O que é backup no WhatsApp? 5 fatos sobre a função de recuperar conversas
O backup do WhatsApp é um recurso bastante útil, já que permite salvar o histórico de mensagens do app na nuvem para recuperá-lo em diversas circunstâncias. Com a funcionalidade, é possível resgatar conversas antigas em um celular novo, permitindo que o usuário recupere mensagens, fotos ou vídeos. A cópia de segurança em nuvem pode ser feita no Android, através do Google Drive, ou no iPhone (iOS), por meio do iCloud.
LEIA: 6 dicas para fazer posts melhores no WhatsApp Status
Na lista abaixo, o 💥️TechTudo reuniu alguns fatos sobre o recurso para recuperar mensagens do WhatsApp no celular. Confira, a seguir, se o backup de conversas é seguro, se ele ocupa espaço no celular e como é possível restaurar conversas apagadas usando a funcionalidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/J/P/Dmngn1QUmuI5AO0wDIlQ/backup-android.jpg)
Backup no WhatsApp: lista traz cinco fatos sobre recurso que permite recuperar conversas no app; confira — Foto: Raquel Freire/TechTudo
Erro na restauração do WhatsApp? Veja soluções no Fórum do TechTudo.
1. O backup do WhatsApp pode ser protegido na nuvem com criptografia
É possível criptografar o backup do WhatsApp no Google Drive e no iCloud. Com o recurso, você pode manter suas conversas protegidas com as mesmas camadas de segurança já existentes no chat do mensageiro, impedindo que terceiros possam interceptar suas conversas. Isso acontece porque o recurso é capaz de converter as conversas em um código único que apenas o usuário pode acessar. Desse modo, os serviços de nuvem também não podem ler as mensagens que foram trocadas pelo app.
A funcionalidade foi introduzida no WhatsApp no mês de setembro. Ao ativar a função, o usuário pode criar uma senha para proteger o backup ou ainda usar um código de 64 dígitos gerado pelo próprio WhatsApp de forma aleatória. Assim, quando você reinstalar o app ou mudar de celular, será necessário informar o código ou a senha para restaurar suas conversas.
2. É impossível abrir o backup fora do WhatsApp
É possível fazer o backup do WhatsApp de algumas maneiras diferentes. No iPhone (iOS), por exemplo, você pode salvar a cópia de segurança no iCloud ou no iTunes, enquanto no Android é possível guardar uma cópia dos chats localmente no dispositivo ou ainda fazer o backup no Google Drive.
Além disso, você também pode guardar esses dados no PC. No entanto, o backup do WhatsApp só pode ser acessado pelo aplicativo, usando a mesma conta em que a cópia de segurança foi salva. Desse modo, só é possível restaurar os chats salvos na nuvem usando o app do WhatsApp no celular.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/R/p/dnyAKFRlOkYyZN9Bs0zg/2016-11-17-entenda-o-que-significado-dos-simbolos-e-setas-do-whatsapp.jpg)
Onde fica o backup do WhatsApp? Cópia de segurança pode ser feita no localmente no Android, no Google Drive, iCloud ou iTunes — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
3. Restaurar backup pode ser um truque para recuperar mensagens apagadas
Um truque interessante que pode ajudar a recuperar mensagens apagadas na plataforma funciona por meio do backup do app. Com a dica, é possível recuperar janelas de bate-papo que foram excluídas há no máximo 24 horas. Para isso, é importante que você esteja com o backup automático ativado no WhatsApp antes de ter excluído o chat.
Se a cópia estiver habilitada, basta desinstalar o app e reinstalá-lo novamente, lembrando de configurar o backup. Dessa forma, assim que o backup for restaurado, a conversa que havia sido excluída também poderá ser recuperada novamente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/T/U/01r0FLTjqG6CB6kpBVVg/recupere-uma-conversa-apagada-sem-querer-3.jpg)
Conversa excluída do WhatsApp recuperada após reinstalação do app — Foto: Reprodução/Raquel Freire
4. O backup do WhatsApp não ocupa espaço no Google Drive
O espaço para backup do WhatsApp no Google Drive é ilimitado e não ocupa a memória disponível na nuvem. A medida é resultado de uma parceria entre o WhatsApp e o Google, que começou a valer em 2018. De lá para cá, o backup do mensageiro ativo no Android não consome o espaço de armazenamento livre no Google Drive, independentemente do tamanho da cópia de segurança.
No entanto, a regra não vale para donos de iPhone (iOS), que precisam ter, no mínimo, duas vezes mais espaço livre antes de fazer o backup no iCloud. Desse modo, para salvar as conversas do mensageiro na nuvem, é preciso ter pelo menos o dobro do tamanho do backup em espaço livre no iCloud e no iPhone.
5. É aconselhável ativar o backup automático no WhatsApp
É recomendado manter o backup automático do WhatsApp sempre ativo para evitar a perda de dados. No Android, você pode ativá-lo acessando as configurações do app e clicando em "Conversas". Por lá, toque em "Backup de conversas" e, em seguida, em "Fazer backup no Google Drive". Na sequência, você pode indicar a periodicidade da cópia de segurança, que pode ser realizada diariamente, semanalmente ou mensalmente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/u/Y/tleNI6RianVXrH1YScKQ/2016-07-26-passo-312.png)
Configurando a periodicidade dos backups do WhatsApp com o Google Drive no Android — Foto: Reprodução/Marvin Costa
No iPhone (iOS), o passo a passo é bastante parecido. Abra o app e acesse a aba "Ajustes", no menu inferior. Em seguida, toque sobre "Conversas", "Backup de conversas" e "Backup automático". Na sequência, basta indicar a frequência em que você deseja salvar os dados na nuvem, que pode ser diária, semanal ou mensal.
/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/12/02/passo-229_1.png)
Acessando a opções para backup de conversas no WhatsApp para iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Com informações de WhatsApp (1, 2, 3 e 4), iMobie, Mobitrix e iMyFone
5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular
O que você está lendo é [O que é backup no WhatsApp? 5 fatos sobre a função de recuperar conversas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments