Instagram bane centenas de contas com nomes roubados

O Facebook desativou, nesta quinta-feira (4), centenas de contas do Instagram com nomes de usuário comprados ilegalmente em fóruns da Internet. Os perfis eram roubados por criminosos e comercializados na web por valores que chegavam a US$ 40 mil (cerca de R$ 215 mil, em conversão direta). Uma das comunidades envolvidas na ação foi a OGUsers, que teve participação no grande hack que afetou contas famosas do Twitter, em julho do ano passado. O Instagram se uniu ao TikTok e ao Twitter para coibir esse tipo de ação.

1 de 1 Usernames roubados eram alvo de interesse pela exclusividade; ação conjunta entre gigantes investiga suspeitos do crime — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Usernames roubados eram alvo de interesse pela exclusividade; ação conjunta entre gigantes investiga suspeitos do crime — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A investigação sobre a ação dos criminosos no Instagram durou um mês. Na maioria dos casos, os hackers conseguiam roubar as contas clonando o celular, o que os dava controle do número de telefone da vítima e facilitava a redefinição das senhas dos apps vinculados. No entanto, também era comum sequestrar as contas das vítimas por meio de táticas de phishing, intimidação, assédio, extorsão e sextorsão.

Além de desativar as contas roubadas, o Instagram também removeu perfis de pessoas responsáveis pela transferência do username roubado para um novo perfil, e daqueles que supervisionavam as transações entre os compradores e vendedores. Estes também recebiam uma parte do dinheiro da venda, geralmente em bitcoin.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você

Ação coordenada com TikTok e Twitter

O roubo de contas para venda de usernames é uma prática que também acontece no TikTok e no Twitter. Por isso, toda a ação foi coordenada entre as três redes sociais. Ainda não são conhecidos detalhes sobre como as empresas atuaram em conjunto, mas o TikTok confirmou que também está removendo as contas com nomes roubados.

"Como parte do nosso trabalho contínuo para encontrar e impedir o comportamento inautêntico, recentemente recuperamos vários nomes de usuário do TikTok que estavam sendo usados para invasão de contas. Continuaremos a nos concentrar em nos manter à frente das táticas em constante evolução de malfeitores, incluindo a cooperação com terceiros e outras pessoas do setor", disse o TikTok, em comunicado.

O Twitter confirmou que trabalhou em conjunto com o Facebook para suspender contas vinculadas a membros do OGUsers. A alegação é a manipulação de plataforma e a política de spam praticadas pelo grupo criminoso. A empresa afirmou que investigação sobre as pessoas por trás dessas contas está em andamento.

Com informações de The New York Times, Engadget, Krebs on Secutiry, Reuters, Wired e Instagram

Como recuperar Instagram sem ter o celular e e-mail cadastrados? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

O que você está lendo é [Instagram bane centenas de contas com nomes roubados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...