Windows 11: sete dicas para personalizar o PC e deixá-lo com a sua cara

O Windows 11 foi lançado oficialmente na terça-feira (5). A nova versão do software chama a atenção por seu visual mais limpo e minimalista, com novos ícones, painéis e janelas transparentes. Recursos como widgets e suporte a múltiplos desktops também estão entre as novidades do sistema, cuja interface pode ser personalizada pelos usuários. É possível, por exemplo, aplicar temas, padrões de cores e mudar o papel de parede.

1 de 8 Windows 11: sete dicas para personalizar o PC e deixá-lo com a sua cara — Foto: Divulgação/Windows

Windows 11: sete dicas para personalizar o PC e deixá-lo com a sua cara — Foto: Divulgação/Windows

Windows 11: você vai atualizar? Participe no Fórum do TechTudo

1. Use os Widgets

Widgets são pequenos componentes gráficos disponíveis no Windows 11 que podem ser personalizados com notícias, informações do clima e tráfego em regiões, listas de tarefas, além de uma visualização de arquivos guardados no OneDrive. O objetivo do painel, que lembra os extintos Live Tiles, é disponibilizar um conjunto rápido de informações para visualização ágil.

Windows 11 disponibiliza painel de Widgets para que o usuário personalize o PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 2 de 8 Windows 11 disponibiliza painel de Widgets para que o usuário personalize o PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Windows 11 disponibiliza painel de Widgets para que o usuário personalize o PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Por padrão, os widgets ficam acessíveis na barra de tarefas, conforme indicado na imagem. O usuário pode usar o painel para realizar buscas, editar os widgets adicionados, escolher novos e ajustar configurações de preferências para tornar a ferramenta mais relevante.

2. Aplique temas no Windows 11

Assim como versões anteriores, o Windows 11 permite aplicar temas para personalizar a área de trabalho e outros elementos gráficos da interface do sistema. Para encontrar o recurso, utilize a ferramenta de busca do Windows e escreva o termo “temas”. Em seguida, clique em "Temas e configurações relacionadas" para acessar o menu “Personalização”.

Windows 11 traz suporte a temas que podem ser instalados no PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 3 de 8 Windows 11 traz suporte a temas que podem ser instalados no PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Windows 11 traz suporte a temas que podem ser instalados no PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

No topo do painel, existem configurações gerais de papel de parede, sons e cores – caso deseje alterar cada um desses elementos individualmente e salvar um tema personalizado. Também é possível acessar modificadores rápidos para trocar o padrão de cores do sistema operacional, definir a exibição de tema escuro ou claro e buscar novos temas na Microsoft Store.

3. Modifique o tamanho da fonte do Windows 11

É possível aumentar o tamanho da fonte usada na interface gráfica do Windows. A medida é útil quando os fatores de escala configurados não estão alinhados com o tamanho do seu monitor, apresentando menus e textos com fontes muito pequenas.

Seletor permite aumentar o tamanho da fonte usada no Windows 11 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 4 de 8 Seletor permite aumentar o tamanho da fonte usada no Windows 11 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Seletor permite aumentar o tamanho da fonte usada no Windows 11 — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A funcionalidade pode ser encontrada menu “Acessibilidade”, ou por meio da ferramenta de pesquisa do Windows – basta buscar pelo termo "tamanho de texto". Uma vez dentro da seção “Configurações”, há um para aumentar o tamanho do texto: basta ajustá-lo de acordo com a sua preferência e clicar em “Aplicar” para avaliar o resultado.

4. Habilite ou desabilite gestos do touchpad

Assim como o Windows 10, o novo sistema da Microsoft conta com uma série de gestos pré-definidos para touchpad: deslizar dois dedos faz scroll numa página ou documento, tocar com três dedos ao mesmo tempo abre a busca do Windows, deslizar quatro dedos para baixo vai para o desktop etc.

Dicas para personalizar o Windows 11: é possível desativar os gestos de touchpad no computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 5 de 8 Dicas para personalizar o Windows 11: é possível desativar os gestos de touchpad no computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Dicas para personalizar o Windows 11: é possível desativar os gestos de touchpad no computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Não é todo mundo que tira proveito do recurso e, em alguns casos, é possível acionar algum comando sem querer, o que pode causar confusão entre usuários que não dominam os gestos. Uma alternativa para evitar esses contratempos é desativar os gestos. Para isso, use o termo "touchpad" na busca do Windows e, em “Configurações”, selecione os diferentes campos para desabilitar os gestos.

5. Personalize a tela de bloqueio

A tela de bloqueio do Windows 11 pode ser personalizada com diferentes imagens do usuário, seja com uma foto estática ou até mesmo com uma apresentação de slides repleta de fotos selecionadas. Também é possível ajustar informações sobre quais apps serão exibidos enquanto o sistema estiver bloqueado.

Tela de bloqueio do Windows 11 também é personalizável — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 6 de 8 Tela de bloqueio do Windows 11 também é personalizável — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Tela de bloqueio do Windows 11 também é personalizável — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para configurar o recurso, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione “Personalizar”. Na tela de configurações, escolha a opção “Tela de bloqueio” e comece a explorar as possibilidades. Em “Personalizar sua tela de bloqueio” você pode escolher se quer imagens destacadas pelo Windows, ou então definir fotos suas. Já na opção “Status”, você pode definir qual app alimentará a tela com informações.

6. Mude o plano de fundo

Uma intervenção simples, mas que oferece um resultado rápido e fácil de notar, é a escolha de um papel de parede pessoal. No Windows 11, a troca do plano de fundo é feita clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho e, em seguida, escolhendo a opção “Personalizar”. Na tela que será aberta, pressione “Tela de fundo”.

Papel de parede do Windows 11 também pode ser modificado pelo usuário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 7 de 8 Papel de parede do Windows 11 também pode ser modificado pelo usuário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Papel de parede do Windows 11 também pode ser modificado pelo usuário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Além das opções para selecionar suas próprias fotos ou imagens baixadas da Internet, é possível modificar o comportamento do Windows em relação ao ajuste de planos que não preenchem completamente a tela. Em “Navegue pelas fotos”, é possível selecionar várias imagens ao mesmo tempo para criar uma apresentação de slides que é alterada automaticamente.

7. Crie mais de um desktop

Se você costuma trabalhar com muitas coisas abertas ao mesmo tempo e deseja organizar melhor os apps em uso, pode ser interessante interagir com os múltiplos desktops do Windows 11. O recurso, bastante antigo do Linux e também encontrado no Windows 10, permite criar áreas de trabalho virtuais no PC, favorecendo certa organização e contribuindo para a produtividade.

Desktop virtual do Windows 11 pode organizar melhor seu fluxo de trabalho — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 8 de 8 Desktop virtual do Windows 11 pode organizar melhor seu fluxo de trabalho — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Desktop virtual do Windows 11 pode organizar melhor seu fluxo de trabalho — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para usar a ferramenta, clique no ícone de visualização de tarefas na barra de ferramentas e, em seguida, escolha “Nova área de trabalho”. Feito isso, você terá criado um espaço de trabalho completamente novo, onde poderá abrir novos programas sem interferir no conteúdo em uso na outra área.

Uma dica para aproveitar a funcionalidade é usar um espaço para deixar ferramentas de trabalho ou estudo abertas, enquanto executa navegadores de Internet, apps de streaming e games em outra área.

Com informações de How to Geek (1, 2, 3, 4, 5 e 6) e AllThings How

Windows 11: veja cinco destaques do novo sistema da Microsoft

O que você está lendo é [Windows 11: sete dicas para personalizar o PC e deixá-lo com a sua cara].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...