Malware 'misterioso' infecta mais de 30 mil Macs; entenda o caso
Um malware revelado nesta semana já afetou mais 30 mil Macs em vários países. Chamada de Silver Sparrow, a ameaça é criada especificamente para o processador M1, fabricado pela própria Apple e que está presente apenas nos MacBooks e Mac Mini mais recentes da marca. A novidade indica que hackers já estão se preparando para atacar usuários de macOS ainda no início da transição dos chips Intel para o padrão Apple Silicon.
1 de 1 Pesquisadores descobrem malware que já infectou mais de 30 mil Macs com novo chip M1 da Apple — Foto: Divulgação/Apple
Pesquisadores descobrem malware que já infectou mais de 30 mil Macs com novo chip M1 da Apple — Foto: Divulgação/Apple
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Avisada sobre a possível ameaça, a Apple diz já ter removido o certificado de desenvolvedor utilizado pelos criadores do malware. Dessa forma, o arquivo malicioso em tese não poderia mais infectar novos computadores nem funcionar em aparelhos já afetados. Do ponto de vista do usuário, a recomendação é utilizar um antivírus para prevenir contra possíveis novas infecções.
A empresa que revelou o caso diz que o malware deve ter surgido ainda em 2023. Ele apresenta um comportamento diferente dos adwares que normalmente infectam Macs. O Silver Sparrow envia comandos suspeitos e consulta um servidor externo não identificado, porém não chega a baixar conteúdo malicioso que apresente risco aos dados do usuário. Além disso, os especialistas apontam que o malware conta com um sistema de autodestruição integrado. No entanto, por ora, não se sabe qual seria o gatilho para fazer o mecanismo entrar em ação.
macOS Catalina: cinco destaques do sistema da Apple para computadores e notebooks
O que você está lendo é [Malware 'misterioso' infecta mais de 30 mil Macs; entenda o caso].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments