Instagram em 2023: relembre 10 mudanças e novidades do app
O Instagram passou por uma série de mudanças em 2023, com o objetivo de tornar a rede social mais interativa aos usuários do app, disponível em celulares Android e iPhone (iOS). Muitos recursos foram implementados após o chefe da rede social, Adam Mosseri, afirmar que esta não é mais um app de fotos. Ferramentas como posts colaborativos, agendamento de lives e músicas em publicações do feed estão entre as novidades implementadas pela empresa.
1 de 9 Lista apresenta principais mudanças do Instagram em 2023; confira — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Lista apresenta principais mudanças do Instagram em 2023; confira — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Instagram me bloqueou, não consigo curtir nenhuma foto: o que pode ser? Participe no Fórum do TechTudo
1. Pessoas Selecionadas (antigo "Melhores Amigos")
Lançada em 2018, a função "Melhores Amigos" do Instagram foi reestruturada no mês de outubro deste ano e passou a se chamar “Pessoas Selecionadas”. A essência do recurso permanece a mesma: publicar Stories particulares para pessoas específicas, sem que o conteúdo possa ser visto por todos os seguidores. No entanto, a grande mudança está na forma de definir quem estará nessa lista exclusiva.
2 de 9 Pessoas Selecionadas: Instagram muda recurso "Melhores Amigos" no Stories — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoPessoas Selecionadas: Instagram muda recurso "Melhores Amigos" no Stories — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Anteriormente, o usuário tinha que acessar seu perfil para editar a lista. Após a mudança, a configuração dos contatos pode ser feita também no momento da publicação, o que permite ao indivíduo adicionar, manter ou remover pessoas facilmente, de acordo com o conteúdo que será postado. É possível incluir ou retirar pessoas da lista quantas vezes quiser, e as alterações são mantidas nas próximas postagens, até que haja uma nova mudança.
2. Figurinha 'Use a sua'
A figurinha “Use a sua” surgiu no Instagram em outubro com a finalidade de criar correntes e publicações coletivas na rede social. Os usuários podem publicar conteúdos com uma sugestão anotada no adesivo, para que os seguidores publiquem suas próprias imagens e deem continuidade à brincadeira. O sticker ficou famoso por conta do desafio “Poste sua foto favorita”, que bombou no Brasil.
3 de 9 Adesivo 'Use a Sua' é usado para criar correntes como 'Poste sua foto favorita' nos Stories do Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoAdesivo 'Use a Sua' é usado para criar correntes como 'Poste sua foto favorita' nos Stories do Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Na época, a figurinha só estava disponível em outros países, e os usuários brasileiros só podiam responder à corrente, não havendo a possibilidade de criar os próprios desafios. Somente no mês de novembro o sticker chegou de forma definitiva ao país. Depois do lançamento oficial, outras correntes se tornaram famosas na rede social com o uso do sticker, como “poste uma foto com quem você ama”, “poste uma foto de um homem de sorte” e “poste uma foto com seu pet”.
3. Figurinha de link e extinção do 'Arrasta pra cima'
A tradicional expressão “Arrasta pra cima” foi extinta do Instagram no mês de outubro, após o lançamento da figurinha de link. No antigo modelo, somente usuários com mais de 10 mil seguidores podiam inserir links externos nos Stories, o que dava a esses perfis certa exclusividade. Com o novo sticker, que segue em vigor, qualquer usuário pode adicionar links para sites e páginas externas nos Stories, independente da quantidade de seguidores que possui.
4 de 9 Instagram liberou adesivo de link no Stories para todos em outubro de 2023 — Foto: Reprodução/The VergeInstagram liberou adesivo de link no Stories para todos em outubro de 2023 — Foto: Reprodução/The Verge
4. Posts colaborativos
Também no mês de outubro, o Instagram lançou os posts colaborativos, recurso que permite publicar uma mesma imagem em duas contas diferentes simultaneamente. Na modalidade, a publicação é exibida nos feeds dos dois perfis, e os proprietários da foto compartilham o número de curtidas, visualizações e comentários. Para criar um post colaborativo, é necessário enviar um convite para que a outra pessoa aceite ou recuse a coparticipação.
5 de 9 Função 'Collabs' permite cocriação de posts no Instagram — Foto: Divulgação/InstagramFunção 'Collabs' permite cocriação de posts no Instagram — Foto: Divulgação/Instagram
5. Publicação pelo computador
Recurso muito aguardado pelos usuários, a possibilidade de publicar fotos e vídeos na rede social pelo PC chegou ao Instagram em junho. A novidade, que estava em testes desde maio, foi implantada de forma nativa na plataforma, eliminando a necessidade de recorrer a programas externos ou truques no navegador.
6 de 9 Instagram Web permite publicar foto pelo PC — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudoInstagram Web permite publicar foto pelo PC — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
O recurso libera basicamente as mesmas funções existentes no aplicativo para celular, permitindo que o usuário edite as imagens antes de publicar, crie posts em formato carrossel, adicione legendas, localização, use filtros e marque pessoas. Até o momento, é possível postar fotos e vídeos no feed, mas ainda não há a possibilidade de criar Stories pelo PC.
6. O retorno das curtidas
Ainda em janeiro, o Instagram começou a testar o retorno da exibição das curtidas dentro da rede social. Os números passaram a ser ocultados em 2023 para diminuir o clima de competição por likes existente no app. Em maio deste ano, a plataforma decidiu voltar a mostrar as curtidas recebidas nas publicações aos usuários, oferecendo também a opção de ocultá-las. Vale lembrar que, ao optar por não mostrar seus likes, o indivíduo também não conseguirá ver curtidas nos perfis de outras pessoas.
7. Novidades nos posts do feed
As fotos e vídeos do feed ganharam novidades no mês de novembro. Desde então, o Instagram permite colocar música nas publicações. O recurso está sendo testado no Brasil, possibilitando adicionar até 90 segundos em uma imagem. O usuário utiliza uma biblioteca musical à disposição do Instagram, com sucessos nacionais e internacionais, ao mesmo estilo do sticker de música dos Stories e do Reels. Outra novidade é a possibilidade de apagar uma foto específica de um carrossel, sem a necessidade de deletar todo o post por completo e criar um novo.
7 de 9 Instagram permite colocar música em posts do feed — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudoInstagram permite colocar música em posts do feed — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
8. Novidades nas lives
No mês de março, o Instagram aumentou a quantidade de participantes das lives para até quatro usuários. Antes disso, as transmissões ao vivo suportavam duas pessoas ao mesmo tempo. A nova ferramenta, intitulada “Salas Ao Vivo”, possibilita novas dinâmicas para as lives, como talk shows, rodas de conversa e maiores interações entre artistas e seguidores.
8 de 9 Salas Ao Vivo: Instagram permite lives com até quatro pessoas em nova atualização — Foto: Divulgação/InstagramSalas Ao Vivo: Instagram permite lives com até quatro pessoas em nova atualização — Foto: Divulgação/Instagram
Já em outubro, tornou-se possível agendar lives no Instagram. O recurso permite que produtores de conteúdo criem um calendário de transmissões ao vivo, facilitando a divulgação para os seguidores. É possível agendar as lives com até 90 dias de antecedência. Na mesma época, o Instagram também liberou o “Modo Prática”, que permite simular uma transmissão e ajustar elementos técnicos, como luz e som, sem a presença do público.
9. Novidades no Reels
Em abril deste ano, o Instagram liberou o “Remix” no Reels, recurso semelhante ao “Dueto” do rival TikTok, que permite regravar a publicação de outro usuário e criar sua própria versão para uma música ou coreografia. Da mesma forma que no app concorrente, o vídeo é exibido lado a lado com o original, para que os seguidores possam comparar as versões.
9 de 9 Modo Remix do Reels permite que usuários criem duetos com outras pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudoModo Remix do Reels permite que usuários criem duetos com outras pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Pouco tempo depois, os criadores ganharam mais tempo de produção para os Reels. Lançados originalmente com 15 segundos de duração, os vídeos agora podem ter até 60 segundos, dando mais possibilidades de criação para os usuários. Outra mudança na plataforma foi o início da exibição de anúncios nos Reels, com propagandas em tela cheia de até trinta segundos entre os vídeos.
10. Stories de até 60 segundos
No mês de novembro, o Instagram passou a permitir gravar Stories contínuos de até 60 segundos. O experimento muda a política que existia desde o lançamento do recurso na rede social, que permitia a publicação de vídeos de até 15 segundos e cortava as mídias automaticamente. Até o momento, a novidade está sendo testada em algumas contas, e ainda não foi liberada de forma geral para toda a comunidade.
Como usar hashtag no instagram? 3 dicas para aproveitar o recurso
O que você está lendo é [Instagram em 2023: relembre 10 mudanças e novidades do app].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments