Matrix Awakens: saiba tudo sobre Unreal Engine 5 e a demo para PS5 e Xbox

Matrix Awakens: an Unreal Engine 5 Experience é uma demonstração grátis das capacidades da nova geração o motor gráfico da Epic. Disponível para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series S/X, a demo não chega a ser um game completo, e, embora tenha gameplay simples, impressiona pela oferta de um mundo aberto extremamente detalhado e de gráficos impressionantes. O título é ambientado em uma cidade fictícia que aproveita traços arquitetônicos de Nova York, Chicago e São Francisco, nos EUA.

Ao menos oficialmente, não há planos de transformar Matrix Awakens em um jogo completo. Entretanto, a Epic já confirmou que liberará o acesso a todo o material que forma a demonstração para desenvolvedores no lançamento da versão final do Unreal 5.

🎮 PlayStation 5 (PS5): tudo sobre a Unreal Engine 5 e gráficos do console

The Matrix Awakens é uma demonstração gratuita do poder gráfico da Unreal Engine 5 — Foto: Reprodução/Epic Games 1 de 12 The Matrix Awakens é uma demonstração gratuita do poder gráfico da Unreal Engine 5 — Foto: Reprodução/Epic Games

The Matrix Awakens é uma demonstração gratuita do poder gráfico da Unreal Engine 5 — Foto: Reprodução/Epic Games

O que é uma “tech demo”?

Demonstração é composta de uma cidade de 15 quilômetros quadrados extremamente detalhada — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 2 de 12 Demonstração é composta de uma cidade de 15 quilômetros quadrados extremamente detalhada — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Demonstração é composta de uma cidade de 15 quilômetros quadrados extremamente detalhada — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Uma demonstração classificada nesses termos é algo um pouco mais despojado do que uma versão final, como aquelas que você encontra para conhecer um game. O termo “tech” se refere à tecnologia e ajuda a explicar porque produções como Matrix Awakens podem ser tão inovadoras em tecnologia, apesar de simples em gameplay. A função de uma demonstração tecnológica é unicamente testar e exibir capacidades de novas tecnologias disponíveis para desenvolvedores.

Do ponto de vista da Epic, isso é bem importante: mais do que a desenvolvedora por trás do Fortnite ou a criadora da Epic Games Store, a corporação norte-americana é a responsável pela criação e desenvolvimento do Unreal Engine, motor gráfico de referência na indústria.

Ao criar uma demonstração tecnológica de alta qualidade, exibindo o arsenal de recursos do novo Unreal Engine 5, a Epic faz propaganda de suas ferramentas a desenvolvedores e ao público. Além disso, o fato de um novo filme da série Matrix estar próximo acaba contribuindo para o projeto, emprestando um nome de peso, capaz de atrair muita gente.

O que você pode fazer em Matrix Awakens?

Demonstração começa com uma perseguição em alta velocidade — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 3 de 12 Demonstração começa com uma perseguição em alta velocidade — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Demonstração começa com uma perseguição em alta velocidade — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A demonstração consiste em dois modos, e o jogador pode acessar sempre que desejar. O primeiro deles será reproduzido na primeira execução do “jogo”: ele começa com cenas que misturam vídeos e simulações via Unreal Engine de tal forma que é difícil dizer quanto do material é real ou não. Essa dualidade – também encontrada na trilogia Matrix – serve de fio condutor nessa introdução.

Em pouco tempo, o jogador é levado a uma perseguição em alta velocidade pelas ruas de uma cidade, e precisa dar conta de eliminar agentes. Os comandos são simples e tudo parece uma sequência comum de aventura em jogos como Uncharted. O que é mostrado na tela é reproduzido em tempo real, no mesmo mapa que o jogador pode explorar mais tarde, inclusive com simulação física sofisticada que garante explosões únicas na tela.

Cidade fica livre para exploração depois de completar a perseguição pela primeira vez — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 4 de 12 Cidade fica livre para exploração depois de completar a perseguição pela primeira vez — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Cidade fica livre para exploração depois de completar a perseguição pela primeira vez — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Após curtir a breve introdução e ver o desfecho da perseguição, o jogador tem acesso ao modo de exploração, onde a enorme cidade fica aberta para a curiosidade do usuário. É possível caminhar pelas ruas e voar com uma câmera livre similar a um drone. Além disso, o jogo permite dirigir qualquer veículo estacionado (não tem como roubar carros em tráfego, mas opções não vão faltar em meio aos 38.146 veículos dirigíveis disponíveis na cidade). Por fim, existe a opção de brincar com modos fotográficos e filtros que mostram a diferença dos gráficos da demonstração com ou sem as tecnologias do Unreal ligadas.

Por que só para PS5 e Xbox Series S/X?

A demonstração da Epic visa mostrar o que é possível oferecer com o hardware dos consoles de nova geração, o que explica o porquê de não haver versão disponível para PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. Um aspecto que fica aparente durante toda a experiência é que Matrix Awakens não precisa de paradas para carregar nenhum dos pedaços da cidade ou nas sequências de ação, sinalizando a importância dos SSDs encontrados nos novos consoles.

Sistemas de iluminação e de virtualização de geometria são exigentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 5 de 12 Sistemas de iluminação e de virtualização de geometria são exigentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Sistemas de iluminação e de virtualização de geometria são exigentes — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A alta velocidade de leitura dos SSDs nos consoles atuais permite que toda a cidade seja carregada sem transições. Não há interrupções para apresentar a cidade (uma área total de 15,7 km²) e mesmo objetos e edifícios à distância são colocados instantaneamente, sem o problema do pop-in.

Vale lembrar que o pop-in é um problema muito comum em jogos instalados em HDs e consiste em ver objetos sendo carregados muito rapidamente perto do personagem.

Além disso, o sistema que cria a técnica de iluminação de todo o mapa funciona usando o hardware dedicado dos novos consoles para Ray Tracing, tecnologia inexistente na geração passada. A ferramenta permite exibir efeitos de luz de sol, sombras e reflexos de forma bem mais realista, tecnologia inexistente na geração passada.

Tecnologias do Unreal, como nanite, garantem nível de detalhes surpreendentes mesmo nos itens mais simples do cenário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 6 de 12 Tecnologias do Unreal, como nanite, garantem nível de detalhes surpreendentes mesmo nos itens mais simples do cenário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Tecnologias do Unreal, como nanite, garantem nível de detalhes surpreendentes mesmo nos itens mais simples do cenário — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Outro aspecto relevante é a Inteligência Artificial na demo: o comportamento de motoristas e pedestres no mapa é simples, ainda que pareça bem natural. No entanto, talvez mais do que a complexidade em si, o que mais impressiona é a densidade. Segundo a Epic, são 35 mil pedestres simulados dinamicamente, algo que não seria viável em processadores de 2013, perfil tecnológico que correspondem às CPUs de PS4 e Xbox One.

Como funciona e o que é Unreal Engine 5?

Dada a relevância dos gráficos, a indústria se acostumou a se referir a tecnologias como o Unreal Engine como “motor gráfico”. No entanto, hoje a ferramenta conta com recursos mais completos do que isso e vai além do que um simples intermediador para gerar imagens na tela pode oferecer.

Demonstração serve para mostrar as capacidades do motor gráfico da Epic — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 7 de 12 Demonstração serve para mostrar as capacidades do motor gráfico da Epic — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Demonstração serve para mostrar as capacidades do motor gráfico da Epic — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Motores como o Unreal ou o Unity são ferramentas que prometem facilitar o desenvolvimento de um jogo. Se você conhecer programação ou tiver alguma boa ideia de modelagem 3D, pode criar seu próprio game realizando todo o processo do zero. Mas, em produções de grande orçamento e nível de complexidade, essa abordagem não é viável, já que encarece (e dificulta) a produção como um todo. A solução, portanto, é procurar estruturas e ferramentas já prontas que deem acesso ao básico e se encarreguem de processos mais de fundo e complexos.

Ao invés de precisar criar todo um conjunto complexo de software para renderizar imagens em 3D e, quem sabe, aplicar um sofisticado e caprichado sistema de iluminação de cena, o desenvolvedor pode usar a estrutura já pronta da Epic – ou de qualquer outro motor. Com isso, a equipe de desenvolvimento fica liberada para se dedicar à criação de traços específicos de cada game, como IA, mecânicas, modos de jogo, entre outros.

Pontos no mapa trazem curiosidades acerca da cidade e da produção da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 8 de 12 Pontos no mapa trazem curiosidades acerca da cidade e da produção da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Pontos no mapa trazem curiosidades acerca da cidade e da produção da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Tecnologias em uso

A demonstração da Epic exibe o funcionamento de uma série de tecnologias disponíveis a desenvolvedores no Unreal Engine 5. Entre elas, duas são mais impactantes: Nanite e Lumen. A primeira é um sistema que virtualiza a geometria dos objetos em cena, permitindo que eles tenham uma escala de detalhe aparentemente infinita. Isso significa que, não importa o quanto você aproxime a câmera de um objeto, ele sempre irá resolver mais detalhes.

Em Matrix Awakens, por exemplo, fotografar perto do asfalto revela as pequenas pedrinhas que formam o pavimento, assim como tirar foto de um detalhe arquitetônico mostra os detalhes da superfície do concreto e uma lixeira exibe marcas, ferrugem, arranhões e desnível entre camadas.

Opções permitem filtrar recursos do Unreal para ter uma ideia de como eles funcionam — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 9 de 12 Opções permitem filtrar recursos do Unreal para ter uma ideia de como eles funcionam — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Opções permitem filtrar recursos do Unreal para ter uma ideia de como eles funcionam — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Na imagem anterior, você pode ver como o motor gráfico fraciona os elementos na tela em triângulos cada vez menores. Conforme você se aproxima ou movimenta a câmera, esses cálculos são feitos em tempo real, mudando o aspecto de cada item e garantindo a impressão de que o nível de detalhes de cada objeto é "infinito".

Lumen é o sistema responsável pela simulação do comportamento de luz em cenas. O recurso, padrão do Unreal 5, tem relação com a iluminação global na cena ou o comportamento da luz emitida pelo sol, como é o caso de Matrix. No entanto, também realiza simulações que consideram o efeito da luz conforme incide em superfícies, gerando iluminação indireta, sombras precisas e também reflexos.

Combinação entre Lumen e Nanite correspondem aos gráficos impressionantes da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 10 de 12 Combinação entre Lumen e Nanite correspondem aos gráficos impressionantes da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Combinação entre Lumen e Nanite correspondem aos gráficos impressionantes da demonstração — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O sistema Lumen pode funcionar com aceleração por hardware, como é o caso da implementação em Matrix Awakens, ou também exibir resultados de boa qualidade usando apenas software para dispositivos que não possuem a capacidade física, como núcleos dedicados a Ray Tracing.

Outros sistemas em evidência na demonstração são o Chaos, um motor de simulação física que aparece nas colisões de veículos e na sequência de ação no início da demonstração. O sistema é tão sofisticado que, se você jogar a perseguição em alta velocidade mais de uma vez, as explosões e capotagens dos veículos na sequência nunca serão as mesmas.

Cidade tem mais de 7 mil edifícios e quilômetros de ruas e avenidas — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 11 de 12 Cidade tem mais de 7 mil edifícios e quilômetros de ruas e avenidas — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Cidade tem mais de 7 mil edifícios e quilômetros de ruas e avenidas — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Já a simulação que mostra Keanu Reaves e outros personagens com alto nível de detalhe é realizada por meio do Metahuman, mecanismo que permite a geração de personagens realistas sendo usada em cada um dos 35 mil pedestres que fazem parte da simulação. Outra ferramenta é o Mass AI, que permite o trânsito de alta densidade, com centenas de veículos e pessoas visíveis em tela.

Temporal Super Resolution (TSR) é mais uma técnica presente e bastante relevante: o mecanismo permite que o cenário seja reproduzido na sua tela em 4K a partir de uma resolução nativa bem inferior, tudo sem perda de qualidade.

Jogador tem acesso a modo fotográfico e pode até brincar com a posição do sol — Foto: Reprodução/Filipe Garrett 12 de 12 Jogador tem acesso a modo fotográfico e pode até brincar com a posição do sol — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Jogador tem acesso a modo fotográfico e pode até brincar com a posição do sol — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A solução não chega a ser tão avançada quanto o DLSS exclusivo da Nvidia, mas gera resultados surpreendentes se considerar que tanto Xbox como PS5 podem ir abaixo de 1080p nativos na hora de reproduzir os cenários de Matrix Awakens sem deixar as quedas aparentes.

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