Facebook Ads: como funciona o recurso de anúncios
Fazer anúncios no Facebook é possível por meio do Facebook Ads, um gerenciador de mídia paga próprio da rede social. A plataforma oferece uma grande variedade de formatos de anúncios que vão além do impulsionamento de uma publicação, com opções para diversos tipos de orçamentos. Além de aparecer no feed de notícias dos usuários, esses conteúdos também são reunidos em uma biblioteca de anúncios do Facebook. O maior diferencial do serviço é a possibilidade de segmentação do público de acordo com características diversas. Confira, a seguir, mais informações de como fazer anúncios no Facebook usando o Ads.
1 de 6 Facebook Ads: como funciona o recurso de anúncios do Facebook — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Facebook Ads: como funciona o recurso de anúncios do Facebook — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Facebook Ads: se não pagar boleto, o que acontece? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
O que é e como funciona o Facebook Ads?
O Facebook Ads é um recurso que permite criar, customizar e acompanhar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram. Com a ferramenta, é possível fazer uma série de personalizações sobre campanhas e, a partir dessas informações, o Facebook Ads exibe os anúncios no feed dos usuários.
A efetividade do anúncio vai depender da combinação entre o investimento, a segmentação do público, o prazo de veiculação e o formato escolhido para a publicidade. Todos esses fatores são variáveis e devem ser pensados de acordo com a estratégia definida para a campanha.
2 de 6 Como funciona o Facebook Ads? Opções de anúncio não se limitam ao impulsionamento de publicações — Foto: Reprodução/Sabrina SouzaComo funciona o Facebook Ads? Opções de anúncio não se limitam ao impulsionamento de publicações — Foto: Reprodução/Sabrina Souza
Como anunciar no Facebook Ads?
O primeiro passo para anunciar no Facebook Ads é ter ou gerenciar uma página na rede social. Em seguida, acesse o site do recurso (www.facebook.com/business/ads), entre na sua conta e clique no botão "Criar" para iniciar o processo. A partir daí, começam as etapas de personalização da campanha. A ferramenta é intuitiva e vai oferecer opções de objetivo da campanha, segmentação de público, local de veiculação e orçamento.
Feito isso, é a hora de escolher o formato do anúncio e inserir o criativo, ou seja, a arte preparada para a divulgação. Por último, é necessário enviar o pedido e aguardar a aprovação da plataforma.
3 de 6 Galeria de anúncios Facebook: o objetivo do anúncio pode incluir desde o tráfego até uma geração de cadastros — Foto: Reprodução/Sabrina SouzaGaleria de anúncios Facebook: o objetivo do anúncio pode incluir desde o tráfego até uma geração de cadastros — Foto: Reprodução/Sabrina Souza
Dicas para otimização de anúncios
O anunciante conta com recursos do próprio Facebook Ads para otimizar suas campanhas. Uma das opções é o "Teste A/B", que possibilita experimentar posicionamentos diferentes para o mesmo anúncio. Outra possibilidade é a "Otimização do orçamento de campanha", que distribui o valor escolhido durante o período de veiculação com base nas melhores oportunidades de exibição.
A plataforma também disponibiliza ferramentas para mensuração de resultados dos anúncios. A principal delas é o pixel de conversão, que deve ser ativado na criação do anúncio. Trata-se de um código que permite acompanhar a efetividade dos anúncios fora do Facebook (um site, por exemplo). Outras métricas importantes são o "Conversion Lift", o "ROAS" (Retorno sobre Gasto) e o número de impressões.
4 de 6 O que é Facebook Ads? Teste A/B permite experimentar posicionamentos diferentes para o mesmo anúncio — Foto: Reprodução/Sabrina SouzaO que é Facebook Ads? Teste A/B permite experimentar posicionamentos diferentes para o mesmo anúncio — Foto: Reprodução/Sabrina Souza
Preços e valores disponíveis
No Facebook Ads, o próprio anunciante decide quanto quer gastar com a campanha. Alguns tipos de anúncios têm um valor mínimo de lance, mas a partir disso é possível definir o orçamento por duas modalidades: valor total gasto ou custo de cada resultado obtido. A ferramenta também oferece as opções de limite de gastos por campanha ou por conta.
Com o orçamento definido, o Facebook Ads otimizará a campanha para que ela tenha o melhor resultado dentro do teto de gastos. Vale ressaltar que, embora a quantidade investida interfira na efetividade do anúncio, esse resultado depende também de outros fatores.
5 de 6 Facebook Ads: o orçamento do anúncio é definido pelo próprio anunciante — Foto: Reprodução/Sabrina SouzaFacebook Ads: o orçamento do anúncio é definido pelo próprio anunciante — Foto: Reprodução/Sabrina Souza
O que é erro de conta no Facebook Ads?
Se for identificado algum erro na conta ao tentar acessar o Facebook Ads, ela pode ter sido desativada por dois motivos. O primeiro deles é falha de pagamento, que pode ser resolvida com a verificação das formas de pagamento cadastradas na plataforma ou adicionando um novo método para a cobrança.
A segunda causa é a não conformidade com a "Política de Publicidade" ou com os "Termos de Serviço do Facebook Ads". Isso pode acontecer pelo uso de linguagem sensacionalista ou caso uma página de destino não seja funcional, por exemplo. Sendo assim, você pode corrigir as informações ou solicitar uma análise acessando o menu “Qualidade da Conta”.
6 de 6 Facebook Ads: Caso a conta seja desativada e o usuário não concorde, é possível solicitar uma análise — Foto: Reprodução/Sabrina SouzaFacebook Ads: Caso a conta seja desativada e o usuário não concorde, é possível solicitar uma análise — Foto: Reprodução/Sabrina Souza
Com informações de Facebook Business
Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger
O que você está lendo é [Facebook Ads: como funciona o recurso de anúncios].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments