Veja os jogos competitivos mais difíceis da história

Games como Rainbow Six: Siege (R6) e DotA 2 são sucesso nos esports. Os jogos promovem torneios milionários no mundo inteiro e têm milhares de players ativos. Alguns títulos competitivos, no entanto, se destacam também por serem muito difíceis. Os games têm longas curvas de aprendizado e pedem mais tempo e treinamento para os jogadores chegarem ao topo dos rankings. A seguir, conheça alguns dos títulos competitivos mais difíceis da história dos videogames.

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Street Fighter III é considerado um dos jogos de luta mais técnicos já feito — Foto: Reprodução/Victor de Abreu 1 de 7 Street Fighter III é considerado um dos jogos de luta mais técnicos já feito — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Street Fighter III é considerado um dos jogos de luta mais técnicos já feito — Foto: Reprodução/Victor de Abreu

Street Fighter III: Third Strike

Jogos de luta costumam ser convidativos para novos players, mas quem deseja jogá-los em alto nível precisa treinar muito. Entre tantos exemplos existentes, Street Fighter III: Third Strike se destaca. Lançado em maio de 1999, a terceira atualização do terceiro jogo da franquia Street Fighter trouxe novos personagens e muitas melhorias, tornando-se a versão definitiva do Street Fighter III. Além disso, toda a forma como o Third Strike foi desenvolvido o tornou tão técnico que um player de nível mais casual enfrenta dificuldades de apreciar de verdade o título.

Uma das mecânicas que faz do Third Strike ser um título tão querido por muitos amantes de jogos de luta é o , um recurso que possibilita o jogador bloquear um ataque, que não seja um arremesso ou um , sem levar qualquer tipo de dano. Além disso, o faz com que aquele que o utiliza se recupere mais rapidamente do que o oponente, criando uma boa janela para realizar um contra-ataque. O princípio do é bastante simples, mas após entender o básico, existe uma longa estrada até que ele seja utilizado de forma satisfatória em alto nível.

O também exige que você não seja previsível de forma alguma, sob pena de perder a luta ou uma grande porcentagem da vida. Isso torna o Third Strike um jogo ainda mais baseado em , um termo que designa o controle de espaço dos jogadores em uma média distância, enquanto eles buscam uma janela para o ataque. O domínio do e dos , além da necessidade de conhecer cada personagem, coloca Third Strike como uma dos games competitivos mais difíceis da história.

Super Smash Bros. Melee

Até hoje, Super Smash Bros. Melee está presente em competições como a DreamHack — Foto: Divulgação/DreamHack 2 de 7 Até hoje, Super Smash Bros. Melee está presente em competições como a DreamHack — Foto: Divulgação/DreamHack

Até hoje, Super Smash Bros. Melee está presente em competições como a DreamHack — Foto: Divulgação/DreamHack

Pode parecer estranho citar uma franquia que é, em teoria, focada na diversão dos fãs de personagens da Nintendo, mas esse caso é bastante específico. Lançado em novembro de 2001, Super Smash Bros. Melee virou uma febre, principalmente nos Estados Unidos, e foi capaz de construir um cenário competitivo gigante que está vivo até hoje. Apesar de ter sido tratado como um jogo casual em seus primeiros anos, a descoberta de técnicas consideradas avançadas, como e , fez com que o game se tornasse mais atrativo para o público e que ele fosse inserido no cenário dos esports.

Ano após ano, com novas descobertas e mudanças de metagame, Melee ficou cada vez mais complexo e difícil. O próprio criador do game, Masahiro Sakurai, admitiu em entrevistas que o jogo tornou-se muito hardcore. Aplicar técnicas avançadas em torneios passou a ser uma obrigatoriedade para aqueles que buscam estar entre os melhores, e essa tarefa não é nada simples, o que aumentou absurdamente a curva de aprendizado para chegar ao nível competitivo no game.

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