Geladeira smart vale a pena? Veja cinco perguntas e respostas
A geladeira smart pode ser uma boa opção para quem busca praticidade e tecnologia para armazenar e preservar os alimentos. Os dispositivos inteligentes podem ser controlados diretamente por smartphones Android ou iPhone (iOS) e possuem funções como controle de temperatura, notificações sobre validade dos alimentos e a possibilidade de visualizar o que há dentro do aparelho mesmo sem abrir a porta. No Brasil, Samsung e LG são as principais marcas que atuam no segmento com alguns modelos à venda. As geladeiras prometem uma economia de energia de até 50% se comparadas aos eletrodomésticos comuns.
👉 Veja as melhores promoções em geladeiras no Shoptime!
É possível encontrar os produtos por diversos preços que variam de acordo com funções e capacidades. A geladeira smart Side by Side Inverter com ThinQ, da LG, pode ser adquirida por valores a partir de R$ 11.699. Já o refrigerador Inverter Frost Free French Door, da Samsung, possui três portas e custa cerca de R$ 13.699. Pensando em quem pretende comprar uma geladeira inteligente, o 💥️TechTudo separou cinco fatos para saber antes de investir no eletrodoméstico.
2 de 7 Geladeiras smart permitem funções como controle de temperatura à distância — Foto: Divulgação/LGGeladeiras smart permitem funções como controle de temperatura à distância — Foto: Divulgação/LG
Estabilizador serve para geladeira? Descubra no Fórum TechTudo
1. É possível controlar a geladeira smart pelo celular?
As geladeiras smart são aparelhos com conexão Wi-Fi que permitem ao usuário controlá-las remotamente pelo celular. Com isso, é possível verificar a temperatura, receber aviso caso a porta fique aberta e ainda programar o aparelho para gelar a uma temperatura específica. A ferramenta de ajuste da temperatura permite, por exemplo, configurar a geladeira em uma condição mais gelada pronta para receber os alimentos quando chegar do supermercado.
Os modelos de geladeira smart da LG utilizam o aplicativo ThinQ para fazer o controle via celular. No mesmo app outros dispositivos da marca também podem ser controlados, como TV e máquina de lavar roupa. Já os eletrodomésticos inteligentes da Samsung podem ser controlados pelo Smart Things, disponível nos dispositivos Android e iPhone (iOS). O app apresenta uma função para controlar o vencimento dos alimentos, além de diagnosticar problemas técnicos no aparelho e oferecer soluções simples quando for possível.
3 de 7 Geladeira da Samsung pode ser controlada pelo app Smart Things — Foto: Divulgação/SamsungGeladeira da Samsung pode ser controlada pelo app Smart Things — Foto: Divulgação/Samsung
2. Qual é o gasto médio de energia em uma geladeira smart?
As geladeiras smart também prometem maior eficiência energética quando comparadas com os modelos tradicionais. O consumo inteligente da energia pode ser associado aos sensores mais modernos dos dispositivos que prometem melhor controle da temperatura e refrigeração interna dos aparelhos. A tecnologia Inverter aplicada nestas geladeiras promete reduzir em até 50% os gastos com energia elétrica.
Dados informados pela Samsung apontam que os modelos Inverter Frost Free French Door Family Hub com Soundbar e Inverter Frost Free Smart French Door Twin Cooling Plus possuem consumo energético de 60 kWh por mês.
4 de 7 Eletrodoméstico smart traz funções capazes de economizar energia — Foto: Divulgação/SamsungEletrodoméstico smart traz funções capazes de economizar energia — Foto: Divulgação/Samsung
Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas
O que você está lendo é [Geladeira smart vale a pena? Veja cinco perguntas e respostas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments