Google Nest Audio é bom? Veja prós e contras da caixinha inteligente
Nest Audio é a caixa de som inteligente do Google lançada no Brasil em abril deste ano. O equipamento Bluetooth é integrado ao Google Assistente e permite realizar comandos por voz para controlar dispositivos e obter informações sobre clima, agenda e trânsito, por exemplo. O modelo é mais um rival para a Echo 4, da Amazon, e é visto no varejo nacional por cifras a partir de R$ 659.
O smart speaker do Google pode ser uma boa opção para quem deseja um controle inteligente em casa. Quem tem um Nest Mini, a versão de entrada do produto, também pode optar pelo modelo, pois é possível agrupá-las para criar um sistema de áudio estéreo. A seguir, confira os principais pontos positivos e negativos do Nest Audio, e saiba se a caixinha é uma boa opção para você.
🏆 VOTE: Qual é a melhor caixa de som de 2023?
2 de 4 Google Nest Audio traz Google Assistente e botão físico para desligar microfone — Foto: Divulgação/GoogleGoogle Nest Audio traz Google Assistente e botão físico para desligar microfone — Foto: Divulgação/Google
💥️Pontos positivos
💥️1. Integração com 💥️Google💥️ Assistente
Além de funcionar como uma caixa de áudio com conexão sem fio, o Nest Audio é integrado com Google Assistente, sendo este um dos seus principais diferenciais. A caixinha de som inteligente permite que o usuário controle a música em reprodução, ligue e desligue lâmpadas smart que estejam integradas ao sistema e consulte informações sobre clima e trânsito, por exemplo.
A configuração do Google Assistente e a conexão de outros dispositivos smart podem ser feitas pelo aplicativo Google Home, disponível para download nas lojas de aplicativos para Android e iPhone (iOS). Pelo app é possível programar o assistente de voz para executar ações no dia a dia com os equipamentos compatíveis, o que pode ser útil para poupar tempo.
3 de 4 Nest Audio pode ser adquirido nas cores carvão ou giz, que são tons de cinza — Foto: Divulgação/GoogleNest Audio pode ser adquirido nas cores carvão ou giz, que são tons de cinza — Foto: Divulgação/Google
Alguns exemplos de recursos que podem ser ativados no Nest Audio são:
4 de 4 Google Nest Audio — Foto: Divulgação/Google
Google Nest Audio — Foto: Divulgação/Google
💥️3. Design minimalista
Segundo o Google, o Nest Audio apresenta um design inteligente com cores discretas que combinam com qualquer ambiente da casa. O modelo contém um visual arrojado com luzes frontais que acendem quando o assistente de voz é acionado. Na busca pelo visual minimalista do produto, a fabricante não apresenta botões físicos na estrutura da caixa de som, mas sensores que controlam a mídia por toques capacitivos. Com isso, ao tocar nas laterais e no centro do Nest Audio, é possível aumentar ou diminuir o volume e pausar a música, por exemplo.
A caixa de som é feita com 70% de plástico reciclado e o tecido que reveste sua estrutura pode ser encontrado nas cores carvão e giz. O Nest Audio mede 17,5 cm de altura, 12,4 cm de largura e 7,8 cm de profundidade, enquanto seu peso é de 1,2 kg. O smart speaker tem uma chave para desativar o microfone localizado na parte de trás do aparelho. A alimentação é diretamente na rede de energia com um adaptador de 30 Watts.
Pontos negativos
💥️1. Áudio
O Nest Audio é o principal concorrente da Echo de 4ª geração, da Amazon, no Brasil. Apesar de ambas as caixas de som atingirem o propósito funcional, que é servir como um assistente inteligente dentro de casa, o equipamento do Google fica um passo atrás no quesito áudio.
Enquanto o modelo Nest Audio apresenta conjunto com um woofer de 75 mm e um tweeter de 19 mm, o modelo rival entrega uma estrutura com um woofer de 76,2 mm e dois tweeters de 20,3 mm. Com isso, é possível destacar que o modelo do Google apresenta um perfil que se compromete com os graves, mas a potência sonora pode ser limitada quando comparada com a de seu principal concorrente.
Os componente de áudio do Nest Audio são um Woofer e um Tweeter — Foto: Divulgação/Google
Outro ponto negativo é que a saída de áudio da caixa de som é direcional, limitando, assim, o posicionamento no ambiente. Embora haja a promessa de que o som é capaz de preencher todo o ambiente, é necessário instalar o equipamento em pontos estratégicos para uma boa experiência.
💥️2. Falta de portabilidade
O Nest Audio não tem uma bateria interna e esse fator compromete sua portabilidade, pois é necessário uma fonte de energia elétrica para seu funcionamento. O uso do dispositivo acaba sendo limitado apenas ao ambiente domiciliar ou empresarial.
A proposta do acessório, no entanto, é que ele sirva como uma central de controle que possa prestar assistência no dia a dia, sendo naturalmente um equipamento para a utilização em um ponto fixo. Caso o usuário necessite mudar o Nest Audio de cômodo, no entanto, será necessário desligá-lo para realizar a instalação em outro ambiente. Se contasse com o componente de carga, sua mobilidade poderia ser mais fácil.
O que você está lendo é [Google Nest Audio é bom? Veja prós e contras da caixinha inteligente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments