Como transformar a sala de TV em cinema

Montar um cinema em casa é possível. O usuário precisa combinar um televisor ou projetor com um bom sistema de áudio, o que deve garantir maior qualidade possível na reprodução de conteúdos seja por streamings como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video ou Youtube ou Blu-ray. O 💥️TechTudo preparou uma série de dicas para ajudar você a montar um espaço para curtir filmes e séries.

DirecTV Go: saiba como baixar o app na Smart TV

Smart TV é uma boa opção para quem não tem muito espaço disponível na sala de TV — Foto: Reprodução/LG 1 de 7 Smart TV é uma boa opção para quem não tem muito espaço disponível na sala de TV — Foto: Reprodução/LG

Smart TV é uma boa opção para quem não tem muito espaço disponível na sala de TV — Foto: Reprodução/LG

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Projetor ou smart TV?

The Premiere da Samsung é um exemplo do projetor 4K que não precisa de espaços abertos; único porém é o preço — Foto: Divulgação/Samsung 2 de 7 The Premiere da Samsung é um exemplo do projetor 4K que não precisa de espaços abertos; único porém é o preço — Foto: Divulgação/Samsung

The Premiere da Samsung é um exemplo do projetor 4K que não precisa de espaços abertos; único porém é o preço — Foto: Divulgação/Samsung

O primeiro passo é resolver qual tipo de dispositivo você irá usar. Projetores são mais interessantes para espaços maiores, em que você pode reservar uma parede para usar de telona para seu cinema caseiro, além de garantir que o produto pode ficar na distância correta da superfície de projeção. Alguns projetores precisam de um espaço maior, mas há modelos que podem ficar mais perto da parede, permitindo assim sua adoção até mesmo em apartamentos.

Outro ponto relacionado a projetores é que esses equipamentos tendem a oferecer margens de brilho e contraste inferiores ao que é possível com um televisor de boa qualidade. Nesses casos, para extrair a melhor experiência, você terá que garantir que o cômodo fica bastante escuro na hora de projetar. Além disso, projetores 4K no Brasil não são tão comuns e aparecem mais caros no mercado.

TVs são menos sensíveis à distância e dimensões da sua sala ou quarto, mas ainda assim é bom ter em mente as margens consideradas ideais de distância da tela para aproveitar o máximo da resolução oferecida pelo display.

Outro fator que você deve considerar é o nível de integração e oferta de recursos que o dispositivo oferece. Smart TVs recentes com sistemas operacionais mais completos terão acesso descomplicado a apps e serviços, além de permitirem que você espelhe a tela do celular no display.

Projetores com acesso a apps e serviços também existem, mas é comum que marcas menos conhecidas usem versões do Android mais defasadas nessas plataformas.

2. Compre um sistema de som adequado

Home Theater de múltiplos canais vai custar mais e impor algumas dificuldades de instalação — Foto: Divulgação/LG 3 de 7 Home Theater de múltiplos canais vai custar mais e impor algumas dificuldades de instalação — Foto: Divulgação/LG

Home Theater de múltiplos canais vai custar mais e impor algumas dificuldades de instalação — Foto: Divulgação/LG

A experiência de cinema não é só a imagem em tela grande: você também precisa investir em um bom sistema de som. O mais recomendado é que você opte por um home theater. Com múltiplos canais, (oito nos modelos mais avançados) você pode montar um sistema com suporte a áudio direcional. Essa tecnologia, quando usado com conteúdo compatível no seu televisor, deve proporcionar a mesma sensação da sala de cinema, com som vindo de todas as direções conforme o mapeamento de som do filme ou série que você está assistindo.

A grande restrição no uso de um home theater é a questão da montagem e instalação. Você precisará de espaço para posicionar corretamente cada um dos speakers, além de algum jogo de cintura com cabos. Outro detalhe acerca da adoção de um home theater é o preço: um modelo 5.1 (seis canais de áudio, portanto) custa a partir de R$ 1.200 no momento. Opções com mais canais e som melhor são ainda mais caras.

Uma boa soundbar pode ser mais fácil de instalar e melhorar o som do seu equipamento — Foto: Divulgação/Samsung 4 de 7 Uma boa soundbar pode ser mais fácil de instalar e melhorar o som do seu equipamento — Foto: Divulgação/Samsung

Uma boa soundbar pode ser mais fácil de instalar e melhorar o som do seu equipamento — Foto: Divulgação/Samsung

Caso o orçamento não permita, e você não tenha tanto espaço livre assim para se comprometer com um home theater completo, você pode melhorar o som da sua TV com uma soundbar. Alguns modelos até simulam áudio 3D e oferecem reforço de subwoofer para um som com graves mais realçados. Há boas opções no mercado abaixo de R$ 1.000, embora modelos com 2.1 canais e mais recursos tenham preços mais salgados.

Conheça as TVs e tecnologias que prometem bombar em 2023

O que você está lendo é [Como transformar a sala de TV em cinema].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...