iPhone na mira: UE quer carregador padrão para todos os eletrônicos
A União Europeia (UE) planeja apresentar em setembro uma lei que obriga o uso de um modelo de carregador padronizado dentro dos 27 países do bloco. A Apple deve ser a companhia mais impactada pela regra pois insiste no padrão Lightning para iPhone e parte do catálogo de aparelhos num momento em que a indústria caminha em direção ao USB-C. As informações foram divulgadas pela agência Reuters na última semana, a partir de uma fonte anônima.
O Parlamento Europeu votou no ano passado a favor de uma medida que propõe a padronização dos modelos de carregadores. Segundo o poder legislativo da UE, a medida reduziria o acúmulo de lixo eletrônico e traria mais conveniência aos usuários.
🔎 Seis coisas que queremos no celular do futuro
Saiba cinco fatos sobre o lançamento do iPhone 12
Um estudo de avaliação dos impactos de carregadores comuns, formulado pela União Europeia em 2023, aponta que metade dos acessórios vendidos com os smartphones na região em 2018 tinha conector microUSB (tipo B). O USB-C respondia por 29% e o Lightning, por 21%.
Um documento foi voluntariamente assinado pela Apple, Huawei, Nokia e Samsung para que os smartphones lançados a partir de 2011 fossem produzidos com base em apenas um tipo de conexão. Com isso, os eletrônicos passaram a sair de fábrica com o padrão microUSB 2.0 (tipo B). A Apple, no entanto, lançou iPhone 4 e 4S no mesmo ano com o conector de 30 pinos. Em 2012, apresentou o padrão Lightning – que segue até hoje no mercado – no iPhone 5.
2 de 2 Carregador com conexão USB-C pode se tornar padrão na Europa — Foto: Vitor Grama/TechTudoCarregador com conexão USB-C pode se tornar padrão na Europa — Foto: Vitor Grama/TechTudo
Em 2018, a União Europeia e a indústria não obtiveram avanços ao tentar chegar a uma resolução final sobre a padronização dos carregadores. A Apple alegou que a mudança prejudica a inovação e que a decisão poderia gerar ainda mais lixo eletrônico ao forçar os consumidores a adquirirem um novo acessório. Além disso, a fabricante disse à época que a legislação seria desnecessária, pois as demais fabricantes já estavam convergindo para a conexão USB-C.
O que você está lendo é [iPhone na mira: UE quer carregador padrão para todos os eletrônicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments