Dez jogos indie brasileiros para você conhecer em 2023
No Brasil, o mercado de jogos indie vive uma crescente notável nos últimos anos, destacada por nomes como Dandara: Trials of Fear, Blazing Chrome e A Lenda do Herói. Os games alcançaram renome fora do país, e, hoje, a perspectiva é de que cada vez mais projetos promissores e banhados em criatividade venham à luz em solo nacional.
Apenas neste primeiro trimestre, títulos como Dandy Ace e Kaze and the Wild Masks conquistaram a mídia especializada e são exemplos que ressaltam a competência dos desenvolvedores brasileiros. A temporada de lançamentos, no entanto, está apenas começando. Veja, na lista a seguir, dez jogos indie brasileiros para você conhecer em 2023.
Oito coisas sobre jogar videogames que você provavelmente não sabia
1 de 6 Pocket Bravery, Asleep, Unsighted e mais: conheça os jogos indie brasileiros de 2023 — Foto: Reprodução/Bruno MagalhãesPocket Bravery, Asleep, Unsighted e mais: conheça os jogos indie brasileiros de 2023 — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Kaze and the Wild Masks
Desenvolvido pelo estúdio PixelHive, de Porto Alegre, Kaze and the Wild Masks apela aos fãs de jogos de plataforma 2D com suas grandes semelhanças com a trilogia Donkey Kong Country, um dos maiores ícones do gênero. Ele foi lançado em 26 de março para PC (via Steam), PlayStation 4 (PS4), Xbox One e Nintendo Switch.
No game, o personagem-título deve salvar seu amigo Hogo de uma terrível maldição que caiu sobre o arquipélago Crystal Islands e transforma os vegetais em criaturas enfurecidas. Para dar conta do problema, é preciso coletar as chamadas Wild Masks, que concedem poderes de tigre, águia, lagarto e tubarão ao protagonista para superar os obstáculos únicos de cada estágio.
2 de 6 Kaze é um carismático coelho que brilha em um dos primeiros lançamentos indie brasileiros de 2023 — Foto: Divulgação/SteamKaze é um carismático coelho que brilha em um dos primeiros lançamentos indie brasileiros de 2023 — Foto: Divulgação/Steam
Kaze and the Wild Masks chama a atenção, também, pelo seu estilo artístico em pixel art, com animações fluidas. Além disso, o título interessa pelo seu fator replay, pois oferece recompensas aos jogadores que cumprirem todos os requisitos ao término das fases.
2. Dandy Ace
Influenciado pelo sucesso de Hades, Dandy Ace é um novo rogue-like com ambientação em um mundo mágico e cheio de personalidade. Na trama, o Ilusionista de Olhos Verdes, Lele, cede à ganância e aprisiona o incrível herói Dandy Ace em um espelho amaldiçoado. Agora, o protagonista deve atravessar o palácio do vilão, combinando habilidades especiais de cartas enquanto avança pelas salas.
3 de 6 Dandy Ace, do estúdio brasileiro Mad Mimic, traz muita ação no estilo roguelike no PC e consoles — Foto: Divulgação/SteamDandy Ace, do estúdio brasileiro Mad Mimic, traz muita ação no estilo roguelike no PC e consoles — Foto: Divulgação/Steam
A promessa do game está nas mais de mil combinações possíveis, que possibilitam aos jogadores criar seus próprios estilos. As fases também sempre mudam a cada jogatina, tornando a experiência fresca a cada nova tentativa. Caso o jogador morra, ele consegue aproveitar algumas melhorias permanentes para ajudar no seu caminho rumo ao Ilusionista de Olhos Verdes.
O game foi desenvolvido pelo estúdio paulista Mad Mimic, conhecido também por No Heroes Here. Hoje, está disponível para PC (via Steam), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
3. Guns N’ Runs
Primeiro lançamento do estúdio carioca Statera, Guns N’ Runs é uma experiência desafiadora que mira entusiastas de . O jogo busca inspiração em nomes como Mega Man, Metal Slug, Super Meat Boy e Celeste para entregar 200 desafios e 23 batalhas contra chefões — todas muito dinâmicas e criativas. No momento, Guns N’ Runs está disponível somente no Steam.
Na história, o jogador assume controle de membros do Esquadrão Conspiracy, que são enviados para uma missão de invasão em um bunker misterioso no deserto do Atacama, no Chile. O local é comandado por um tecnopata terrorista chamado Adrian, que é o principal suspeito do sequestro de uma outra tecnopata chamada Sofia, ocorrido há 17 anos.
4 de 6 Runs N' Guns apresenta até 200 salas com desafios intensos para serem superados — Foto: Reprodução/Bruno MagalhãesRuns N' Guns apresenta até 200 salas com desafios intensos para serem superados — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
De início, quatro personagens com habilidades especiais únicas estão disponíveis, enquanto outros quatro são desbloqueáveis. O gameplay apresenta comandos simples, como atirar, pular e dash, mas a curva de dificuldade exige cada vez mais precisão em uma corrida contra o tempo – que é, inclusive, o principal empecilho ao longo das fases.
4. Pocket Bravery
Também desenvolvido pela Statera Studio, Pocket Bravery é abraçado como o principal carro-chefe do estúdio. Ele foi o primeiro projeto anunciado pela desenvolvedora, sendo revelado muito antes de Guns N’ Runs. Descrito como um jogo de luta com visual SD (Super Deformed), o game é totalmente desenhado à mão, em pixel art, e conta com um sistema de combate baseado em clássicos dos anos 90 – como The King of Fighters, por exemplo.
5 de 6 Pocket Bravery é um jogo de luta brasileiro com belos gráficos em pixel art e inspirado em clássicos dos anos 90 — Foto: Divulgação/Statera StudioPocket Bravery é um jogo de luta brasileiro com belos gráficos em pixel art e inspirado em clássicos dos anos 90 — Foto: Divulgação/Statera Studio
Entre as mecânicas de gameplay já confirmadas, estão corrida, , recuperação rápida e pulo normal e longo. Todos os personagens têm poderes que variam de especiais a super especiais, incluindo também super cancelamentos e mecânicas originais que os diferenciam entre si. Tudo isso é parte de uma jogabilidade dinâmica e responsiva, com grande foco nas animações para maior fluidez durante as partidas.
A princípio, Pocket Bravery chega somente ao Steam, com lançamento previsto para 2023, mas sem uma data exata divulgada. Falando com exclusividade ao 💥️TechTudo, o estúdio confirmou que um Beta está previsto para acontecer em maio, com quatro lutadores jogáveis: Nuno, Sebastian, Hadassa e Ndidi. Todos os interessados podem acompanhar notas de desenvolvimento às segundas, quartas e sextas-feiras nas redes oficiais do título.
5. Fobia - St. Dinfna Hotel
Fobia - St. Dinfna Hotel é um dos nomes mais recorrentes quando se fala em jogos indie brasileiros atualmente. Desenvolvido pela Pulsatrix Studios, ele é descrito como uma jornada imersiva de suspense e investigação, com perspectiva de gameplay em primeira pessoa. O jogador deve lidar com uma seita tecnologicamente avançada, que conduz, secretamente, experiências de aperfeiçoamento humano, com modificações genéticas e realidades paralelas.
6 de 6 Fobia é um jogo de terror brasileiro que promete muito suspense e quebra-cabeças — Foto: Divulgação/SteamFobia é um jogo de terror brasileiro que promete muito suspense e quebra-cabeças — Foto: Divulgação/Steam
Os jogadores devem encarar quebra-cabeças com resolução aleatória e desvendar os mistérios de uma grandiosa e antiga construção. Há ainda mecânicas que dão acesso a diferentes mundos, combinam itens para melhorá-los e utilizam armas para defesa contra ameaças.
Fobia ainda não tem uma data de lançamento definida, mas está em desenvolvimento para Steam, PlayStation 4, PlayStation 5 (PS5), Xbox One e Xbox Series X/S. Uma versão de demonstração está disponível para download na plataforma da Valve.
6. Unsighted
Unsighted, desenvolvido pelo Studio Pixel Punk, é um projeto que está em andamento desde 2018 e se passa em um universo Cyberpunk pós-apocalíptico. Em produção para PC e consoles, o game busca inspiração em nomes como The Legend of Zelda e Metroid, de modo que recompensa os jogadores pela exploração e conhecimento do cenário.
Na história, controlamos Alma, uma robô que vive em uma corrida contra o tempo para não se tornar uma Unsighted, que funciona como um zumbi robótico gerado pela escassez de Anima, a energia que dá consciência às máquinas. Após um meteoro de energia atingir Arcadia, a raça humana começou a explorar a fonte de força indispensável aos robôs, e a protagonista agora tem o dever de salvar a sua raça.
Among Us: veja curiosidades e 'segredos' sobre o game
O que você está lendo é [Dez jogos indie brasileiros para você conhecer em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments