AMD anuncia novas placas de vídeo Radeon RX 6000M para notebooks gamer

A AMD anunciou sua nova linha de GPUs para notebooks da série RX 6000 durante a Computex 2023. As novas placas chegam em três versões, sendo a RX 6600M o modelo de entrada, a RX 6700M a GPU intermediária e RX 6800M a mais poderosa. Os componentes prometem aprimorar em até 2,5 vezes o desempenho da geração anterior, representando números acima dos 100 fps em notebooks com 1440p de resolução.

Além das novas placas de vídeo móveis, a fabricante também apresentou novos modelos de APUs com os Ryzen 5 5600G e Ryzen 7 5700G, além da nova solução AMD Advantage, que promete aprimorar a experiência em notebooks com CPUs e gráficos da empresa. A seguir, o 💥️TechTudo apresenta mais detalhes de todas as novidades da AMD na Computex 2023.

AMD anuncia Ryzen com Radeon integrada e promete bom desempenho em jogos

Radeon RX 6600M é nova opção de placa de vídeo AMD com Ray Tracing para notebooks — Foto: Divulgação/AMD 1 de 4 Radeon RX 6600M é nova opção de placa de vídeo AMD com Ray Tracing para notebooks — Foto: Divulgação/AMD

Radeon RX 6600M é nova opção de placa de vídeo AMD com Ray Tracing para notebooks — Foto: Divulgação/AMD

Confira uma oferta imperdível de fone de ouvido sem fio bom e barato no AliExpress

Novas placas de vídeo

As novas placas Radeon RX 6000M para notebooks utilizam a arquitetura RDNA2, que está presente nas GPUs de ponta da empresa. Além disso, é a arquitetura por trás dos gráficos dos consoles de última geração Playstation 5 (PS5) e Xbox Series S. A série promete ainda, além de um incremento em desempenho, maior eficiência energética, que, segundo a fabricante, pode ser até 43% frente às versões anteriores.

As GPUs também contam com novos recursos como AMD Infinity Cache, que promete reduzir a latência e consumo energético. Também há suporte ao DirectX Ray Tracing, que deve aprimorar os recursos de iluminação, principalmente em jogos e animações 3D. Esta é uma das tendências tecnológicas no segmento de GPUs desde a chegada da linha RTX, da concorrente Nvidia.

Ainda segundo a AMD, a RX 6800M chega como a opção mais avançada de placa de vídeo para dispositivos móveis, prometendo performance suficiente para rodar jogos com até 120 fps na resolução de 1440p – e com Ray Tracing ativado. Já a RX 6700M, intermediária, deve ficar em um máximo de 100 fps em 1440p, mantendo a qualidade visual dos games em presets altos.

RX 6800M e RX 6700M, também voltadas para notebooks, são opções mais robustas — Foto: Divulgação/AMD 2 de 4 RX 6800M e RX 6700M, também voltadas para notebooks, são opções mais robustas — Foto: Divulgação/AMD

RX 6800M e RX 6700M, também voltadas para notebooks, são opções mais robustas — Foto: Divulgação/AMD

Por fim, a RX 6600 é uma opção mais básica, indicada para resolução Full HD (1080p) a até 100 fps, sendo indicada para jogos competitivos, que não exigem tanto da qualidade visual. As novas placas trazem recursos como o Smart Access Memory, que promete acesso mais rápido à VRAM e o SmartShift Technology, que garante uma variação dinâmica entre gráficos integrados e discretos.

Ficam disponíveis ainda o Radeon Chill, voltado para regular a exibição de quadros com objetivo de economizar energia, e o FidelityFX, tecnologia de código aberto que traz padrões de rasterização de luz, efeitos de sombra e reflexo, além de ferramenta que promete auxiliar no upscaling dos títulos.

Ficha técnica AMD RX 6000M

Especificações RX 6600M RX 6700M RX 6800M Unidades computacionais 28 36 40 VRAM 8 GB - GDDR6 10 GB - GDDR6 12 GB - GDDR6 Game clock 2177 MHz 2300 MHz 2300 MHz Interface memória 128-bit 160-bit 192-bit Infinity Cache 32 MB 80 MB 96 MB Fonte: AMD deslize para ver o conteúdo

AMD Advantage Design

Desenvolvido em colaboração com fabricantes parceiros da AMD, o Advantage Design é uma promessa da marca para aprimorar o desempenho de laptops equipados com seus processadores e GPUs. Inicialmente, o recurso traz suporte a chips Ryzen 5000 combinados às novas RX 6000M.

O recurso permite que o sistema, de maneira inteligente, gerencie os recursos da GPU e suba a velocidade do armazenamento NVMe. Assim, é possível controlar a temperatura e otimizar recursos como o AMD FreeSync em displays compatíveis.

As ferramentas do AMD Advantage Design devem ser incorporadas ao AMD Software, que é a solução da empresa para gerenciamento dos recursos da GPU. Além disso, a funcionalidade pode instalar e atualizar os drivers de vídeo automaticamente, garantindo taxas de quadros mais altas e estáveis, bateria para mais de 10 horas de reprodução de vídeo e brilho acima dos 300 nits.

HP Omen é um dos notebooks que chegam com padrão AMD Advantage; produtos não estão confirmados no Brasil — Foto: Divulgação/AMD 3 de 4 HP Omen é um dos notebooks que chegam com padrão AMD Advantage; produtos não estão confirmados no Brasil — Foto: Divulgação/AMD

HP Omen é um dos notebooks que chegam com padrão AMD Advantage; produtos não estão confirmados no Brasil — Foto: Divulgação/AMD

Os primeiros notebooks com AMD Advantage devem chegar ainda em junho de 2023, mas ainda não têm previsão de chegar ao Brasil. Entre as fabricantes citadas estão a Asus, com modelos da linha ROG, Lenovo, MSI e HP, sob a marca Omen.

Novas APUs e AMD FidelityFX

Outras novidades da AMD são as novas APUs da série 5000. Combinando processador e GPU integrada, o AMD Ryzen 7 5700G chega com 8 núcleos e 16 threads, clock base de 3,8 GHz (boost de 4,6 GHz), além de TDP de 65 Watts. Já o Ryzen 5 5600G é uma APU com 6 núcleos e 12 threads, clock base de 3,9 GHz (boost de 4.4 GHz), com TDP também de 65 Watts.

Segundo a AMD, o ganho de desempenho em jogos frente a concorrentes pode chegar a ser até 2,2 vezes maior. Em produtividade, por exemplo, a promessa do Ryzen 7 é de superar o rival direto Core i7 11700, da Intel, em até 1,6 vezes. As novas APUs da AMD devem chegar ao mercado norte-americano em 5 de agosto por valores a partir dos US$ 259 (R$ 1.360,28 em conversão direta sem impostos), e ainda não têm previsão de chegar ao Brasil.

Novas APUs prometem superar modelos concorrentes em até duas vezes quanto ao desempenho — Foto: Divulgação/AMD 4 de 4 Novas APUs prometem superar modelos concorrentes em até duas vezes quanto ao desempenho — Foto: Divulgação/AMD

Novas APUs prometem superar modelos concorrentes em até duas vezes quanto ao desempenho — Foto: Divulgação/AMD

Já o AMD FidelityFX Super Resolution (FSR), outra novidade do evento, promete aprimorar a qualidade visual de jogos realizando ajustes automáticos para manter a qualidade visual e performance dos jogos de acordo com as preferências do jogador. A solução tem código aberto e se assemelha ao DLSS, da Nvidia.

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

O que você está lendo é [AMD anuncia novas placas de vídeo Radeon RX 6000M para notebooks gamer].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...