Robôs limpam a casa e prometem bom custo-benefício; compare modelos
O robô aspirador de pó Powerbot-E VR5000RM, da Samsung, e o iRobot Roomba 675, são dois modelos comercializados no Brasil que podem oferecer bom custo-benefício. Ambos são capazes de limpar pisos frios, madeira, carpetes e até mesmo tapetes. O modelo sul-coreano promete aspirar e também passar pano por preços a partir de R$ 2.299, enquanto a versão da iRobot apenas aspira o ambiente e custa R$ 2.799.
Para quem trabalha o dia inteiro fora de casa, ambas as empresas oferecem a tecnologia de conexão Wi-Fi e a possibilidade de programar a limpeza por meio do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). Veja o comparativo a seguir entre os modelos Samsung Powerbot-E VR5000RM e iRobot Roomba 675.
👉 Robô aspirador de pó: conheça seis tecnologias curiosas do aparelho
1 de 9 Robôs aspiradores varrem e limpam até tapete; compare — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoRobôs aspiradores varrem e limpam até tapete; compare — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Wi-Fi com problemas após troca de roteador: o que pode ser? Descubra no Fórum do TechTudo
Design
Os dois robôs aspiradores possuem um design semelhante. Ambos são vendidos na cor preta e não deixam as cerdas de limpeza à mostra, como os modelos mais baratos apresentam. Um ponto que promete ser o diferencial no iRobot é o botão “clean” na parte superior, que dá o comando de fazer a varredura na casa toda.
Os dois modelos possuem perfil baixo para entrar sob móveis com menos acesso. Enquanto o iRobot tem 9 cm de altura, o Samsung possui apenas 8,5 cm. Quanto menor for o robô aspirador, mais fácil a limpeza de todas as regiões da casa.
2 de 9 iRobot Roomba 675 é revestido na cor preta e tem 9 cm de altura — Foto: Divulgação/iRobotiRobot Roomba 675 é revestido na cor preta e tem 9 cm de altura — Foto: Divulgação/iRobot
Funções
Os dois robôs possuem funções que ajudam na limpeza dos ambientes. O iRobot promete tirar toda a sujeira do chão com a tecnologia Dirt Direct, que identifica onde está mais sujo e aspira todo o local. Além disso, o robô faz conexão com o Wi-Fi e pode ser controlado pelo aplicativo próprio no celular. Ao identificar que está com pouca bateria, o aparelho volta para a base e recarrega sozinho.
Enquanto isso, o modelo da Samsung também possui uma tecnologia que identifica a melhor rota para limpeza. Ainda é possível escolher os modos em que o robô aspira a casa, como zigue zague, auto e outros. A versão também se conecta ao Wi-Fi e pode ser controlada pelo aplicativo. No fim da bateria, ele retoma à base para recarregar. No entanto, durante os testes do 💥️TechTudo o dispositivo se perdeu no ambiente em algumas ocasiões para retornar.
3 de 9 Samsung Powerbot-E VR5000RM volta à base para recarregar automaticamente — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoSamsung Powerbot-E VR5000RM volta à base para recarregar automaticamente — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Recursos extras
O robô aspirador da Samsung tende a se destacar em relação aos recursos extras. O modelo, além de aspirar a casa, possui a função de passar pano. É preciso abastecer a base com água para o robô tirar as sujeiras do chão e completar a limpeza com um pano úmido. Além disso, ele também possui a tecnologia Easy Pass, que permite subir em tapetes com até 1,3 cm de altura e fazer a limpeza do tecido.
Em contrapartida, o iRobot possui dois recursos que podem ser competitivos. O botão “clean” na parte superior permite que o modelo comece a limpeza da casa sem a necessidade de acessar o aplicativo. Além disso, ele é compatível com comando de voz por meio de assistentes virtuais. Assim, os consumidores dão a ordem para a limpeza ou para outras funções e o aparelho executa as tarefas exigidas.
4 de 9 iRobot Roomba 675 apresenta um botão na parte superior que começa a limpar a casa sem precisar acessar o aplicativo — Foto: Divulgação/iRobotiRobot Roomba 675 apresenta um botão na parte superior que começa a limpar a casa sem precisar acessar o aplicativo — Foto: Divulgação/iRobot
Ruído
Um ponto positivo que ambas as marcas prometem nos modelos Roomba 675 e VR5000RM é em relação ao som. Nenhum dos dois robôs aspiradores devem fazem muito barulho, emitindo apenas um pequeno ruído enquanto limpam o ambiente.
A preocupação de muitos consumidores é que o robô faça o mesmo barulho que os aspiradores convencionais. Apesar das fabricantes não determinarem a quantidade específica de ruído gerado, os aspiradores robôs tendem a fazer bem menos barulho que um aspirador vertical, por exemplo.
5 de 9 Samsung Powerbot-E VR5000RM tende a fazer menos barulho que aspiradores comuns — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudoSamsung Powerbot-E VR5000RM tende a fazer menos barulho que aspiradores comuns — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo
Bateria
Os dois aparelhos são recarregáveis e não precisam de pilhas ou outro tipo de componente externo para funcionar. Eles possuem uma base de carregamento que fica conectada à tomada da casa e permite que o robô volte para completar o que falta de bateria.
Em relação ao tempo de autonomia, o modelo iRobot tem aproximadamente 90 minutos de funcionamento antes que volte para a base. Já a Samsung promete mais tempo de desempenho, com até 150 minutos de limpeza.
6 de 9 iRobot Roomba 675 promete 90 minutos de funcionamento antes de voltar para a base — Foto: Divulgação/iRobotiRobot Roomba 675 promete 90 minutos de funcionamento antes de voltar para a base — Foto: Divulgação/iRobot
Cinco acessórios para casa inteligente
O que você está lendo é [Robôs limpam a casa e prometem bom custo-benefício; compare modelos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments