Nvidia lança novas placas RTX 3050 para notebooks gamer intermediários
A Nvidia anunciou as novas placas de vídeo RTX 3050 e RTX 3050 Ti para notebooks. A chegada das GPUs garante tecnologias como aceleração de Ray Tracing por hardware e suporte a DLSS 2.0 em modelos gamer intermediários. Segundo a fabricante, modelos equipados com os componentes são capazes de entregar gameplay em Full HD a 60 fps de forma estável em games como Call of Duty: Cold War e Minecraft RTX, além de performance mais expressiva em games competitivos.
As novas GPUs estão disponíveis para diferentes fabricantes, mas ainda não há previsão de chegada ao mercado. Uma delas é a Acer, que, inclusive, confirmou a vinda dos notebooks gamer Nitro 5 e Predator Helios 300 ao Brasil já com as RTX 3050 e RTX 3050 Ti, além de processadores Intel série H de 11ª geração.
Placa de vídeo para notebook: sete dicas para escolher a melhor opção
1 de 2 Notebooks com as novas GeForce RTX 3050 e RTX 3050 Ti ainda não foram confirmados no Brasil — Foto: Divulgação/NvidiaNotebooks com as novas GeForce RTX 3050 e RTX 3050 Ti ainda não foram confirmados no Brasil — Foto: Divulgação/Nvidia
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Em termos de games, o maior enfoque das placas é a cena de esports. A Nvidia afirma que notebooks com a RTX 3050 Ti poderão rodar games como Overwatch, Rainbow Six Siege (R6) e Valorant a 144 fps com latência abaixo de 25 ms em virtude da tecnologia Reflex. Quanto menor esse número, maior a vantagem em games competitivos.
Outro recurso comum às duas novas GeForce – bem como às demais RTX 30 – é a oferta do Nvidia Broadcast com suporte a Inteligência Artificial. O app se destina a quem pretende usar o notebook para fazer streaming de partidas e oferece uma série de recursos para otimizar a transmissão, como remover fundos, ruídos indesejados e ecos via IA.
2 de 2 Acer Nitro 5 está confirmado no Brasil com as novas GPUs; ainda não há previsão de lançamento — Foto: Divulgação/AcerAcer Nitro 5 está confirmado no Brasil com as novas GPUs; ainda não há previsão de lançamento — Foto: Divulgação/Acer
Segundo a Nvidia, as novas placas tornarão o acesso a Ray Tracing e DLSS 2.0 mais barato. Enquanto a primeira tecnologia engloba uma série de técnicas que visam simular o comportamento real da luz, o DLSS 2.0 usa Inteligência Artificial para aumentar a resolução final de jogos, possibilitando rodar games a resoluções nativas mais baixas, mas com qualidade de imagem superior.
Em termos de especificações técnicas, a RTX 3050 é a mais simples das duas. A placa tem 2.048 núcleos CUDA, 16 núcleos RT para Ray Tracing e 64 núcleos Tensor, usados em processamento de IA. A placa tem ainda 4 GB de RAM GDDR6. Por fim, as velocidades da RTX 3050 ficam em 1.500 MHz com turbo acionado.
A RTX 3050 Ti tem um processador gráfico formado por mais núcleos: são 2.560 CUDA, 20 RT e 80 Tensors. Com o turbo, a placa acelera a 1.485 MHz e, assim como a RTX 3050, oferece 4 GB de GDDR6 dedicados conectados por 128 bits à GPU.
O que você está lendo é [Nvidia lança novas placas RTX 3050 para notebooks gamer intermediários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments