção contra respingos e podem resistir a quedas na piscina, por exemplo, embora as certificações sejam diferentes. A Charge 4 tem certificação IPX7, enquanto a Charge 5 é IP67.
Qualidade de som
3 de 5 Charge 4 tem sistema de som mais simples, sem tweeter — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudoCharge 4 tem sistema de som mais simples, sem tweeter — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
As duas gerações da linha Charge são parecidas em termos de qualidade de som. A resposta de frequência vai de 60 Hz a 20 kHz na Charge 4 e de 65 Hz a 20 kHz na Charge 5. Já quando o assunto é potência, por exemplo, os dispositivos chegam a 30 Watts RMS via subwoofer, enquanto a Charge 5 tem a vantagem de entregar ainda mais 10 Watts via tweeter.
Embora os dois modelos tenham um perfil que realça mais os graves, a Charge 5 pode acabar reproduzindo sons mais detalhados e de melhor qualidade, já que a existência de um tweeter habilita a nova versão a produzir som mais balanceado e alcançar mais detalhes em frequências agudas.
Bateria
4 de 5 Ambas aguentam até 20 horas — Foto: Reprodução/JBLAmbas aguentam até 20 horas — Foto: Reprodução/JBL
Não há o que escolher entre uma e outra quando o critério é autonomia. A JBL fala em bateria suficiente para até 20 horas nos dois casos, sendo que ambas contam com 7.500 mAh de capacidade. Em termos de tempos de recarga, o empate persiste: as duas gerações da Charge precisam de 4 horas de tomada para ir do 0 ao 100%.
Recursos extras
As duas Charge podem funcionar como uma bateria externa para carregar o celular, mas ficam devendo em recursos conectados que têm se popularizado entre caixas de som sem fio, como a oferta de microfones e suporte a assistentes de voz.
Ambas têm suporte ao recurso JBL Connect+, que permite parear até 100 caixas de som da marca para aumentar a potência de som. Isso é interessante para reforçar as músicas em festas, por exemplo.
5 de 5 As duas Charge são compatíveis com o JBL Connect+ e com o PartyBoost — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudoAs duas Charge são compatíveis com o JBL Connect+ e com o PartyBoost — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
Um diferencial significativo entre às duas gerações fica por conta da tecnologia Bluetooth presente. Mais recente, a Charge 5 vem com Bluetooth 5.1 contra a versão 4.2, presente na Charge 4. O Bluetooth mais atual se traduz em consumo mais eficiente de energia, além de maior qualidade e estabilidade de conexão entre caixa de som e dispositivos compatíveis.
O que você está lendo é [JBL Charge 4 vs Charge 5: veja o que muda na nova caixa de som Bluetooth].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments