'App espião': Android detecta apenas 31% dos stalkerwares, diz pesquisa

O Google Play Protect identificou apenas 31% dos aplicativos espiões, conhecidos como stalkerwares ou spywares, em teste divulgado nesta quarta-feira (28) pela Atlas VPN. A pesquisa analisou 18 antivírus populares com o intuito de descobrir quais deles apresentam o melhor desempenho na detecção de spyware em celulares Android. O serviço de segurança nativo do Android teve o pior resultado, ficando em último lugar entre os aplicativos testados.

LEIA: Apps que roubam senha do Facebook são banidos; entenda

Pesquisa mostra que o Google Play Protect só detectou 31% de ameaças stalkerwares — Foto: Pond5 1 de 2 Pesquisa mostra que o Google Play Protect só detectou 31% de ameaças stalkerwares — Foto: Pond5

Pesquisa mostra que o Google Play Protect só detectou 31% de ameaças stalkerwares — Foto: Pond5

Mensagem "dispositivo conectado" na Google Play Store: o que é? Descubra no Fórum do TechTudo.

A análise, realizada pelos pesquisadores do instituto de pesquisa independente Av-Test na última semana, funcionou da seguinte maneira: todos os aplicativos de antivírus tiveram que identificar 29 ameaças de spyware exclusivas. A taxa de sucesso foi baseada na quantidade de spywares que o aplicativo de segurança detectou. O Google Play Protect identificou apenas nove ameaças das 29 em questão. Isso significa que o aplicativo de segurança nativo do Google teve uma taxa de sucesso de 31%.

O NortonLifeLock Norton 360 teve o segundo pior resultado entre os aplicativos de segurança avaliados. O serviço detectou 17 ameaças dos 29 spywares, o que resultou em uma taxa de detecção de 58,6%. Line Antivirus, Ikarus mobile.security e AhnLab V3 Mobile Security integram a lista dos aplicativos de segurança que obtiveram os piores resultados com um índice de sucesso de 72,4%, 79,3% e 79,3% respectivamente.

Três antivírus do estudo conseguiram detectar todas as ameaças de stalkerware plantadas pelos pesquisadores, foram eles: Antiy AVL, Bitdefender Mobile Security e Trend Micro Mobile Security. Os serviços de seguranças ESET Mobile Security e Kaspersky Internet Security para Android também apresentaram um bom desempenho. Eles deixaram de detectar uma única ameaça, garantindo uma porcentagem de sucesso de 96,6%.

Lista completa de todos os aplicativos de segurança que foram testados e a porcentagem de sucesso de cada um deles — Foto: Reprodução/Marcela Franco 2 de 2 Lista completa de todos os aplicativos de segurança que foram testados e a porcentagem de sucesso de cada um deles — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Lista completa de todos os aplicativos de segurança que foram testados e a porcentagem de sucesso de cada um deles — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Entre outros destaques do teste estão o AVG Antivirus Free e o Avast Mobile Security. Mesmo sendo serviços de segurança gratuitos, eles tiveram um desempenho melhor do que o Google Play Protect ao detectarem 82,8% das ameaças de spyware.

Em postagem sobre os resultados do teste, os pesquisadores concluíram que os antivírus mais conhecidos nem sempre vão ser os melhores para proteger o smartphone contra malwares. Além disso, eles lembram que os melhores resultados da análise são de aplicativos de segurança com um preço acessível. Bitdefender, Trend Micro, ESET e Kaspersky, por exemplo, custam cerca de US$ 10 por ano (equivalente a R$ 51,66 pela cotação do dia).

Como escolher um bom antivírus

O que você está lendo é ['App espião': Android detecta apenas 31% dos stalkerwares, diz pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...