Cinco aparelhos antigos que dão saudades, mas a geração Z não conhece

A geração Z se diverte com dancinhas do TikTok ou com vídeos no YouTube, mas outras formas de lazer eram populares entre os jovens das décadas de 1980 e 1990. Os aparelhos daquela época eram considerados de última geração, até que outros modelos surgiram e substituíram os que eram usados. Quem está na casa dos 30 anos ou mais possivelmente sente saudade dos famosos walkmans, por exemplo. O VHS na cor verde, do filme "O Rei Leão", marcou a vida de muitas pessoas.

Mesmo que hoje em dia outros eletrônicos ocupem esse espaço, é possível recordar um pouco do que as décadas passadas deixaram. Por isso, o 💥️TechTudo criou uma lista com cinco aparelhos antigos que dão saudades, mas que a geração Z não conhece.

🏆 Prêmio Melhores do Ano TechTudo: veja celular, notebook e TV vencedores de 2023

Muitos aparelhos foram substituídos por outros mais modernos, mas ficaram guardados na memória das pessoas — Foto: Reprodução/YouTube 1 de 6 Muitos aparelhos foram substituídos por outros mais modernos, mas ficaram guardados na memória das pessoas — Foto: Reprodução/YouTube

Muitos aparelhos foram substituídos por outros mais modernos, mas ficaram guardados na memória das pessoas — Foto: Reprodução/YouTube

1. Walkman

Modelo de walkman da Sony já vinha com os fones de ouvido — Foto: Reprodução/The Verge 2 de 6 Modelo de walkman da Sony já vinha com os fones de ouvido — Foto: Reprodução/The Verge

Modelo de walkman da Sony já vinha com os fones de ouvido — Foto: Reprodução/The Verge

O walkman foi uma febre entre os jovens e adultos em sua época. Lançado pela Sony no ano de 1979, o aparelho rodava uma pequena fita cassete e tocava qualquer tipo de áudio que estivesse gravado na fita. Era comum muitas bandas ou cantores famosos lançarem um álbum inteiro nesse formato, para que as pessoas comprassem e escutassem sem usar uma caixa de som maior. O modelo era compacto e só precisava de um fone de ouvido para escutar qualquer coisa.

Com o avanço da tecnologia, o discman surgiu e começou a substituir esse aparelho. Os artistas pararam de produzir músicas em fita cassete e substituíram pelo CD. O walkman perdeu força de vez quando os smartphones apareceram e começaram a oferecer aplicativos para música, acesso às plataformas de vídeos e até rádio para pessoas mais convencionais.

2. Disquete

Disquetes tinham pouco armazenamento, mas foram uma solução moderna durante muitos anos — Foto: Divulgação/Adobe 3 de 6 Disquetes tinham pouco armazenamento, mas foram uma solução moderna durante muitos anos — Foto: Divulgação/Adobe

Disquetes tinham pouco armazenamento, mas foram uma solução moderna durante muitos anos — Foto: Divulgação/Adobe

O disquete foi também muito utilizado pelos jovens e adultos das décadas de 1980 e 1990. O pequeno aparelho foi a primeira forma de armazenamento removível que existiu e foi criada pela IBM em 1971. Seu uso ganhou proporções estrondosas e era comum que jogos leves, documentos e outros arquivos estivessem armazenados nele. A capacidade do disquete era de apenas 1,44 MB.

Até o fim da década de 1990, algumas pessoas ainda utilizavam os disquetes nos seus computadores. Contudo, caiu em desuso devido ao CD, como aconteceu no próprio walkman. Esse novo modelo era capaz de armazenar mais informações, além de ser mais resistente que o disquete.

3. Gameboy

Gameboys foram a sensação entre as crianças das décadas de 1990 — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro 4 de 6 Gameboys foram a sensação entre as crianças das décadas de 1990 — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Gameboys foram a sensação entre as crianças das décadas de 1990 — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Na sessão de jogos, o Gameboy foi uma febre entre as crianças que nasceram até o início dos anos 2000. O eletrônico era pequeno e portátil, com poucos botões e jogos, mas vinha acompanhado de uma pequena tela, em que a criança podia acompanhar tudo que fazia nas partidas. Foi o sonho de consumo de alguns jovens por muitos anos.

Seu lançamento aconteceu no ano de 1989 pela empresa Nintendo. O jogo mais famoso da época era o Tetris, que repercute entre algumas pessoas mais velhas até hoje. Porém, com o surgimento de outros aparelhos da própria empresa ou de outras marcas, o Gameboy perdeu força entre os jovens e hoje em dia é uma lembrança saudosa entre os mais velhos.

4. Videocassete e VHS

Assistir a filmes pelo videocassete foi a diversão de muitas pessoas durante décadas — Foto: Divulgação/Philips 5 de 6 Assistir a filmes pelo videocassete foi a diversão de muitas pessoas durante décadas — Foto: Divulgação/Philips

Assistir a filmes pelo videocassete foi a diversão de muitas pessoas durante décadas — Foto: Divulgação/Philips

Assistir a filmes em casa e acompanhar os lançamentos do cinema eram formas de lazer possíveis apenas pelo videocassete. Para isso, as pessoas compravam ou até mesmo alugavam uma fita VHS com o filme desejado e colocavam para rodar no aparelho. A famosa VHS na cor verde, que o filme "O Rei Leão" lançou, marcou a vida de muitos jovens e adultos. O primeiro filme da saga "Harry Potter", "A Pedra Filosofal", também foi estreado nesse formato.

Desde o ano de 1976, quando foi lançado, o videocassete era bastante usado pelo mundo inteiro. Quando surgiram os aparelhos de DVD, essa moda caiu em desuso e perdeu lugar para a mídia gitial. Hoje em dia, quase não se fala em VHS: apenas colecionadores buscam manter essa tradição e ainda assistir nesse formato.

5. Máquina de escrever

Era comum usar máquina de escrever principalmente dentro de empresas — Foto: Divulgação/Royal 6 de 6 Era comum usar máquina de escrever principalmente dentro de empresas — Foto: Divulgação/Royal

Era comum usar máquina de escrever principalmente dentro de empresas — Foto: Divulgação/Royal

A máquina de escrever foi não só uma diversão entre as crianças, mas também um acessório importante para escritórios e outros ambientes de trabalho. Ela substituía os teclados usados hoje em dia e nem mesmo precisava de um computador para processar as informações. Bastava colocar uma folha bem posicionada e escrever o que era necessário.

Embora seu uso tenha sido disseminado entre as décadas de 1970 e 1990, a máquina de escrever teve os seus primeiros registros de criação em 1700. Desde então, o modelo se aprimorou, mas perdeu posto pelos computadores e teclados mais avançados. Muitos colecionadores guardam essa raridade com carinho, já que marcou a história de várias gerações.

O que você está lendo é [Cinco aparelhos antigos que dão saudades, mas a geração Z não conhece].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...