Armut do LoL: conheça o rival dos brasileiros em competições
Írfan Berk "💥️Armut" Tükek é um jogador profissional turco de League of Legends (LoL), atualmente jogando na Europa pela MAD Lions. Ele é uma das revelações recentes no cenário mundial, e seu nome é bem conhecido pelos jogadores brasileiros não só pela rivalidade existente entre Brasil e Turquia, mas por ter sido o algoz do país em competições internacionais. Apesar disso, o jogador de 22 anos é conhecido também pelo seu bom humor e simpatia. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o jogador turco, que recentemente conquistou o bicampeonato da Liga Europeia (LEC) pela MAD Lions.
🎮 LOL Mobile: sete coisas que você precisa saber sobre Wild Rift
2 de 4 Representando a SuperMassive, Armut conquistou seu segundo título Turco. — Foto: Reprodução/Riot GamesRepresentando a SuperMassive, Armut conquistou seu segundo título Turco. — Foto: Reprodução/Riot Games
Início de carreira na Turquia
Armut começou sua carreira timidamente em 2015, com o nick de "Tucake" por apenas dois jogos pela Big Plays Incorporated na rota do meio. Sua próxima aparição no cenário turco foi em 2016, já na rota do topo e disputando a extinta TPL, liga de promoção turca que dava acesso à principal. Mas foi em 2017 que o jogador encontrou seu primeiro momento de glória na liga, disputando e vencendo a TPL pela HWA Gaming (atual Ínstanbul Wildcats), conseguindo o acesso à TCL, principal liga turca. Disputando a TCL em 2018, já com o nome "Armut", o jogador teve pouco sucesso, apesar de ir aos playoffs no segundo split.
Já 2023 foi o ano de destaque para Armut, que se consolidou como um dos melhores topos da Turquia. Jogando pela Royal Youth, o jogador ficou em terceiro lugar na primeira etapa e dominou a fase de pontos da segunda, vencendo a SuperMassive na final e conquistando seu primeiro título na TCL. Com isso, ganhou vaga direta para seu primeiro campeonato Internacional, o Worlds 2023, onde o mundo (e os brasileiros) viram pela primeira vez o talento de Armut.
Em 2023 o jogador defendeu a camisa da SuperMassive, ficando em terceiro na fase de pontos dos dois splits. Embora não tenha ido bem na primeira etapa, a SuperMassive venceu a 5Ronin e Armut conseguiu seu segundo título na liga, assim como sua segunda aparição no mundial de League of Legends.
(Bi)campeão da Europa
3 de 4 Sua personalidade brincalhona ganhou o carinho dos fãs europeus — Foto: Reprodução/Riot GamesSua personalidade brincalhona ganhou o carinho dos fãs europeus — Foto: Reprodução/Riot Games
Antes de cair para a Unicorns of Love no Worlds 2023, a SuperMassive venceu a MAD Lions em uma melhor de cinco (MD5) acirradíssima. Para 2023, Armut foi contratado pela equipe espanhola para jogar a Liga Europeia (LEC), marcando a primeira vez em que jogou fora de território turco. Liderando os leões, Armut conquistou 5 MVPs durante a fase de pontos e classificou a equipe para os playoffs.
Nas eliminatórias, a equipe bateu Rogue e G2 na chave superior, disputando a final contra uma Rogue que sobreviveu a chave inferior. A MAD Lions conquistou uma vitória de virada por 3 a 2, trazendo o primeiro título da MAD na LEC e o primeiro de Armut em sua primeira etapa na Liga Europeia. Em uma série disputadíssima, o turco novamente recebeu o título de MVP. No último dia 29 de agosto, a equipe espanhola se sagrou bicampeã com Armut no line-up ao bater a Fnatic na final por 3 a 1.
Carrasco do Brasil
Há uma longa rivalidade entre Brasil e a Turquia, historicamente duas regiões emergentes que sempre se encontravam em competições internacionais. Isso por si só já criaria um atrito com o jogador turco, mas a história é bem maior e infeliz para os brasileiros. Armut participou de três competições Internacionais em sua carreira, e em todas ele enfrentou e derrotou um representante do Brasil.
4 de 4 Armut após a vitória sobre o Flamengo no Worlds 2023 — Foto: Reprodução/Riot GamesArmut após a vitória sobre o Flamengo no Worlds 2023 — Foto: Reprodução/Riot Games
Na fase de entrada do Worlds 2023, caiu no mesmo grupo que o Flamengo Esports. Na época representando a Royal Youth, houve um empate entre as duas equipes, e, no confronto de desempate, o jogador foi crucial na queda do Rubro-Negro do mundial. Foi eliminado pela Clutch Gaming na sequência. Em 2023 foi a vez da INTZ sofrer a fúria de Armut na fase de entrada do mundial, desta vez representando a SuperMassive. O único confronto entre as equipes viu o jogador turco finalizar a partida com um placar de 10 abates e sem mortes, vencendo os intrépidos em uma partida unilateral.
A última aparição de Armut em um palco Internacional foi no Mid-Season Invitational (MSI) 2023, e novamente caiu no mesmo grupo que a representante brasileira, paiN Gaming. Robo buscava sua revanche pela sua derrota em 2023 no Flamengo e chegou a provocar o turco nas redes sociais. Na disputa do topo, entretanto, Armut se saiu melhor e a MAD Lions garantiu a vitória em uma partida extremamente competitiva e que por pouco não veio para o lado brasileiro.
O jogo de volta entre MAD e paiN também foi parelho, mas acabou saindo em favor dos campeões da Europa, que terminou o campeonato na 3-4 posição, maior colocação tanto da equipe quanto de Armut em uma competição Internacional.
Wild rift: confira 5 dicas para melhorar sua gameplay
O que você está lendo é [Armut do LoL: conheça o rival dos brasileiros em competições].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments