Sonda da NASA prepara-se para fazer história e "tocar" o Sol na maior aproximaç&atil

A Parker Solar foi lançada em 2018 e amanhã vai voltar a fazer história, tornando-se no objeto feito por humanos mais próximo do Sol. A missão vai ajudar a esclarecer questões dos cientistas sobre o Universo Sonda da NASA prepara-se para fazer história e

💥️A sonda já tinha conquistado o seu lugar na lista de feitos históricos ao voar através da coroa solar, em 2023, enfrentando o calor extremo e a radiação do Sol e garantindo aos cientistas acesso a dados inéditos da única estrela que é possível observar de perto a partir da Terra. Agora dá mais um passo para conseguir novos dados.

💥️Amanhã, 24 de dezembro, a Parker Solar vai estar a apenas 6 milhões de quilómetros da superfície do Sol, tornando-se o objeto mais próximo de sempre da estrela central do nosso sistema solar. Para isso terá de passar os desafios da atmosfera do Sol antes de conseguir o novo recorde, colocando à prova o escudo de calor com mais de 1.370 graus celsius de temperatura.

Os cientistas só vão saber se a missão foi bem sucedida alguns dias depois, na sexta feira dia 27 de dezembro, quando recuperar a capacidade de comunicação e enviar uma mensagem sobre o seu estado de saúde.

💥️Clique nas imagens para saber mais sobre a missão da Parker Solar

A💥️ hora prevista para o ponto de maior aproximação ao sol é as 6h53, horário padrão do leste dos Estados Unidos, o que corresponde às 11h53 em Portugal (GMT) e vai ser acompanhada pela NASA a partir de Washington e do Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Maryland.

"Nenhum objeto feito pelo homem passou tão perto de uma estrela, pelo que a Parker irá realmente devolver dados de um território desconhecido", explica 💥️Nick Pinkine, gestor de operações da missão Parker Solar Probe na APL. "Estamos entusiasmados por receber notícias da sonda quando esta girar em torno do Sol".

💥️Veja o vídeo que explica como a sonda se vai aproximar do Sol 

A Parker Solar vai continuar a orbitar o Sol até setembro, mas a maior distância, para explorara a forma como o vento solar é ecelerado, e os efeitos potenciais para a Terra e a perturbação das comunicações, oferecendo ainda uma nova visão sobre as auroras boreais. A sonda orbitará o Sol num total de 24 vezes durante a missão.

Sonda Parker dá última “volta” a Vénus antes da derradeira aproximação ao Sol

Ver artigo

Desde que foi lançada, tem feito múltiplos voos orbitais e💥️ tem usado a força gravitacional de Vénus para ajustar a sua trajetória e alcançar o Sol de forma gradual. Com o objetivo de chegar à coroa solar - a atmosfera superior do Sol -, 💥️recolhe observações valiosas sobre o vento solar e outros fenómenos que têm impacto direto na Terra.

Uma 💥️descoberta notável surgiu das manobras da Parker com Vénus, graças ao Wide-Field Imager for Parker Solar Probe (WISPR). Durante um sobrevoo a 💥️11 de julho de 2023, o WISPR captou imagens de Vénus que mostraram algo inesperado: o instrumento conseguiu ver através da densa camada de nuvens da atmosfera do planeta, revelando o seu 💥️solo, que brilha no infravermelho devido ao intenso calor, de cerca de 465 °C.

O que você está lendo é [Sonda da NASA prepara-se para fazer história e "tocar" o Sol na maior aproximaç&atil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...