Xiaomi registra telefone enrolável que expande para os dois lados
Uma nova patente da Xiaomi indica o que seria um celular com tela enrolável que pode ser estendida nas laterais, aumentando assim o tamanho total do display. Assim, o smartphone pode ter dois tamanhos: maior, com tela estendida, e menor, com o display recolhido nas laterais.
A divulgação da patente pelo órgão americano de registro de propriedade intelectual não confirma que o produto vai chegar ao mercado, apenas indica que a fabricante investiga a ideia.
🔎 Mi Band 6 (Xiaomi): tudo sobre preço, ficha técnica e lançamento
2 de 3 Celular teria tela enrolável capaz de ser estendida nas laterais — Foto: Reprodução/USPTOCelular teria tela enrolável capaz de ser estendida nas laterais — Foto: Reprodução/USPTO
O documento mostra a alternância entre os dois estados de tela e também descreve como o aparelho funcionaria, indicando um conjunto de engrenagens que seriam responsáveis pelo mecanismo de suporte e extensão do display.
Além da habilidade de mudar o tamanho do celular pela extensão das telas nas laterais, o projeto da Xiaomi poderia ter uma outra vantagem como diferencial: ao mudar a largura da tela, o celular mudaria também a proporção entre altura e largura do display, podendo assim assumir diferentes aspectos de tela.
Um cenário poderia envolver o dispositivo no aspecto 18:9, ou similar, no modo recolhido. Assim, mais estreito na base, ele teria o mesmo formato de um smartphone convencional atual: com tela mais alta do que larga, cabe mais informação na vertical, facilitando o uso para ler sites e ver redes sociais.
3 de 3 Tela enrolável ficaria oculta e poderia ser estendida nas laterais, aumentando o tamanho e mudando o aspecto do display — Foto: Reprodução/USPTOTela enrolável ficaria oculta e poderia ser estendida nas laterais, aumentando o tamanho e mudando o aspecto do display — Foto: Reprodução/USPTO
Mas, ao prolongar as laterais da tela, a proporção muda e o visor fica mais largo, mudando para um aspecto de 16:9, o mesmo usado em televisores e na maior parte das telas de computadores. Esse aspecto é mais indicado para entretenimento, já que séries de TV são enquadrados nesse formato.
Não é a primeira patente da Xiaomi relacionada a um possível celular enrolável: a marca já registrou estudos relacionados a um celular com tela que enrola e pode virar um smart speaker. A LG, antes de desistir dos smartphones, havia mostrado trabalho em algo parecido, enquanto que Oppo e Samsung também podem estar preparando smartphones com a tecnologia.
Huawei Mate X: tudo sobre o celular dobrável
O que você está lendo é [Xiaomi registra telefone enrolável que expande para os dois lados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments