Tudo sobre Redmi 9A: ficha técnica, preço e lançamento
O Xiaomi Redmi 9A chegou ao Brasil em 2023 sem fazer alarde e foi conquistando usuários ao longo do tempo. Reflexo disso eram as buscas na internet pelo telefone da Xiaomi, que foram bem consistentes desde setembro do ano de lançamento. Entre seus pontos principais de destaque estão a tela de 6,5 polegadas e a bateria de 5.000 mAh, que já saía na frente dos concorrentes da época. No mais, o aparelho Redmi 9A tem ficha técnica básica e conjunto de câmeras simples, e é considerado um celular de entrada.
Na época do lançamento, o Redmi 9A era vendido por R$ 1.399. Hoje em dia o preço caiu, entre novos ou usados. Vale lembrar, porém, que a fabricante é alvo de muitos produtos irregulares, ofertados principalmente em marketplaces. Além disso, a marca não oferece garantia nem suporte técnico para aparelhos nestas condições.
🔎 Qual o melhor Xiaomi? Veja três celulares poderosos à venda no Brasil
2 de 5 Xiaomi Redmi 9A traz tela imersiva de 6,5 polegadas em HD+ — Foto: Divulgação/XiaomiXiaomi Redmi 9A traz tela imersiva de 6,5 polegadas em HD+ — Foto: Divulgação/Xiaomi
📝 Xiaomi Redmi 9A com interferência: como resolver? Participe da conversa no Fórum TechTudo
Ficha técnica do Xiaomi Redmi 9A
3 de 5 Redmi 9A tem traseira texturizada e proporção 20:9, facilitando uso com uma mão só — Foto: Divulgação/Xiaomi
Redmi 9A tem traseira texturizada e proporção 20:9, facilitando uso com uma mão só — Foto: Divulgação/Xiaomi
Câmera do Redmi 9A
Assim como outras especificações, as câmeras do Xiaomi Redmi 9A são simples. O sensor traseiro único, de 13 MP, foge dos padrões atuais, que é de ter ao menos duas lentes. Para melhorar os resultados, traz foco automático por detecção de fase (PDAF) e HDR, que ajudam a ter fotos mais nítidas e claras. Uma alternativa com ficha técnica e preço parecido, mas com câmera dupla, é o Galaxy A01.
Além disso, conta com Modo Retrato, Detecção de Cena por Inteligência Artificial (AI) para aprimorar as imagens de acordo com a situação, e Efeito Caleidoscópio para fotos divertidas.
Quanto aos vídeos, são em Full HD com até 60 quadros por segundo (fps). Para as selfies, a câmera de 5 MP também tem Modo Retrato, HDR, flash na tela para iluminar as imagens, e atalho para tirar fotos com o movimento da mão.
4 de 5 Smartphone da Xiaomi tem câmera simples de 13 MP e frontal de 5 MP — Foto: Divulgação/XiaomiSmartphone da Xiaomi tem câmera simples de 13 MP e frontal de 5 MP — Foto: Divulgação/Xiaomi
Desempenho e armazenamento
O celular da Xiaomi traz processador MediaTek Helio G25, um octa-core de até 2 GHz. Para completar, são 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, que pode ser expandido com cartão microSD de até 512 GB.
Por essas especificações, ele não é um smartphone parrudo, ou indicado para jogos. Ou seja, o Xiaomi Redmi 9A não é bom para jogar Free Fire, mas pode se sair bem em tarefas que não exijam tanta potência, como navegar em redes sociais e usar aplicativos como navegadores GPS ou mensageiros.
Bateria do Redmi 9A
Um dos pontos fortes do Xiaomi Redmi 9A é a sua bateria de 5.000 mAh, que sai na frente do oferecido por concorrentes como o LG K41S (4.000 mAh). Segundo a gigante chinesa, ela aguenta até 34 dias com o celular em espera, até 19 horas de reprodução de vídeos e até 14 horas de jogos. O modelo vem com carregador de 10W e cabo na caixa.
Versão do Android e recursos adicionais
O Redmi 9A sai de fábrica com o antiquado Android 10 e a interface da marca, a MIUI 11. O modelo é dual-chip e traz conexões básicas como Bluetooth 5.0 e Wi-Fi Direct. Além disso, tem rádio FM e entrada para fones de ouvido (3,5 mm). Para desbloquear a tela, o usuário pode contar com o reconhecimento facial por IA, o que torna o acesso mais seguro.
5 de 5 Desbloqueio por reconhecimento facial é ponto de destaque no Xiaomi Redmi 9A — Foto: Divulgação/XiaomiDesbloqueio por reconhecimento facial é ponto de destaque no Xiaomi Redmi 9A — Foto: Divulgação/Xiaomi
Preço do Redmi 9A e disponibilidade
O Xiaomi Redmi 9A chegou ao país por R$ 1.399. Hoje em dia não é mais listado na loja virtual da empresa. É importante lembrar que a Xiaomi é um dos maiores alvos de contrabando de celular no Brasil, o que muitas vezes se reflete em preços muito menores do que o praticado no mercado regular.
Hands-on com o XIAOMI REDMI NOTE 11: preço, especificações e mais!
O que você está lendo é [Tudo sobre Redmi 9A: ficha técnica, preço e lançamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments