The Legend of Zelda: relembre principais jogos nos 35 anos da franquia

Há 35 anos, o jogo The Legend of Zelda era oficialmente lançado para NES. De lá para cá, já são quase 20 títulos criados, com games que marcaram a história dos consoles da Nintendo, como o Super Nintendo (SNES), Game Boy Advance e o Wii. A narrativa gira em torno da história de Link, um herói que possui relação próxima com a princesa Zelda e é responsável por proteger o reino de Hyrule e a Triforce, uma relíquia deixada pelas deusas criadoras do reino.

A franquia, assim como Super Mario, Donkey Kong, Pikimin e outros grandes sucessos da Nintendo, foi criada por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, e figura entre os jogos de maior sucesso da história, em números de vendas e notas em avaliações. Confira a seguir uma lista com os cinco maiores sucessos de vendas da franquia que há gerações ganha o coração dos fãs de videogame.

Nintendo Direct: Zelda Skyward Sword e Splatoon 3 são destaques do evento

Além de ser um clássico, o jogo melhor avaliado em toda a história do Metacritic é da franquia The Legend of Zelda, classificada por muitos como uma das melhores de todos os tempos — Foto: Divulgação/Nintendo 1 de 6 Além de ser um clássico, o jogo melhor avaliado em toda a história do Metacritic é da franquia The Legend of Zelda, classificada por muitos como uma das melhores de todos os tempos — Foto: Divulgação/Nintendo

Além de ser um clássico, o jogo melhor avaliado em toda a história do Metacritic é da franquia The Legend of Zelda, classificada por muitos como uma das melhores de todos os tempos — Foto: Divulgação/Nintendo

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

The Legend Of Zelda

Com uma narrativa simples mas bastante atrativa, The Legend of Zelda mostra a aventura do jovem Link em busca dos fragmentos da Triforce da Sabedoria, escondidos pela princesa Zelda em masmorras secretas ao redor da terra. Além de coletar os itens, os objetivos do nosso herói não fogem do grande clichê dos games clássicos: salvar a princesa Zelda e derrotar o grande vilão Ganon.

Há 35 anos era lançado o primeiro jogo de uma franquia que marcaria a história da indústria de games: The Legend of Zelda — Foto: Divulgação/Nintendo 2 de 6 Há 35 anos era lançado o primeiro jogo de uma franquia que marcaria a história da indústria de games: The Legend of Zelda — Foto: Divulgação/Nintendo

Há 35 anos era lançado o primeiro jogo de uma franquia que marcaria a história da indústria de games: The Legend of Zelda — Foto: Divulgação/Nintendo

Originalmente lançado para NES, o título recebeu adaptações para Game Cube e Game Boy, além de estar disponível no Virtual Console no Wii, Wii U e 3DS. Também é possível jogar o primeiro lançamento da saga no Nintendo Switch, já que ele é um dos 30 jogos do NES Classic Edition, disponível por meio da assinatura do Nintendo Switch Online.

Sucesso comercial e de crítica, The Legend of Zelda não somente é o primeiro jogo da franquia como também carrega o nome da mesma. O jogo, lançado em 1986, se tornou um clássico atemporal, e somando as várias versões do RPG foram mais de 6,5 milhões de cópias vendidas, tornando o game personagem constantemente entre as listas de melhores jogos de todos os tempos.

The Legend Of Zelda: A Link to the Past

Figurando entre os melhores desempenhos de vendas da franquia The Legend Of Zelda, A Link to the Past ultrapassou a marca de 4,6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O jogo, lançado em 1991, faz parte de uma linha do tempo específica, na qual Link foi derrotado por Ganon e, por isso, a narrativa do game se passa antes do espaço temporal retratado no jogo original.

Embora tenha sido apenas o terceiro lançamento da franquia, The Legend Of Zelda: A Link to the Past faz parte de uma linha do tempo específica do jogo, e por isso se passa anos antes dos dois primeiros títulos da série — Foto: Divulgação/Nintendo 3 de 6 Embora tenha sido apenas o terceiro lançamento da franquia, The Legend Of Zelda: A Link to the Past faz parte de uma linha do tempo específica do jogo, e por isso se passa anos antes dos dois primeiros títulos da série — Foto: Divulgação/Nintendo

Embora tenha sido apenas o terceiro lançamento da franquia, The Legend Of Zelda: A Link to the Past faz parte de uma linha do tempo específica do jogo, e por isso se passa anos antes dos dois primeiros títulos da série — Foto: Divulgação/Nintendo

Diferente de seus antecessores, o terceiro título do jogo clássico da Nintendo não foi lançado para NES, mas teve a sua versão original destinada ao Super Nintendo. O jogo ainda foi disponibilizado para Game Boy e Virtual Console (Wii e Wii U), além de fazer parte da biblioteca do Nintendo Switch Online.

The Legend Of Zelda: Ocarina of Time

Detentor de uma série de prêmios e indicações, Ocarina of Time se destaca de forma incontestável. Isso porque ele apresenta excelentes avaliações em agregadores de críticas, incluindo a melhor avaliação já publicada no Metacritic, atingindo a nota 99 de 100.

O jogo, lançado em 1998 para o Nintendo 64, possui jogabilidade simples que passeia entre batalhas em terceira-pessoa e exploração do mapa para a realização de tarefas secundárias. Além disso, o título apresenta uma narrativa diretamente ligada à sua trilha sonora, utilizando a sonorização como forma de intensificar os momentos de ação e evidenciar o clímax do game.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos maiores jogos de todos os tempos, com a melhor avaliação da história do Metacritic — Foto: Reprodução/Thiago Barros 4 de 6 The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos maiores jogos de todos os tempos, com a melhor avaliação da história do Metacritic — Foto: Reprodução/Thiago Barros

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos maiores jogos de todos os tempos, com a melhor avaliação da história do Metacritic — Foto: Reprodução/Thiago Barros

Um dos pontos altos do jogo está no elemento que nomeia o título: a Ocarina do Tempo, presente dado à Link pela Princesa Zelda. Ao longo do jogo, o protagonista aprende doze melodias tocadas na ocarina, e é a partir delas que o nosso herói consegue solucionar puzzles e viajar entre locais chaves visitados previamente no jogo. Graças ao sucesso do jogo, a popularidade do instrumento de sopro cresceu exponencialmente, tornando-o objeto de desejo para os fãs da série.

Mesmo com o enredo simples e bastante semelhante aos clássicos títulos de RPG, Ocarina of Time foi um grande sucesso de vendas e bateu a comercialização de 7,6 milhões de cópias. Embora produzido originalmente para Nintendo 64, o game também apresenta versões para GameCube e Virtual Console, podendo ser jogado no Wii e no Wii U, além de uma remasterização para Nintendo 3DS.

Nintendo Switch: vale a pena comprar o console?

O que você está lendo é [The Legend of Zelda: relembre principais jogos nos 35 anos da franquia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...