Pokémon Red e Blue completam 25 anos; veja curiosidades sobre os jogos

Pokémon Red e Pokémon Blue (Green, no Japão), lançados pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1996, são dois dos cartuchos mais populares de Gameboy. Embora tenham chegado ao mercado quando o console portátil da Nintendo já estava para sair de linha, os títulos venderam cerca de 31 milhões de unidades e são considerados clássicos até hoje.

Em comemoração aos 25 anos dos dois jogos, o 💥️TechTudo preparou uma lista com dez curiosidades sobre eles. Vale lembrar que, em Pokémon Red e Blue, jogadores podem capturar até 151 espécies de monstrinhos e precisam desafiar oito líderes de ginásio.

Os dez jogos com as histórias mais estranhas do mundo

Pokémon Red & Blue/Green foram os games mais vendidos da franquia, com mais de 30 milhões de unidades — Foto: Reprodução/Pokémon 1 de 10 Pokémon Red & Blue/Green foram os games mais vendidos da franquia, com mais de 30 milhões de unidades — Foto: Reprodução/Pokémon

Pokémon Red & Blue/Green foram os games mais vendidos da franquia, com mais de 30 milhões de unidades — Foto: Reprodução/Pokémon

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Os monstrinhos de cada versão

Uma das poucas diferenças entre o Red e o Blue são os monstrinhos disponíveis em cada versão. Ekans, Arbok, Oddish, Gloom, Vileplume, Mankey, Primeape, Growlithe, Arcanine, Scyther e Electabuzz são exclusivos de Pokémon Red. Já Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Magmar e Pinsir só podem ser encontrados no Blue. A ideia, na época, era que os jogadores usassem o cabo do Gameboy para trocar Pokémon de cada uma das edições para a outra.

Pokémon Red e Blue: alguns Pokémons só estão disponíveis em um dos dois jogos — Foto: Reprodução/Clercio Rodrigues 2 de 10 Pokémon Red e Blue: alguns Pokémons só estão disponíveis em um dos dois jogos — Foto: Reprodução/Clercio Rodrigues

Pokémon Red e Blue: alguns Pokémons só estão disponíveis em um dos dois jogos — Foto: Reprodução/Clercio Rodrigues

2. O mistério do "Missingno"

Missingno é um dos erros mais famosos das versões Red e Blue. Ele acontecia quando o jogo tentava acessar os dados de um monstro que, na realidade, não existia, e aí colocava o jogador para batalhar contra um Pokémon repleto de bugs. Na maior parte dos casos, essa criaturinha aparecia na forma de uma imagem cheia de pixels embaralhados.

Bug do Missingno pode corromper dados de Pokémon Red e Blue — Foto: Reprodução/Somos Nerds 3 de 10 Bug do Missingno pode corromper dados de Pokémon Red e Blue — Foto: Reprodução/Somos Nerds

Bug do Missingno pode corromper dados de Pokémon Red e Blue — Foto: Reprodução/Somos Nerds

Esse bug pode ser reproduzido até hoje. Para encontrar o Missingno, você deve ter um Pokémon com as habilidades Surf e Fly. Depois, é necessário ir até Viridian e pedir para que o personagem encontrado lá ensine a capturar monstros selvagens. O próximo passo é voar para a ilha de Cinnabar e ficar nadando até encontrar o Pokémon "bugado". Batalhar com ele multiplicará o sexto item da sua mochila. No entanto, tome cuidado: capturar o bug pode corromper os dados do seu jogo.

3. Mudanças da versão Yellow

Lançado em 1998, Pokémon Yellow é uma versão especial da primeira geração de jogos da franquia. Embora seja ainda muito parecido com Red e Blue, o enredo e personagens de Yellow são adaptados para seguir os episódios do desenho animado. A mudança mais importante aparece logo na primeira parte do jogo: em vez de escolher entre Charmander, Bulbasaur e Squirtle, o jogador é obrigado a começar com Pikachu.

Pokémon Yellow acompanha os eventos do desenho animado — Foto: Reprodução/Clercio Rodrigues

4. Zerando pelo Twitter

O programador Constantin Liétard usou o Twitter para zerar Pokémon Red coletivamente. Usando seus conhecimentos, utilizou uma ferramenta que usava comentários de um tweet como controle de um emulador. A foto do perfil funcionava como a "tela" coletiva, mostrando o comando mais recente do jogo. Assim, a cada 15 segundos, a mensagem mais enviada na rede social determinava o rumo do game. O perfil precisou de 40 dias e mais de 90 mil comentários para derrotar a Elite dos 4.

Programador conseguiu jogar Pokémon Red pela rede social — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro 4 de 10 Programador conseguiu jogar Pokémon Red pela rede social — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Programador conseguiu jogar Pokémon Red pela rede social — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

5. Ideias abandonadas

Durante o desenvolvimento de Pokémon Red e Blue, muitas ideias foram deixadas para trás. Artes conceituais mostram que o visual de vários monstros poderia ter sido diferente, e que os jogos da primeira geração poderiam ter contado com uma protagonista feminina. Entre as ideias abandonadas, lutar com os mesmos treinadores várias vezes era uma possibilidade. Na época, no entanto, os desenvolvedores acharam que isso faria dos jogos muito mais fáceis e repetitivos.

Imagem antiga mostra personagem feminina em Pokémon Red e Blue — Foto: Divulgação/Nintendo 5 de 10 Imagem antiga mostra personagem feminina em Pokémon Red e Blue — Foto: Divulgação/Nintendo

Imagem antiga mostra personagem feminina em Pokémon Red e Blue — Foto: Divulgação/Nintendo

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

O que você está lendo é [Pokémon Red e Blue completam 25 anos; veja curiosidades sobre os jogos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...