O que é Windows Insider? Conheça programa que permite testar Windows 11
O Windows Insider é um programa da Microsoft para usuários que gostam de ter acesso às novidades do sistema operacional em primeira mão. Os participantes podem, por exemplo, baixar o Windows 11 Insider Preview antes do lançamento oficial, que acontecerá em 5 de outubro. A comunidade também permite fazer download das "builds" antecipadamente, saber dos novos recursos e enviar diretamente para os desenvolvedores.
1 de 6 Windows Insider permite baixar o Windows 11 antes do lançamento oficial — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Windows Insider permite baixar o Windows 11 antes do lançamento oficial — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Windows 11: você vai atualizar? Participe no Fórum do TechTudo
O que é e como funciona o Windows Insider?
O Windows Insider tem como objetivo principal criar uma ampla base de usuários do Windows que podem testar novidades do sistema operacional e fornecer feedback à Microsoft. Quem participa da comunidade — os chamados "insiders" — tem acesso a versões instáveis do Windows e seus recursos, o que permite à empresa identificar bugs para que sejam corrigidos antes do lançamento final.
2 de 6 Programa Windows Insider é dividido em três canais, voltados para diferentes perfis de usuários — Foto: Reprodução/Raquel FreirePrograma Windows Insider é dividido em três canais, voltados para diferentes perfis de usuários — Foto: Reprodução/Raquel Freire
O programa é dividido em três canais: o canal Dev, voltado para desenvolvedores e profissionais de TI; o canal Beta, voltado para usuários pioneiros, conhecidos como ; e o canal de visualização do lançamento, também chamado "canal release". O primeiro requer alto nível de conhecimento técnico, pois dá acesso à versão do Windows no ciclo de desenvolvimento com o código mais recente. Essa é a versão mais instável e sujeita a falhas.
O canal Beta é o recomendado para a maioria das pessoas, já que a versão do Windows é mais estável e tem validação da Microsoft. Os comentários de usuários desse grupo são particularmente valiosos para a empresa, pois revelam a maior parte dos problemas que serão encontrados nas versões finais, garantindo correção antes do lançamento.
Por fim, o canal Release é para quem deseja visualizar correções e futuros recursos, além de ter acesso à versão final da próxima build antes de ela ser lançada. Essa forma de ingresso é recomendada para empresas, que podem contar com suporte da Microsoft caso estejam no "Programa Windows Insider para Empresas". Os participantes podem mudar de canal a qualquer momento, nas configurações do próprio Windows.
Quais benefícios o programa oferece aos inscritos?
A principal vantagem de se tornar um insider é ter acesso às atualizações e funcionalidades do Windows antecipadamente. No entanto, a Microsoft também produz conteúdos exclusivos para os membros do programa, como artigos e podcasts especiais. Os inscritos podem ainda participar de eventos, concursos e conferências especiais ao redor do mundo, recebendo notificações sobre os próximos encontros.
3 de 6 Windows Insider: feiras, concursos e podcasts exclusivos são algumas vantagens de participar do programa — Foto: Divulgação/MicrosoftWindows Insider: feiras, concursos e podcasts exclusivos são algumas vantagens de participar do programa — Foto: Divulgação/Microsoft
Como ocorre a liberação das versões de pré-lançamento?
Depois de se registrar no programa e escolher um dos três canais, o usuário instala a primeira build de visualização do insider — em outras palavras, a versão de pré-lançamento do Windows. Essa versão é liberada de acordo com o canal no qual o usuário está inscrito, assim como as atualizações que chegarão posteriormente.
4 de 6 Windows 11 Insider Preview: versões de pré-lançamento do Windows são liberadas de acordo com o canal no qual o dispositivo está inscrito — Foto: Reprodução/Raquel FreireWindows 11 Insider Preview: versões de pré-lançamento do Windows são liberadas de acordo com o canal no qual o dispositivo está inscrito — Foto: Reprodução/Raquel Freire
É possível executar builds do Insider Preview em quantos dispositivos o usuário quiser, cada um inscrito em um canal diferente. Dessa forma, você pode receber o Windows 11 Insider para desenvolvedores no desktop e a versão do canal Beta no notebook, por exemplo.
A execução dessas versões é chamada pela Microsoft de "voo". Após iniciar o voo (ou seja, testar o Windows Preview), o usuário pode enviar comentários para ajudar a melhorar o sistema operacional.
Como se inscrever no Windows Insider?
O registro no Windows Insider é bem fácil. Basta entrar no portal do programa (insider.windows.com/pt-br) e clicar no botão "Inscreva-se". Em seguida, é preciso fazer login usando sua conta Microsoft, marcar a caixa "Aceito os termos deste contrato" e confirmar a inscrição.
Quem não gostar da experiência pode deixar o programa de forma igualmente simples. Para isso, é preciso entrar no endereço (nsider.windows.com/pt-br/leave-program), pressionar "Sair do programa agora" e confirmar a operação informando as credenciais da conta Microsoft.
5 de 6 Inscrição no Programa Windows Insider é feita de forma fácil; cadastro permite receber Windows 11 antes do lançamento oficial — Foto: Reprodução/Raquel FreireInscrição no Programa Windows Insider é feita de forma fácil; cadastro permite receber Windows 11 antes do lançamento oficial — Foto: Reprodução/Raquel Freire
Windows Insider vale a pena?
A resposta para essa pergunta é subjetiva. Em princípio, participar do programa Windows Insider não traz nenhum prejuízo para os usuários, e ainda oferece como vantagem o acesso antecipado às atualizações do Windows. Outro aspecto positivo é que, apesar de ter sido elaborado pela Microsoft com objetivo de receber feedback, ninguém é obrigado a enviar comentários.
Uma possível desvantagem é que as builds dos canais Dev e Beta são mais instáveis do que a versão final. O Windows Preview também libera configurações extras que podem levar usuários pouco experientes a cometerem erros no sistema. Assim, quem tem pouco conhecimento técnico pode preferir se inscrever no canal Release ou mesmo não participar do Windows Insider.
6 de 6 Participar do Windows Insider pode não valer a pena para usuários pouco experientes — Foto: Divulgação/MicrosoftParticipar do Windows Insider pode não valer a pena para usuários pouco experientes — Foto: Divulgação/Microsoft
Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft
O que você está lendo é [O que é Windows Insider? Conheça programa que permite testar Windows 11].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments