Vai comprar um Chromebook? Veja dicas para escolher o modelo ideal

Chromebooks são notebooks de entrada que trazem Chrome OS, sistema operacional da Google. Disponíveis por um preço mais baixo frente a laptops tradicionais, os computadores vêm com hardware básico e são oferecidos por marcas como Samsung e Acer no Brasil. Os produtos são ideias para quem deseja realizar tarefas simples no dia a dia, como navegar pelo Chrome e editar documentos no Google Docs, entre outros exemplos.

Antes de comprar, é importante atentar a alguns detalhes como o tipo de armazenamento utilizado e as entradas disponíveis. Pensando nisso, o 💥️TechTudo reuniu algumas dicas que podem ajudar você a escolher o Chromebook ideal.

Notebook para estudar: veja opções por até R$ 2.500 para comprar em 2023

Chromebook Spin 713 da Acer promete um bom desempenho para o dia a dia — Foto: Divulgação/Acer 1 de 3 Chromebook Spin 713 da Acer promete um bom desempenho para o dia a dia — Foto: Divulgação/Acer

Chromebook Spin 713 da Acer promete um bom desempenho para o dia a dia — Foto: Divulgação/Acer

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Defina seu tipo de uso

Primeiramente, é fundamental considerar qual a principal aplicação que será dada ao Chromebook, uma vez que dispositivos do tipo tendem a oferecer um desempenho mais baixo quando comparados a notebooks convencionais. As limitações não estão apenas no hardware, com processadores Celeron, da Intel, ou AMD A4, mas também no software.

O Chrome OS oferece alternativas para boa parte dos apps mais comuns, como editor de textos, planilhas e navegadores. No entanto, quem utiliza algum programa específico do Windows pode acabar tendo alguma dificuldade para utilizar o sistema alternativo do Google. Mas, se você precisa de um computador para pesquisas em sites e troca de e-mails, um Chromebook deve dar conta.

Veja as entradas disponíveis

Os Chromebooks também não oferecem uma quantidade tão generosa de portas e conexões. Isso acontece principalmente pela proposta de oferecer um design mais compacto nos dispositivos. De qualquer forma, ao menos uma porta USB e leitor de cartões SD o equipamento precisa ter, afinal, a experiência com o touchpad não agrada a todos os usuários. Além disso, a possibilidade de expansão do armazenamento é fundamental. Para quem pretende utilizar um monitor secundário, também vale ficar atento à presença de uma entrada HDMI.

Chromebooks contam com número limitado de conexões — Foto: Divulgação/Samsung 2 de 3 Chromebooks contam com número limitado de conexões — Foto: Divulgação/Samsung

Chromebooks contam com número limitado de conexões — Foto: Divulgação/Samsung

Atenção ao processador

Ao verificar as especificações dos Chromebooks, fica fácil entender porque os dispositivos possuem um preço mais acessível. O hardware dos dispositivos com Chrome OS é muito parecido ao que era oferecido nos netbooks, produtos de entrada para tarefas básicas.

O Chrome OS é muito menos exigente em relação ao Windows, mas, ainda assim, é preciso levar em conta que os processadores Intel Celeron e AMD A4 utilizados em boa parte dos equipamentos não costumam oferecer uma vida útil muito grande com seus dois núcleos e clocks baixos.

Notebook: dicas para resolver os principais problemas do teclado

O que você está lendo é [Vai comprar um Chromebook? Veja dicas para escolher o modelo ideal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...