Sete jogos muito aguardados que decepcionaram os fãs

Cyberpunk 2077, SimCity 5, Fallout 76 e Marvel’s Avengers chegaram ao mercado com a promessa de jogabilidade diferenciada, tecnologia de ponta e uma experiência única. No entanto, esses jogos fracassaram em honrar a expectativa dos fãs, com lançamentos tumultuados e conteúdo distante do que foi prometido. O 💥️TechTudo separou sete games que decepcionaram o público e os motivos para a frustração.

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Cyberpunk 2077 chegou em dezembro de 2023 com inúmeros bugs e travamentos — Foto: Divulgação/CD Projekt Red 1 de 8 Cyberpunk 2077 chegou em dezembro de 2023 com inúmeros bugs e travamentos — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Cyberpunk 2077 chegou em dezembro de 2023 com inúmeros bugs e travamentos — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

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1. SimCity 5

SimCity 5 era aguardado por 10 anos, mas os problemas fizeram com que ele desse espaço ao jogo Cities Skylines — Foto: Divulgação/Maxis 2 de 8 SimCity 5 era aguardado por 10 anos, mas os problemas fizeram com que ele desse espaço ao jogo Cities Skylines — Foto: Divulgação/Maxis

SimCity 5 era aguardado por 10 anos, mas os problemas fizeram com que ele desse espaço ao jogo Cities Skylines — Foto: Divulgação/Maxis

Sequência de uma adorada série de games de construção de cidades e estratégia em tempo real, SimCity 5 chegou em março de 2013 com a missão de reviver a franquia depois do hiato de dez anos do lançamento do último jogo. Mais ambicioso, o título usava um novo motor gráfico, prometia simulação mais aprofundada da vida em uma cidade e até continha um modo multiplayer.

Não demorou muito para que problemas sérios comprometessem a imagem de SimCity 5. Originalmente, o game exigia uma conexão com a Internet para funcionar, mas no lançamento não haviam servidores suficientes para dar conta da demanda, impedindo quem tinha o game de acessá-lo normalmente.

A má impressão com o lançamento e com o jogo em si, longe do que havia sido prometido, foram tão grandes que a série deu espaço ao game Cities Skylines, que hoje domina o gênero de construção de cidades.

2. Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 prometia um grande lançamento, mas chegou com muitos erros — Foto: Divulgação/CD Projekt RED 3 de 8 Cyberpunk 2077 prometia um grande lançamento, mas chegou com muitos erros — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Cyberpunk 2077 prometia um grande lançamento, mas chegou com muitos erros — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Apresentado como um RPG de mundo aberto de proporções épicas, história envolvente e NPCs interativos com rotinas diárias reais, Cyberpunk 2077 virou um dos jogos mais esperados da década. Muito da expectativa em torno do título teria origem no sucesso da desenvolvedora CD Projekt Red com The Witcher 3, reconhecido como um dos melhores jogos da última década.

A grande promessa de Cybrepunk 2077 logo se mostrou vazia: o jogo não apresentava o grande nível de avanço técnico prometido pelos desenvolvedores e não tinha uma série de características de jogabilidade mostradas em trailers. Além disso, o lado RPG não agradou e contou com uma história que é mais focada em ação em mundo aberto do que na narrativa complexa e de múltiplas escolhas típicas do gênero.

Para completar, o jogo apresentou performance decepcionante em Xbox One e PlayStation 4 (PS4), com problemas de estabilidade gerais e diversos bugs, o que motivou programas de ressarcimento a jogadores insatisfeitos da Microsoft e Sony.

3. Fallout 76

Fallout 76 teve começo ruim, mas estado atual do jogo é muito superior — Foto: Reprodução/TechTudo 4 de 8 Fallout 76 teve começo ruim, mas estado atual do jogo é muito superior — Foto: Reprodução/TechTudo

Fallout 76 teve começo ruim, mas estado atual do jogo é muito superior — Foto: Reprodução/TechTudo

Anunciado em maio de 2018, Fallout 76 pegou fãs da série de RPGs de surpresa com o anúncio de que, ao contrário dos jogos anteriores, o game dispensaria um modo single-player convencional e seria centrado em gameplay multiplayer. Um abaixo-assinado para a inclusão do modo para um jogador de chegou a circular, mas outros abraçaram a iniciativa e Fallout 76 virou um dos games mais esperados do ano.

No lançamento, o jogo apresentava problemas graves de performance, com travamentos constantes e bugs que, se por um lado eram hilários, por outro comprometiam completamente a experiência dos jogadores. Além de não funcionar da forma esperada, Fallout 76 foi muito criticado por conta da falta do que se fazer no game: sem NPCs, com quests simples demais e poucos atrativos, o RPG online da Bethesda teve uma chegada extremamente atribulada.

4. Anthem

Anthem foi uma tentativa de reproduzir o sucesso de Destiny e Destiny 2 — Foto: Divulgação/EA 5 de 8 Anthem foi uma tentativa de reproduzir o sucesso de Destiny e Destiny 2 — Foto: Divulgação/EA

Anthem foi uma tentativa de reproduzir o sucesso de Destiny e Destiny 2 — Foto: Divulgação/EA

Havia muita expectativa em torno de Anthem: fruto das mãos competentes da BioWare, esperava-se que o jogo oferecesse uma história rica e complexa, marcas da trilogia Mass Effect criada pela desenvolvedora. Mais que isso, o game seria uma espécie de resposta da Eletronic Arts a Destiny, oferecendo as mecânicas de jogabilidade que viraram um grande sucesso para a série da Bungie. Os principais destaques foram a gameplay com atividades para um ou mais jogadores, enfoque no aspecto comunitário, e nas mecânicas “looter-shooter”, ou seja, para acumular itens ao derrotar inimigos.

Talvez as expectativas em torno de Anthem tenham sido altas demais. Embora o jogo tenha sido bem recebido em se tratando de gráficos e jogabilidade, foi questão de pouco tempo para que jogadores percebessem quão pouco conteúdo o game oferecia: sem muito o que fazer, quem desejasse progredir no universo de Anthem precisava repetir as mesmas atividades à exaustão. História genérica e de entrega inconsistente pelo jogo, também foram alvos de críticas recorrentes.

Houve um esforço da BioWare em corrigir os problemas do jogo e trazer mais conteúdo para a experiência, algo que ocorreu em alguma medida. Entretanto, a EA, responsável pela distribuição do jogo, decidiu encerrar a evolução de Anthem, admitindo o fracasso na criação do novo Destiny.

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