WhatsApp falso exibe anúncios e faz cobranças indevidas no celular
O FMWhatsApp, uma modificação não-oficial do mensageiro do Facebook, recebeu um código malicioso em uma atualização e passou a esconder um trojan que é capaz de fazer cobranças indevidas no celular. A descoberta foi feita por pesquisadores da empresa de cibersegurança Kaspersky, e divulgadas em relatório publicado nesta terça-feira (24).
LEIA: WhatsApp: saiba como salvar contatos no aplicativo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/f/i/ON0jKgSUi85oJLMyn3Lg/whatsapp.jpg)
Versão modificada do WhatsApp recebeu trojan em atualização; entenda — Foto: Rubens Achilles/TechTudo
Ícone fantasma do WhatsApp no notebook; o que pode ser? Descubra no Fórum do TechTudo.
O trojan presente no APK modificado é capaz de coletar diversos dados do celular, como modelo do celular, operadora de telefonia e versão do sistema operacional. Quando o usuário acessa o aplicativo, esses dados são enviados a um servidor, que responde exibindo anúncios de página inteira e rodando publicidade em segundo plano no celular. O software malicioso também pode fazer assinaturas em serviços pagos sem o consentimento do usuário, e até mesmo instalar outros malwares no smartphone.
No pior dos casos, os cibercriminosos por trás do trojan ainda podem sequestrar a conta do WhatsApp do usuário para aplicar golpes e distribuir o malware para outras pessoas. Isso acontece porque o APK requer permissões abusivas, como acesso às mensagens SMS, o que permite que cibercriminosos chequem os códigos de verificação recebidos no celular.
Versões modificadas do WhatsApp são populares por reunir diversos recursos e funções extras ausentes no aplicativo original. Com elas, é possível deixar a interface do mensageiro colorida, acessar simultaneamente mais de uma conta do WhatsApp, recuperar mensagens excluídas pelo remetente e até esconder os status de "online" e "digitando...". No entanto, o uso desses APKs modificados implica em uma série de riscos ao celular e à privacidade dos usuários.
O que você está lendo é [WhatsApp falso exibe anúncios e faz cobranças indevidas no celular].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments