App da Receita Federal: veja perguntas e respostas sobre o aplicativo
O aplicativo Receita Federal, disponível para Android e iPhone (iOS), reúne diversos serviços que podem ser úteis para os contribuintes. A plataforma permite consultar a situação do CPF, realizar declaração de imposto de renda e ainda agendar atendimentos presenciais nas unidades da Receita. Além disso, é possível também acompanhar notícias relacionadas ao órgão público, processos em andamento e consultar a restituição do imposto de renda.
LEIA: Seis documentos digitais que você pode ter no celular e como usá-los
Vale frisar que, para ter acesso a todos os serviços, ao menos na primeira versão do app, ainda é necessário ter aplicativos como IRPF, e-Social, e-Processo e Agendamento instalados no aparelho. Segundo o Ministério da Economia, a tendência é que todos os recursos sejam incorporados na plataforma em questão até o final de 2022.
1 de 5 App Receita Federal reúne serviços para o contribuinte; entenda os recursos — Foto: Marcela Franco/TechTudoApp Receita Federal reúne serviços para o contribuinte; entenda os recursos — Foto: Marcela Franco/TechTudo
Erro no aplicativo Meu Imposto de Renda? Confira soluções no Fórum do TechTudo.
1. Quais serviços podem ser acessados pelo app?
A tela inicial do app é dividida em colunas com os serviços presentes na plataforma. Entre eles estão "Meu CPF", para consultar a situação cadastral, e "Atividades Econômicas", que permite cadastrar as atividades econômicas executadas por pessoas físicas.
Vale destacar que o recurso "Meu Imposto de Renda", voltado para visualizar e fazer a declaração do IRPF, e a seção "Atendimento presencial", que serve para agendar atendimento em unidades físicas da Receita, só funcionam se os aplicativos "IRPF" e "Agendamento" estiverem instalados no celular. Os serviços do e-Social também seguem a mesma lógica.
As três últimas colunas da tela, que são para acompanhar processos e restituição do IRPF, só podem ser acessadas se o usuário tiver algum registro processual ou imposto de renda a receber. O app também exibe as unidades da Receita Federal de acordo com a localização, além de notícias e vídeos sobre o órgão público.
2 de 5 Recursos disponíveis no app Receita Federal — Foto: Reprodução/Marcela FrancoRecursos disponíveis no app Receita Federal — Foto: Reprodução/Marcela Franco
2. Ele substitui algum outro aplicativo?
O aplicativo Receita Federal foi lançado em 5 de outubro de 2023 pelo órgão público. A ideia da plataforma é centralizar serviços que estão presentes em outros apps em um só local. No entanto, a versão atual do aplicativo ainda requer que os usuários mantenham os apps IRPF, e-Social, Agendamento e MEI instalados em seu dispositivo. Isso porque, no momento, a plataforma direciona o usuário para os aplicativos oficiais que ainda não estão integrados ao sistema.
3 de 5 Aplicativo da Receita Federal deve centralizar todos os serviços ao longo de novas atualizações — Foto: Reprodução/Marcela FrancoAplicativo da Receita Federal deve centralizar todos os serviços ao longo de novas atualizações — Foto: Reprodução/Marcela Franco
3. Como é feita a autenticação?
A autenticação para entrar no aplicativo é feita com as credenciais do portal Gov.br. Caso o usuário ainda não possua uma conta, é possível criá-la pelo aplicativo gov.br ou por meio do endereço "gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br" (sem aspas). O processo de verificação envolve a filmagem do rosto para confirmar a identidade do usuário e o preenchimento de dados pessoais. Também é possível cadastrar a biometria para acessar o app usando o sensor digital.
4 de 5 É possível entrar no app da Receita Federal com o login do gov.br — Foto: Reprodução/Marcela FrancoÉ possível entrar no app da Receita Federal com o login do gov.br — Foto: Reprodução/Marcela Franco
4. Como acessar notícias e vídeos disponíveis no app?
As notícias e os vídeos disponíveis no app podem ser acessados de forma simples. Os conteúdos ficam no menu da plataforma, representado por três linhas na vertical, na parte de cima da tela. As notícias são exibidas em forma de linha do tempo, da mais recente para a mais antiga.
Para ler as informações, basta tocar sobre os títulos do texto. Os vídeos também pode ser acessados tocando sobre as publicações. Os conteúdos são relacionados às operações e ações da Receita Federal, como leilões, campanhas de doação e apreensões.
5 de 5 App da Receita Federal exibe as últimas informações divulgadas pelo órgão — Foto: Reprodução/Marcela FrancoApp da Receita Federal exibe as últimas informações divulgadas pelo órgão — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Com informações de Gov.br
Como consultar CPF no Serasa; app grátis funciona no celular
O que você está lendo é [App da Receita Federal: veja perguntas e respostas sobre o aplicativo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments