Golpes de doação de dinheiro: seis dicas para fugir de fraudes online

As doações de dinheiro online ganharam popularidade em meio à pandemia como ferramenta de arrecadação para causas na impossibilidade de campanhas presenciais. Esse tipo de contribuição costuma ser realizado em plataformas especializadas, que intermediam as transações e garantem que o valor oferecido pelos doadores de fato chegará nas mãos de quem criou a campanha.

1 de 3 Veja dicas para prevenir golpes ao fazer doações por meio de plataformas online — Foto: Pond5

Veja dicas para prevenir golpes ao fazer doações por meio de plataformas online — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Verifique a identidade do autor

Antes de fazer qualquer doação, é importante checar se o autor da campanha de arrecadação é realmente quem diz ser. Dados como foto, e-mail e cidade da campanha podem dar dicas sobre a veracidade da pessoa, mas também desconfie de campanhas elaboradas por autores em cidades distintas da destinação da doação.

Por exemplo, se a campanha visa a arrecadar fundos para a cirurgia de alguém na cidade de Belo Horizonte, uma campanha iniciada em Pelotas pode não ser verdadeira. Além disso, vale investigar o CNPJ da empresa, caso se trate de uma instituição formal.

2. Certifique-se que a entidade, projeto ou ONG é confiável

Arrecadações promovidas por projetos ou ONGs, embora aparentemente confiáveis, também podem ocultar golpes, caso o doador não conheça a instituição. Nesses casos, vale pesquisar também a reputação da entidade no Google. Procure verificar informações como a data de criação, o que faz, se existe algum trabalho relevante associado à entidade e se o local presta contas de outras campanhas já realizadas anteriormente.

Quatro dicas para proteger suas informações online

5. Pesquise se existem notícias e denúncias sobre aquele projeto

Além de pesquisar sobre a veracidade da campanha no Google, vale também checar com pessoas próximas se conhecem ou se já efetuaram alguma doação ao projeto, para esclarecer dúvidas. Segundo especialistas como Cássio Rosas, Head de Marketing da Wiboo, plataforma de engajamento online com base em moeda digital, o usuário deve obter referências e recomendações para esclarecer dúvidas sobre a campanha antes de doar.

Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, podem ser importantes ferramentas para conferir se há queixas de outros usuários que já doaram por meio de determinada plataforma ou para a mesma instituição ou pessoa.

Verifique se instituição tem queixas de doadores no Reclame Aqui — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo 3 de 3 Verifique se instituição tem queixas de doadores no Reclame Aqui — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

Verifique se instituição tem queixas de doadores no Reclame Aqui — Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo

6. Confira o número de doações e valores já existentes

Uma das tentativas de fraude mais comuns em arrecadações virtuais é o uso de campanhas de grande repercussão em versões duplicadas por golpistas. Por isso, embora a campanha seja de conhecimento amplo na Internet, verifique atentamente se não se trata de uma cópia feita com o intuito de induzir doadores desavisados. Campanhas clonadas possuem o mesmo título como uma forma de enganar possíveis doadores.

Uma das formas interessantes de comprovar se a campanha é oficial é conferindo o número de doadores e valores já existentes na campanha. Vale lembrar que, em campanhas de grande destaque, é pouco provável que você seja o primeiro doador.

O que você está lendo é [Golpes de doação de dinheiro: seis dicas para fugir de fraudes online].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...