Apple Watch: veja 7 vezes em que o relógio salvou a vida das pessoas

O Apple Watch costuma ser desejado por usuários que pretendem medir seus desempenhos durante as atividades físicas ou simplesmente dispensar o uso do celular em algumas tarefas do dia, como atender ligações. Entretanto, em alguns casos o relógio inteligente da Apple foi além e recebeu crédito por salvar a vida das pessoas.

Os casos mais comuns ocorreram graças à detecção de batimentos cardíacos irregulares ou quedas graves. Há ainda episódios em que o dispositivo esteve envolvido em sequestro e até perseguição policial. O 💥️TechTudo elaborou uma lista para relembrar as vezes mais marcantes em que isso aconteceu.

🔎 iPhone 13 e outros aparelhos Apple devem chegar ainda em 2023; o que esperar

Apple Watch 6 traz Oxímetro para medir oxigênio no sangue — Foto: Divulgação/Apple 2 de 7 Apple Watch 6 traz Oxímetro para medir oxigênio no sangue — Foto: Divulgação/Apple

Apple Watch 6 traz Oxímetro para medir oxigênio no sangue — Foto: Divulgação/Apple

1. Queda do penhasco

Um dos recursos do Apple Watch mais lembrados é a detecção automática de quedas. Foi graças à função que o norte-americano James Prudenciano conseguiu ser resgatado após cair de um penhasco, em 2023. O rapaz de 28 anos estava fazendo uma trilha em um parque quando escorregou.

Em entrevista, James disse estar convicto de que teria morrido se a tecnologia não tivesse identificado o acidente e alertado o serviço de emergências para o seu resgate. Além disso, o dispositivo também avisou sua mãe sobre a queda. Vale mencionar que a função está disponível a partir do Apple Watch 4, de 2018.

James Prudenciano caiu em um penhasco quando fazia trilha em parque nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/News 12 3 de 7 James Prudenciano caiu em um penhasco quando fazia trilha em parque nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/News 12

James Prudenciano caiu em um penhasco quando fazia trilha em parque nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/News 12

2. Policial esfaqueado

Outra situação inusitada envolvendo o relógio inteligente da Apple aconteceu com um policial norte-americano, em setembro de 2023. Na ocasião, sargento Sosa estava perseguindo um suspeito quando seu rádio foi desconectado e ele perdeu o contato com os demais militares. O tira conseguiu alcançar o suspeito, mas foi esfaqueado na perna e não conseguiu chamar reforços.

Em um vídeo compartilhado no Facebook, o sargento contou recebeu uma chamada telefônica da despachante Gloria Wheeler, preocupada com o seu sumiço, e conseguiu atender à ligação através do Apple Watch. Além do pedido de ajuda, o relógio também possibilitou que a localização do policial fosse facilmente identificada pelos demais, assim como por uma ambulância.

O sargento Sosa e a despachante Wheeler se reencontram após resgate envolvendo do Apple Watch — Foto: Reprodução/Facebook 4 de 7 O sargento Sosa e a despachante Wheeler se reencontram após resgate envolvendo do Apple Watch — Foto: Reprodução/Facebook

O sargento Sosa e a despachante Wheeler se reencontram após resgate envolvendo do Apple Watch — Foto: Reprodução/Facebook

3. Mulher sequestrada

Também no final de 2023, uma mulher utilizou o Apple Watch para pedir socorro após ser sequestrada. O caso aconteceu nos Estados Unidos e resultou na prisão de Adalberto Longoria. O homem foi acusado de agredir e sequestrar a mulher, prendendo-a em um caminhão.

A vítima conseguiu ligar para sua filha utilizando o relógio e pediu para que ela chamasse a polícia. Quando os policiais chegaram, por meio da localização fornecida pelo dispositivo, o sequestrador pulou uma cerca para fugir, porém foi capturado. A notícia foi divulgada pelo portal

4. Brasileiro descobre doença rara

Não apenas no exterior há registros de casos em que o Apple Watch salvou a vida de seus usuários. O brasileiro Jorge Freire (na foto do início desta matéria) contou com a ajuda do relógio para descobrir complicações cardíacas. Foi por meio do medidor de batimentos que o publicitário identificou uma taquicardia e procurou auxílio médico.

No Facebook, Jorge contou que o relógio identificou um ritmo de 140 batimentos por minuto (BPM) por mais de 10 minutos, quadro que poderia indicar um problema agudo no coração. “Posso dizer que o Apple Watch 5 me salvou. Não estava sentindo nada e poderia ter ficado com essa taquicardia por horas. E o resultado disso, bem, você já sabe...”, destacou o brasileiro por meio de publicação feita em janeiro de 2023.

A publicação repercutiu tanto que o próprio Tim Cook, CEO da Apple, enviou um email agradecendo pelo depoimento e desejando uma boa recuperação ao brasileiro.

O que você está lendo é [Apple Watch: veja 7 vezes em que o relógio salvou a vida das pessoas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...