Golpes de sextorsão crescem no Brasil durante a pandemia
A Avast bloqueou mais de meio milhão de tentativas de golpes de sextorsão em todo o mundo entre janeiro e fevereiro de 2023. Segundo a empresa de segurança digital, 16.444 ataques foram direcionados a brasileiros, que receberam ameaças em seus e-mails no idioma local. Os criminosos enviam mensagens padronizadas e, geralmente, traduzidas automaticamente. A forma mais comum de abordar a vítima é avisar sobre uma suposta gravação do usuário em um momento íntimo que, de acordo com o alerta, será revelada ao público caso não seja feito o depósito da quantia requerida.
1 de 2 Criminosos se utilizam do modelo de home office para aplicar golpes — Foto: Divulgação/Avast
Criminosos se utilizam do modelo de home office para aplicar golpes — Foto: Divulgação/Avast
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
No conteúdo das mensagens, é comum que os golpistas mencionem falhas de segurança no software de chamadas de vídeo. No entanto, segundo a Avast, essa vulnerabilidade não foi identificada no aplicativo. Alguns e-mails ainda recorrem à prática de phishing, alegando que as credenciais do usuário foram obtidas por meio do acesso de um link na Internet, frequentemente de um site pornográfico. Nesse caso, a ameaça é voltada para o suposto registro de um ato sexual da vítima.
Quatro dicas para proteger suas informações online
O que você está lendo é [Golpes de sextorsão crescem no Brasil durante a pandemia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments