TV Toshiba: testamos a nova 4K que marca o retorno da empresa ao Brasil
Toshiba M550 é uma smart TV 4K lançada em maio de 2023 que marca o retorno da fabricante ao Brasil. Produzido em parceria com a Multilaser, o televisor concorre com opções QLED de Samsung e TCL. Isso porque o modelo traz tecnologia Quantum Dot, a exemplo do painel das rivais – mas que não leva o mesmo nome. A proporção de tela é de 95% em relação às borda do aparelho e a M550 fica disponível em versões de 55” e 65 polegadas. Seus preços oficiais vão de R$ 4.599 a R$ 6.199.
Além dos recursos de imagem, o produto traz um sistema operacional próprio chamado VIDAA, que possui aplicativo para controlar a TV pelo celular Android ou iPhone (iOS), mas deixa a desejar ao não trazer apps como Globoplay e Disney+. A integração com Alexa também chama atenção. O 💥️TechTudo testou a opção de 55 polegadas e você confere a seguir as primeiras impressões sobre a novidade.
LG revela TV OLED 4K na E3 que promete ser a melhor do mundo para jogos
2 de 7 Toshiba M550 é o retorno dos televisores da marca ao Brasil — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoToshiba M550 é o retorno dos televisores da marca ao Brasil — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
Design funcional, mas sem acabamento premium
A Toshiba M550 segue uma linha de design funcional e minimalista, com visual que, de longe, lembra a base única de TVs OLED da LG como a CX e a mais recente C1. O acabamento da base única do televisor e da parte traseira é fosco e de textura lisa, enquanto a área ao redor do display também não apresenta mais detalhes.
A instalação, no entanto, é bastante prática e não demanda conhecimentos avançados. Os aspectos físicos também ajudam no processo, com dimensões de 122 x 8 x 78 cm e 17,7 kg, segundo as informações da fabricante.
3 de 7 Solução de hardware ajuda a organizar e esconder fios — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoSolução de hardware ajuda a organizar e esconder fios — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
Outra característica é a solução para que os cabos não sejam tão visíveis, permitindo um visual mais limpo ao redor do aparelho. A "tecnologia" consiste em uma canaleta na região traseira que forma um caminho para o posicionamento dos fios e, assim, os mantêm presos longe da vista.
Como é a tela de pontos quânticos na prática?
A tecnologia utilizada no painel é o Quantum Dot, semelhante ao QLED dos modelos Samsung e TCL. Em suma, o recurso faz uso de pequenos cristais para absorver frequências de luz de um painel traseiro.
Quanto ao impacto no conteúdo, o Quantum Dot promete exibir cores mais vivas e contrastes com maior definição. No modelo M550, é possível perceber essas características sobretudo em vídeos na resolução 4K, nos quais texturas e degradê de cores são visualizados com bastante clareza. Aqui, também cabe mencionar que a imagem se alia à proporção da tela para criar uma experiência imersiva, já que a fina borda atribui a sensação de que o televisor é maior do que de fato é.
4 de 7 Sistema operacional VIDAA possui app próprio de mesmo nome — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoSistema operacional VIDAA possui app próprio de mesmo nome — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
Contudo, também há desvantagens no uso da tecnologia. Um dos aspectos dos pontos quânticos é o baixo desempenho na exibição de tons mais escuros, o que se confirmou durante os testes. Em imagens cujo preto era predominante, foi possível notar tremulações e pequenas falhas nos cantos específicos de concentração da cor.
Sistema operacional prático
O sistema operacional VIDAA é uma alternativa aos já conhecidos Android TV, Tizen e webOS. Os principais apps incluídos são Netflix, YouTube e Amazon Prime Video, mas é possível baixar outras aplicações na loja. Vale mencionar que Globoplay e Disney+, em um primeiro momento, não estão disponíveis e devem chegar ao longo de 2023 e 2022.
5 de 7 Página de aplicativos do sistema operacional VIDAA — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoPágina de aplicativos do sistema operacional VIDAA — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
A interface é bastante simples, de modo que não possui um design estilizado ou uma identidade visual marcante. O acesso aos softwares é direto e intuitivo, mas, além da praticidade, o sistema não oferece muitos atrativos que o tornem um real competidor dos OSs consolidados no Brasil.
O Modo Arte, que remete a funções semelhantes em televisores Samsung e LG, foi anunciado como um dos destaques. Apesar disso, é um detalhe que se mostrou dispensável, já que é possível carregar fotos direto do smartphone com o espelhamento de tela, por exemplo, sem limitar o usuário a uma seleção pre-determinada.
Além disso, algumas das fotografias não ocupam todo o espaço da tela, o que retira a sensação de "quadro de arte" que a funcionalidade pretende transmitir. Contudo, é interessante observar a performance da tela durante a exibição das imagens de alta qualidade.
6 de 7 Controle remoto tem design robusto segue uma linha mais tradicional — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoControle remoto tem design robusto segue uma linha mais tradicional — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
Um ponto positivo do VIDAA é seu aplicativo para smartphone, disponível para Android e iPhone (iOS). Apesar da interface também simplória, o tempo de resposta dos comandos no controle virtual é imediato à ação, respondendo com rapidez.
Desse modo, a opção pode se apresentar até mais interessante que o controle físico, uma vez que este segue uma linha híbrida entre os aparelhos tradicionais e os mais recentes. Ao mesmo tempo em que possui botões dedicados aos serviços de streaming, também inclui teclas para números, o que pode tornar o visual poluído. Por outro lado, o acessório deve agradar a consumidores que não se adaptam a controles remotos mais minimalistas.
Áudio entrega ‘som de cinema’?
O suporte ao Dolby Atmos é o grande destaque dos recursos de som da M550. Além da tecnologia, que pode ser desativada por meio das configurações, o sistema conta com uma speaker box integrada e 20 Watts RMS. O conjunto oferece áudio livre de ruídos e bastante equilibrado, sem incomodar os ouvidos em caso de aumento repentino do volume durante a reprodução de algum conteúdo. Dessa forma, não é preciso elevar muito o som para compreender diálogos ou música, mesmo em um ambiente mais amplo no qual o áudio poderia ser distorcido até chegar ao usuário.
7 de 7 Dolby Atmos pode ser ativado ou desativado nas configurações da TV — Foto: Fernanda Fialho/TechTudoDolby Atmos pode ser ativado ou desativado nas configurações da TV — Foto: Fernanda Fialho/TechTudo
Outra configuração interessante são os padrões de áudio, disponíveis nos modos Futebol, Cinema, Música, Voz e Tarde de Noite. Cada um destes otimiza o som para o tipo de conteúdo que está sendo assistido ou momento do dia, adequando-o às circunstâncias. Ainda é possível conectar fones de ouvido Bluetooth, caixas de som externas ou uma soundbar para potencializar o som.
Nesse sentido, vale mencionar que a conectividade Bluetooth 5.0 não apresentou problemas para identificar e emparelhar outros dispositivos, mas não foi possível integrar uma soundbar TCL por meio da entrada ARC do televisor.
Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2023
O que você está lendo é [TV Toshiba: testamos a nova 4K que marca o retorno da empresa ao Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments