Hades, Diablo 3 e mais: sete jogos com mortes definitivas
Jogos como Diablo 3, No Man’s Sky e Wolfenstein 2 contam com a mecânica de morte permanente. Nesse modo, a dificuldade tende a subir e entra em cena um elemento extra: não há chance de continuar caso você morra ao longo de uma batalha. Em títulos como Don’t Starve, DayZ, Hades, essa característica garante um nível de tensão constante ao gameplay, já que um erro significa a perda de itens, habilidades e todo o progresso realizado. O 💥️TechTudo separou sete games de estilos diferentes e que contam com modo permadeath.
Dez jogos de terror do gênero Survival Horror para levar susto
1 de 8 Diablo 3, jogo de RPG da Blizzard, tem modo de morte permanente; lista traz games com permadeath — Foto: Reprodução/EurogamerDiablo 3, jogo de RPG da Blizzard, tem modo de morte permanente; lista traz games com permadeath — Foto: Reprodução/Eurogamer
Procura um smartphone bom e barato na promoção? Vem ver essa oferta do AliExpress
1. Wolfenstein: The New Colossus
2 de 8 Wolfenstein: The New Colossus conta com modo opcional de dificuldade alta e morte definitiva — Foto: Divulgação/BethesdaWolfenstein: The New Colossus conta com modo opcional de dificuldade alta e morte definitiva — Foto: Divulgação/Bethesda
Disponível em PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PCs, Wolfenstein 2 (2017) conta com um modo de jogo que emprega a mecânica de permadeath. Batizado de “Mein Leben” (“Minha Vida” em alemão e um easter-egg em referência ao clássico de 1992), a dificuldade é elevada e a morte, definitiva: errar a dose em um dos vários cenários de confrontos com os nazistas do jogo pode levar você de volta ao começo do game.
Como Wolfenstein 2 é um jogo mais difícil do que os games de tiro em primeira pessoa típicos, o desafio é considerável: há diversos momentos do game em que é necessário administrar uma grande quantidade de inimigos na tela – alguns equipados com armas poderosas. O modo Mein Leben acabou famoso porque há um troféu associado e que acaba virando uma pedra no sapato dos jogadores interessados em completar o game.
2. No Man's Sky
3 de 8 Permadeath pode sair caro para quem tem muitas horas investidas em No Man's Sky — Foto: Divulgação/Hello GamesPermadeath pode sair caro para quem tem muitas horas investidas em No Man's Sky — Foto: Divulgação/Hello Games
Em uma de suas incontáveis atualizações gratuitas, No Man’s Sky (2016) ganhou um modo de jogo alternativo que oferece a mesma experiência do gameplay de sobrevivência, com o adicional de morte definitiva. No Man’s Sky não é necessariamente um jogo difícil, mas a natureza aleatória dos planetas gerados pelo game pode criar combinações terríveis de ambientes tóxicos o suficiente para surpreender mesmo jogadores experientes.
Como o jogo se desenvolve em torno da ideia de exploração e criação de itens, morrer em definitivo pode ser uma péssima notícia para quem for longe, já que acabará perdendo todo o inventário de objetos, upgrades, bases, cargueiros, veículos e naves. No Man's Sky está disponível para PS4, Xbox One e PCs.
3. Don't Starve
4 de 8 Morte permanente eleva o nível de desafio de Don't Starve — Foto: Divulgação/Klei EntertainmentMorte permanente eleva o nível de desafio de Don't Starve — Foto: Divulgação/Klei Entertainment
Um dos primeiros fenômenos do gênero de sobrevivência em mundo aberto, Don’t Starve (2013) é diferente dos jogos anteriores porque o mecanismo de permadeath aqui não é um modo de jogo: ele é o jogo. O objetivo é manter Wilson, o personagem controlado pelo jogador, bem alimentado, saudável e mentalmente estável em um mundo gerado aleatoriamente, cheio de perigos e com recursos escassos.
Don’t Starve não é um jogo fácil, já que equilibra a dificuldade na exploração de recursos, construção de bases e defesas com sorte e azar. Seu sucesso a cada tentativa varia diretamente da proximidade do personagem de recursos úteis. O game é cheio de surpresas, tende a ficar progressivamente mais difícil e morrer depois de algumas semanas de sobrevida no limite não é algo difícil de acontecer. O título está disponível para PlayStation 3 (PS3), PS4, Xbox One, Nintendo Wii U, Android, iPhone (iOS) e PCs.
4. DayZ
5 de 8 Necessidade de encontrar comida, além de zumbis e ataques de outros jogadores tornam a tarefa de nunca morrer quase impossível em DayZ — Foto: Divulgação/Bohemia InteractiveNecessidade de encontrar comida, além de zumbis e ataques de outros jogadores tornam a tarefa de nunca morrer quase impossível em DayZ — Foto: Divulgação/Bohemia Interactive
Em 2018, o jogo de sobrevivência em um mundo infestado de zumbis da Bohemia Interactive foi um dos primeiros grandes lançamentos a apostar na mecânica de morte definitiva como um diferencial. Segundo Dean Hall, designer do jogo em entrevista à revista Wired, permadeath faz com que os jogadores usem raciocínio emocional, em vez de lógico, na hora de resolver problemas.
Em DayZ, o personagem pode morrer com facilidade a partir do ataque de zumbis, pela falta de comida e água, ou pelas mãos de outros jogadores em busca de recursos, cenário de conflito bem comum no game. Na lógica do jogo, morrer representa perder não apenas o avatar completamente, mas também todos os itens e recursos carregados pelo personagem, algo que impõe não só um custo emocional à perda, mas também material. DayZ pode ser encontrado para PS4, Xbox One e PCs.
Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações
O que você está lendo é [Hades, Diablo 3 e mais: sete jogos com mortes definitivas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments