Galaxy Watch 4 pode medir gordura corporal do usuário
A nova geração de smartwatches da Samsung ganhou uma nova tecnologia que impacta diretamente na saúde dos usuários: um sistema que calcula a gordura corporal, informação que é útil para todos, mas em especial para quem leva uma vida fitness. Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 4 Classic contam com o novo sensor de análise bioelétrica de impedância. Eles foram anunciados na última quarta-feira (11), junto com os novos dobráveis da marca.
Já existem no mercado dispositivos que prometem fazer uma análise similar, como as balanças inteligentes da Xiaomi, mas a Samsung é a primeira a levar o sensor aos smartwatches. As pulseiras inteligentes Halo Band (Amazon) e TomTom Touch também oferecem análise da gordura corporal, mas em um processo diferente.
🔎 Galaxy Z Fold 3 vs Fold 2: saiba o que muda no dobrável da Samsung
Como funciona o sensor BIA
2 de 3 Medida corporal é realizada pelo Galaxy Watch 4 por meio de sensores de análise bioelétrica de impedância — Foto: Reprodução/Samsung. Editado por Willian RodriguesMedida corporal é realizada pelo Galaxy Watch 4 por meio de sensores de análise bioelétrica de impedância — Foto: Reprodução/Samsung. Editado por Willian Rodrigues
Aparelhos que fazem a análise de impedância bioelétrica – ou bioimpedância – precisam ter pelo menos dois pontos de contato com o corpo humano. O dispositivo dispara uma pequena corrente elétrica nas solas dos pés ou das mãos, e a corrente percorre todo o corpo até sair por outro ponto de contato. Como a gordura tem menos água que músculos e vísceras, é possível fazer a estimativa de percentual de gordura pelo tempo que o sinal leva para percorrer todo o caminho.
A Samsung trabalhou para encolher o dispositivo a ponto de caber num relógio inteligente. O aparelho possui dois pontos de contato com o corpo – um na parte de trás do relógio e outro nos botões laterais (exibido na figura 1 acima). Para fazer a medição, o usuário deve tocar nos botões com os dedos (figura 2), o que cria uma fraca corrente elétrica de um braço ao outro. É desta maneira que ocorre a medição (figura 3).
A Samsung prometeu uma taxa de acerto de 98%. Alguns estudos têm mostrado que, no geral, os sensores parecem funcionar bem, e são uma boa alternativa ao cálculo do índice de massa corporal (IMC). Porém, é importante deixar claro que estes dispositivos podem cometer enganos e não refletir o real estado do corpo, de acordo com a quantidade de exercícios praticados ou de água ingerida ao longo do dia. Eles não substituem equipamentos médicos.
Lançamentos do ano
No evento Galaxy Unpacked, a Samsung apresentou não só a nova família de relógios Galaxy Watch 4 e 4 Classic, como também os novos fones de ouvidos e os telefones dobráveis de grife. Os produtos devem ocupar o espaço deixado pelo Galaxy Note, que não terá atualizações em 2023.
Ficha técnica
3 de 3 Família Galaxy Watch 4 — Foto: Divulgação/SamsungFamília Galaxy Watch 4 — Foto: Divulgação/Samsung
Ambos os relógios possuem fichas técnicas similares, diferindo principalmente nas dimensões e no material.
O Galaxy Watch 4 tem as seguintes características:
Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3 são anunciados (agora resistentes à água)
O que você está lendo é [Galaxy Watch 4 pode medir gordura corporal do usuário].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments