Instagram revela detalhes sobre como funciona a busca do app

O Instagram divulgou, nesta quarta-feira (25), como funciona a ferramenta de busca do aplicativo e deu dicas para os usuários se destacarem entre os resultados das pesquisas. Esta é a segunda publicação de uma série feita por Adam Mosseri, chefe da rede social, que tem o objetivo de aumentar a transparência sobre o funcionamento da plataforma entre seus usuários. No primeiro post, o CEO havia detalhado como funciona o algoritmo do Instagram.

1 de 4 Instagram revela como funciona a ferramenta de busca da rede social — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Instagram revela como funciona a ferramenta de busca da rede social — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Bloqueio no Instagram: quanto tempo dura? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

O Instagram utiliza informações específicas para definir os resultados que serão exibidos, e chama esses critérios de "sinais". Segundo a empresa, o sinal mais importante utilizado na busca é o texto digitado na pesquisa. Feito isso, a plataforma tenta combinar a palavra que você digitou com nomes de usuário, biografias, legendas, hashtags e lugares relevantes para exibir os itens encontrados.

Outro sinal utilizado na busca é a sua atividade dentro da plataforma. A ferramenta leva em consideração as pessoas que você segue, além das postagens que você viu e interagiu para apontar um resultado. Normalmente, a pesquisa apontará as contas e hashtags que você segue ou visita com maior frequência no topo da lista, e não aquelas que você não tem interesse. É por conta disso que os resultados podem ser diferentes entre pessoas que buscam um mesmo termo.

Um terceiro critério utilizado para refinar a pesquisa é a popularidade. Isso significa que, mesmo com os sinais anteriores, uma conta, hashtag ou local com grande número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores podem ser destacados no topo da lista da sua pesquisa.

Ferramenta de busca do Instagram utiliza vários critérios para mostrar contas, locais, áudios e hashtags entre os resultados — Foto: Divulgação/Instagram 2 de 4 Ferramenta de busca do Instagram utiliza vários critérios para mostrar contas, locais, áudios e hashtags entre os resultados — Foto: Divulgação/Instagram

Ferramenta de busca do Instagram utiliza vários critérios para mostrar contas, locais, áudios e hashtags entre os resultados — Foto: Divulgação/Instagram

O Instagram deu algumas dicas que podem ajudar os usuários a melhorar sua performance na lista de resultados de busca de outros usuários. Seguindo a linha de critérios revelados acima, um dos pontos que facilita a aparição é utilizar o seu nome real nos campos de "nome de usuário" e "nome do perfil", optando por não usar apelidos ou termos distintos.

Utilizar palavras-chave relevantes na biografia também pode ser útil para facilitar sua identificação quando alguém procurar por você na plataforma. A empresa recomenda que o usuário inclua termos que revelem quem é ou o que faz para ser encontrado mais facilmente. Compartilhar a localização na biografia também pode fazer com que mais pessoas encontrem o seu perfil pela ferramenta de busca.

A rede social ainda afirma que, para que uma postagem seja encontrada na pesquisa, o ideal é utilizar palavras-chave e hashtags relevantes nas legendas das publicações, e não nos comentários. Desta forma, os posts terão mais chances de aparecerem nos resultados de pesquisa.

Segurança

Para manter a plataforma segura, o Instagram afirma que evita mostrar contas, postagens e hashtags que vão contra as diretrizes da rede social. Um dos métodos utilizados pelo aplicativo para esconder esse tipo de conteúdo é exibi-lo no final da lista de resultados, obrigando o usuário a pesquisar o nome de usuário completo de uma conta específica para conseguir encontrá-la, por exemplo.

Outra forma de proteger o usuário é oferecida nos resultados de pesquisa sobre tópicos delicados, como a busca por informações sobre a Covid-19, por exemplo. A plataforma alega que oferece medidas de segurança adicionais para garantir que não exibirá conteúdos que possam ser prejudiciais. Em alguns casos, avisos são exibidos na tela oferecendo links para páginas externas que darão ao usuário suporte adicional sobre aquele assunto.

Instagram mostra alertas sobre tópicos delicados na ferramenta de busca — Foto: Divulgação/Instagram 3 de 4 Instagram mostra alertas sobre tópicos delicados na ferramenta de busca — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram mostra alertas sobre tópicos delicados na ferramenta de busca — Foto: Divulgação/Instagram

Ainda segundo o Instagram, as contas, hashtags e postagem que violam as diretrizes de forma severa são removidas totalmente da plataforma, e não são exibidas nos resultados de pesquisa.

Melhorias na ferramenta de pesquisa

O Instagram ressalta que segue desenvolvendo recursos para aprimorar os resultados de busca. Segundo a empresa, as melhorias tornariam a ferramenta um local útil para encontrar outros tipos de conteúdo, além de somente contas, hashtags e locais. Em um exemplo prático, a companhia diz que está trabalhando para que, ao pesquisar pela palavra "espaço", o usuário encontre fotos e vídeos relacionados ao espaço, o que aumentaria as possibilidades de exploração dentro da rede social.

No futuro, Instagram poderá mostrar publicações nos resultados de busca — Foto: Divulgação/Instagram 4 de 4 No futuro, Instagram poderá mostrar publicações nos resultados de busca — Foto: Divulgação/Instagram

No futuro, Instagram poderá mostrar publicações nos resultados de busca — Foto: Divulgação/Instagram

A busca por palavras-chave dentro da ferramenta também está sendo aperfeiçoada, com melhorias na busca por termos em inglês, neste primeiro momento. Segundo o Instagram, a expansão na busca por palavras-chave será ampliada para outros idiomas no futuro.

Com informações de Instagram

Cinco tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

O que você está lendo é [Instagram revela detalhes sobre como funciona a busca do app].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...