Agar.io: veja cinco curiosidades sobre o jogo criado por um brasileiro

Agar.io é um MMO de estratégia com temática baseada na biologia. Nele, os jogadores controlam células circulares e devem tentar se tornar a maior entre todas da arena. Para isso, é preciso percorrer o mapa consumindo as bolas menores enquanto evitam ser consumidos pelas maiores. Criado por um brasileiro em 2015 e com grande sucesso até os dias atuais, ele foi lançado inicialmente como um jogo para navegadores e, logo depois, ganhou uma versão para compra no Steam. No mesmo ano, o game ficou disponível para Android e iPhone (iOS) através do site Miniclip. Confira, a seguir, uma lista com curiosidades sobre Agar.io.

Abandoned: conheça polêmicas e teorias do jogo de terror misterioso

Agar.io é um jogo multiplayer online criado por um brasileiro que faz sucesso desde 2015 — Foto: Divulgação/MiniClip 1 de 6 Agar.io é um jogo multiplayer online criado por um brasileiro que faz sucesso desde 2015 — Foto: Divulgação/MiniClip

Agar.io é um jogo multiplayer online criado por um brasileiro que faz sucesso desde 2015 — Foto: Divulgação/MiniClip

Quais os melhores jogos de estratégia para IOS? Comente no Fórum do TechTudo

💥️Inspiração na biologia

Em Agar.io o seu objetivo é se tornar a maior célula de todas — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull 2 de 6 Em Agar.io o seu objetivo é se tornar a maior célula de todas — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

Em Agar.io o seu objetivo é se tornar a maior célula de todas — Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull

A ideia do jogo surgiu enquanto o seu desenvolvedor, o biólogo Matheus Valadares, observava as formas de células em um microscópio. O nome Agar.io é referência ao Ágar, que nada mais é do que o meio onde os microbiologistas realizam o cultivo das células. As arenas onde acontecem as partidas são Placas de Petri, os recipientes reais onde essa cultura é realizada.

💥️Criado por um brasileiro

Agar.io não foi o primeiro game do tipo desenvolvido por Zeach — Foto: Divulgação/Agar.io 3 de 6 Agar.io não foi o primeiro game do tipo desenvolvido por Zeach — Foto: Divulgação/Agar.io

Agar.io não foi o primeiro game do tipo desenvolvido por Zeach — Foto: Divulgação/Agar.io

O criador do game é o brasileiro Matheus Valadares, também conhecido como Zeach. Além de biólogo, Matheus também é programador. A ideia de criar o game Agar.io veio logo após a criação de outro jogo no mesmo estilo, Voar.io. O objetivo era criar espaçonaves na órbita do planeta Terra e evitar que elas colidissem com umas com as outras.

💥️O que significa .io?

Clássico Agar.io foi o game que deu início ao gênero dos jogos "io" — Foto: Reprodução/Google Play 4 de 6 Clássico Agar.io foi o game que deu início ao gênero dos jogos "io" — Foto: Reprodução/Google Play

Clássico Agar.io foi o game que deu início ao gênero dos jogos "io" — Foto: Reprodução/Google Play

O game Agar.io teve uma grande influência na popularidade dos jogos io. Tais games são basicamente jogos multiplayer casuais com visual minimalista e gameplay viciante. Em muitos deles, é necessário ir alterando a sua estratégia à medida que vai progredindo na partida.

Já a sigla “.io” nada mais é do que o código de domínios do Território do Oceano Índico Britânico, assim como os do Brasil são “.br”. Segundo Matheus Valadares, o domínio foi escolhido por formar um nome curto e simples. Depois que Agar.io e outros jogos populares do gênero optaram por esse domínio, ele acabou se tornando padrão para títulos similares.

💥️Sucesso no Brasil e em outros países

Agar.io apareceu até mesmo em um episódio da série House of Cards — Foto: Reprodução/Felipe Vinha 5 de 6 Agar.io apareceu até mesmo em um episódio da série House of Cards — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Agar.io apareceu até mesmo em um episódio da série House of Cards — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

A gameplay simples, porém competitiva de Agar.io logo atraiu muitos jogadores, que começaram a fazer transmissões na Twitch e no YouTube. Com isso, o game foi ganhando cada vez mais popularidade. Em 2015, Agar.io foi eleito o jogo mais buscado do Google e a sua versão mobile teve mais de dez mil downloads na semana do lançamento.

Um fato curioso é que ele se tornou tão popular na Turquia que, em 2015, jogadores usaram o game para manifestar a sua visão política e formar alianças com outros jogadores, nomeando as suas células com os nomes dos partidos apoiados. O ato foi tão comentado que os partidos chegaram até a usar imagens do jogo nos seus materiais de campanha.

💥️Inspirou novos jogos no mesmo estilo

Slither.io é baseado no clássico "jogo da cobrinha" — Foto: Divulgação/Google Play 6 de 6 Slither.io é baseado no clássico "jogo da cobrinha" — Foto: Divulgação/Google Play

Slither.io é baseado no clássico "jogo da cobrinha" — Foto: Divulgação/Google Play

Com o sucesso de Agar.io surgiram também títulos semelhantes, classificados como “jogos .io”. Entre alguns exemplos estão Diep.io, Surviv.io, Hexar.io, ZombsRoyale.io, Hole.io e Slither.io, sendo este último um dos primeiros lançados e até hoje um dos mais populares do gênero.

Todos eles seguem a premissa da simplicidade unida a um multiplayer competitivo. Em Slither.io, por exemplo, os jogadores controlam cobras que devem ir consumindo outras para crescer. Já em Hexar.io o objetivo é cercar o maior território em uma arena de hexágonos.

Com informações de Apple, Agar.io Fandom, GameDesigning, Kotaku

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

O que você está lendo é [Agar.io: veja cinco curiosidades sobre o jogo criado por um brasileiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...