Procon-SP cobra Apple, Motorola e Samsung sobre segurança de celulares

O Procon de São Paulo informou na manhã desta quinta-feira (17) que pediu esclarecimentos da Apple, da Motorola e da Samsung sobre a segurança de celulares. A solicitação foi feita a reboque da revelação de que quadrilhas em São Paulo se especializaram no roubo de aparelhos não para vendê-los, mas sim para acessar aplicativos de bancos e instituições financeiras. O caso foi descoberto pela .

De acordo com o jornal, os criminosos se apropriam dos telefones e fazem transferências para outras contas. O prejuízo pode chegar a milhares de reais. A apurou que os bandidos conseguem burlar os sistemas de segurança dos aparelhos. Os mecanismos usados por eles permanecem um mistério.

🔎 Larissa Manoela explica o que é a operadora LariCel

Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 2 de 2 Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

As informações solicitadas pelo Procon-SP

Na nota de hoje, o órgão vinculado ao governo paulista pede uma série de informações a respeito do tema e dá prazo até 22 de junho para receber as respostas. Confira o resumo do pedido:

Conheça o iPhone 11

Também é citado o sistema Android, tido como menos seguro em termos de defesas que impeçam o acesso aos dados. O bandidos estariam particularmente interessados nos telefones que estão ligados e desbloqueados no momento do furto. Muitos deles ficam abertos no Waze.

Especialistas ponderam que versões antigas de sistemas de smartphones costumam conter brechas que podem ser usadas para invadir os dispositivos. Daí a recomendação de estar com o aparelho sempre atualizado tanto em termos de sistema quanto nos aplicativos armazenados nele.

Recentemente a Apple liberou uma atualização para modelos aposentados de iPhone e iPad por causa de uma ameaça cibernética.

O que dizem as empresas

Motorola e Samsung confirmaram ao 💥️TechTudo que receberam o ofício e que vão responder dentro do prazo. A Samsung também reforçou “o comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários cumprindo com as leis brasileiras”.

A Apple não se pronunciou até o presente momento.

Conheça as funções do novo iOS 15

O que você está lendo é [Procon-SP cobra Apple, Motorola e Samsung sobre segurança de celulares].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...