Core i5 10300H é bom? Tudo sobre o processador 'gamer' para notebook
Core i5 10300H é um processador quad-core de décima geração da Intel muito encontrado em workstations e notebooks gamer à venda no Brasil. Entre os modelos que trazem a CPU estão Lenovo Gaming 3i, Dell G3, Acer Aspire Nitro 5, além de uma série de modelos de Avell, 2 AM e Nave. Apesar de recente, o componente já tem um sucessor direto no mercado: o Core i5 11300H, que deve ter melhorias pontuais.
O chip de décima geração promete clock máximo de 4,5 GHz e tem como destaque o suporte a tecnologias da Intel como Thunderbolt 3.0. A Intel promete capacidade suficiente para jogar a 60 fps quando aliado a uma boa placa de vídeo, e o componente traz ainda uma solução gráfica de entrada integrada. Confira a seguir mais detalhes do Core i5 10300H e saiba se ele vale a pena para você.
Como escolher um notebook em 2023? Veja o que buscar em um novo modelo
1 de 4 Core i5 de décima geração é comum em notebooks gamer disponíveis no mercado brasileiro — Foto: Divulgação/IntelCore i5 de décima geração é comum em notebooks gamer disponíveis no mercado brasileiro — Foto: Divulgação/Intel
Ficha técnica Intel Core i5 10300H
2 de 4 Dell G3 é um dos exemplos de notebooks equipados com o Core i5 10300H — Foto: Divulgação/Dell
Dell G3 é um dos exemplos de notebooks equipados com o Core i5 10300H — Foto: Divulgação/Dell
O site fez uma bateria de testes com o processador e identificou que a unidade alcança performance semelhante à de um Core i7 8750H, um hexa-core de oitava geração e top de linha daquela série.
Bons resultados em suítes de benchmark e em games indicam que o Core i5 10300H tem capacidade de se posicionar como um substituto de desktop para quem deseja um laptop mais poderoso. O agregador , por exemplo, indica que o modelo oferece performance consistente nos mais variados notebooks.
Consumo
Segundo a Intel, o Core i5 oferece uma TDP variável numa faixa de 35 a 45 Watts. TDP é um termo técnico que determina a quantidade de energia – medida em Watts – que o componente dissipa na forma de calor quando opera em um cenário de alta carga de trabalho.
No caso de notebooks, margens altas como 45 Watts não são desejáveis porque indicam um consumo maior de energia, o que compromete a portabilidade e autonomia da bateria, além de também representarem um índice elevado de calor.
3 de 4 Acer Aspire Nitro 5 também aparece em versões equipadas com o Core i5 — Foto: Divulgação/AcerAcer Aspire Nitro 5 também aparece em versões equipadas com o Core i5 — Foto: Divulgação/Acer
Por conta desses detalhes, é importante pesquisar modelos que ofereçam sistemas mais agressivos de refrigeração: eles vão diminuir o desconforto e, sendo bem sucedidos em dissipar os 45 Watts máximos, devem impedir que o Core i5 aqueça demais. Dessa forma, o processador vai manter sua vida útil e também evitar problemas relacionados ao throttling, situação em que o processador diminui a velocidade para controlar o calor e evitar travamentos e danos.
Recursos
O processador Intel vem com uma GPU integrada simples: a Intel UHD Graphics, que antecede as Iris Plus e Iris Xe, presentes em alguns modelos de 10ª e 11ª gerações, respectivamente. Além da placa suficiente para tarefas de produtividade, o chip tem compatibilidade com o Intel XTU, software de controle da fabricante para ajustar recursos referentes ao funcionamento da CPU.
De resto, a plataforma oferece algumas vantagens únicas de sistemas Intel e que podem ser motivo suficiente para justificar a escolha frente a modelos com AMD: há suporte nativo às interfaces Thunderbolt de alta velocidade, além de compatibilidade com aceleradores de cache Intel Optane.
Preços e concorrentes
4 de 4 Ideapad Gaming 3i é o notebook mais barato do momento com o Core i5 10300H — Foto: Divulgação/LenovoIdeapad Gaming 3i é o notebook mais barato do momento com o Core i5 10300H — Foto: Divulgação/Lenovo
O Core i5 10300H aparece em uma grande variedade de notebooks à venda no Brasil. A linha Liv da Avell, por exemplo, oferece o componente em boa parte dos modelos disponíveis no momento. Opções como Acer Aspire Nitro 5, Ideapad Gaming 3i, Dell G3, e versões de marcas nacionais como 2AM e Nave também apostam no processador em suas configurações de entrada.
Os preços variam conforme o notebook. No momento, identificamos o Lenovo Ideapad Gaming 3i como o computador mais barato à venda no Brasil com a CPU da Intel. Partindo de R$ 4.699, o laptop vem ainda com SSD de 256 GB e tela de 15,6 polegadas. Os gráficos, por sua vez, ficam com a GeForce GTX 1650, sendo uma alternativa interessante para jogar em Full HD.
Processadores Ryzen ainda não são tão comuns em notebooks gamer à venda no Brasil, de forma que a concorrência com o Core i5 é caseira. Opções como o Core i7 10750H, além de modelos de 11ª geração, acabam sendo as alternativas disponíveis no momento.
Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook
O que você está lendo é [Core i5 10300H é bom? Tudo sobre o processador 'gamer' para notebook].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments